Rock e cinema no Brasil dos anos 80

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vellutini, Daniel Braga
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5570
Resumo: Este trabalho tem como objetivo entender as relações entre as indústrias cinematográfica e fonográfica brasileiras no contexto dos anos 80. Estes dois mercados se encontram principalmente através da produção voltada para o público juvenil e dos grupos do chamado BRock. Neste sentido, buscou-se fazer um traçado da consolidação do mercado do disco no Brasil, tendo em vista o papel da televisão e do rádio; da trajetória da canção popular no cinema brasileiro; a formação da juventude enquanto mercado consumidor e sua representação no cinema. Com isso pôde-se perceber que rádio, cinema e televisão tiveram desde o início de suas atividades a presença marcante da música como meio de integração e que nos anos 80, com maior estruturação dos mercados culturais, essas relações se fortalecem gerando estratégias integradas de divulgação das produções, calcadas no BRock e na juventude. Tal integração se demonstra, apesar de intensa e lucrativa, ter curta duração - o que não a impediu de deixar uma forte marca na cultura de massa do Brasil
id UFF-2_f02090a4bba2bfe1be6faf46db519007
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5570
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Rock e cinema no Brasil dos anos 80RockCinema brasileiroJuventudeIndústria culturalCinema brasileiroRockJuventudeIndústria culturalBrazilian cinemaRock’n’rollTeenpicturesEste trabalho tem como objetivo entender as relações entre as indústrias cinematográfica e fonográfica brasileiras no contexto dos anos 80. Estes dois mercados se encontram principalmente através da produção voltada para o público juvenil e dos grupos do chamado BRock. Neste sentido, buscou-se fazer um traçado da consolidação do mercado do disco no Brasil, tendo em vista o papel da televisão e do rádio; da trajetória da canção popular no cinema brasileiro; a formação da juventude enquanto mercado consumidor e sua representação no cinema. Com isso pôde-se perceber que rádio, cinema e televisão tiveram desde o início de suas atividades a presença marcante da música como meio de integração e que nos anos 80, com maior estruturação dos mercados culturais, essas relações se fortalecem gerando estratégias integradas de divulgação das produções, calcadas no BRock e na juventude. Tal integração se demonstra, apesar de intensa e lucrativa, ter curta duração - o que não a impediu de deixar uma forte marca na cultura de massa do BrasilThe present study aims to understand the exchanges between film and music industries in the Brazilian context of the ‘80s. These two markets interact mainly through their production for a young audience and the so-called BRock groups. Therefore, it is discussed the consolidation of the music industry in Brazil, given the role of television and radio; the path of popular music in Brazilian cinema; the development of the youth as a consumer market and its representation in cinema. Thus it could be stated that radio, cinema and television have had, since the very beginning of their histories, the strong presence of music as a means of integration, and in the 80s, with greater structuring of cultural markets, these relationships are strengthened ocasioning on integrated strategies for the promotion of their productions, based on BRock and the young people. This integration demonstrates, despite being intense and profitable, to have a short life - which did not stop it from leaving a strong imprint on mass culture in BrazilUniversidade Federal FluminenseNiteróiCosta, Fernando Morais daVellutini, Daniel Braga2018-01-22T16:36:04Z2018-01-22T16:36:04Z2018-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5570Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:31:28Zoai:app.uff.br:1/5570Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-24T20:31:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Rock e cinema no Brasil dos anos 80
title Rock e cinema no Brasil dos anos 80
spellingShingle Rock e cinema no Brasil dos anos 80
Vellutini, Daniel Braga
Rock
Cinema brasileiro
Juventude
Indústria cultural
Cinema brasileiro
Rock
Juventude
Indústria cultural
Brazilian cinema
Rock’n’roll
Teenpictures
title_short Rock e cinema no Brasil dos anos 80
title_full Rock e cinema no Brasil dos anos 80
title_fullStr Rock e cinema no Brasil dos anos 80
title_full_unstemmed Rock e cinema no Brasil dos anos 80
title_sort Rock e cinema no Brasil dos anos 80
author Vellutini, Daniel Braga
author_facet Vellutini, Daniel Braga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando Morais da
dc.contributor.author.fl_str_mv Vellutini, Daniel Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Rock
Cinema brasileiro
Juventude
Indústria cultural
Cinema brasileiro
Rock
Juventude
Indústria cultural
Brazilian cinema
Rock’n’roll
Teenpictures
topic Rock
Cinema brasileiro
Juventude
Indústria cultural
Cinema brasileiro
Rock
Juventude
Indústria cultural
Brazilian cinema
Rock’n’roll
Teenpictures
description Este trabalho tem como objetivo entender as relações entre as indústrias cinematográfica e fonográfica brasileiras no contexto dos anos 80. Estes dois mercados se encontram principalmente através da produção voltada para o público juvenil e dos grupos do chamado BRock. Neste sentido, buscou-se fazer um traçado da consolidação do mercado do disco no Brasil, tendo em vista o papel da televisão e do rádio; da trajetória da canção popular no cinema brasileiro; a formação da juventude enquanto mercado consumidor e sua representação no cinema. Com isso pôde-se perceber que rádio, cinema e televisão tiveram desde o início de suas atividades a presença marcante da música como meio de integração e que nos anos 80, com maior estruturação dos mercados culturais, essas relações se fortalecem gerando estratégias integradas de divulgação das produções, calcadas no BRock e na juventude. Tal integração se demonstra, apesar de intensa e lucrativa, ter curta duração - o que não a impediu de deixar uma forte marca na cultura de massa do Brasil
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-22T16:36:04Z
2018-01-22T16:36:04Z
2018-01-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5570
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5570
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838829278658560