Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13417 |
Resumo: | Vivenciamos na história do tempo presente um intenso debate público em torno das condições da profissão docente, do papel do professor em sala de aula e da função da escola na construção da educação de uma sociedade. Esta pesquisa assume os desafios da investigação dos “sujeitos coletivos” envolvidos nos debates públicos em torno dessas questões. Temos como objetivo analisar as narrativas públicas, os valores e as ações dos sujeitos mobilizados na construção e consolidação do que entendemos por antimovimento social “Escola Sem Partido” (ESP) e por movimento social “Professores Contra o Escola Sem Partido” (PCESP): grupos que possuem diferentes orientações valorativas e distintos repertórios de ação coletiva nos espaços públicos e que colocam em jogo divergentes projetos de escola, de educação, de docência e de sociedade. Em meio a essas “narrativas em movimento” estão as narrativas dos professores de História do ensino básico sobre suas próprias experiências, trajetórias e práticas docentes, e que também se posicionam nesses debates públicos sobre “Escola sem Partido”, tendo em vista que são questões que lhes afetam diretamente. Desse modo, também realizamos um trabalho de história oral com esses professores. Nosso objetivo foi observar como suas histórias de vida, memórias pessoais e coletivas, bem como os valores incorporados em suas formações familiares, escolares, políticas, intelectuais e profissionais fazem parte da sua maneira de ser professor em sala de aula. |
id |
UFF-2_f07e69b088053825a9b032af0f6f129d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/13417 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentesEducaçãoMovimento socialHistória contemporâneaHistória oralVivenciamos na história do tempo presente um intenso debate público em torno das condições da profissão docente, do papel do professor em sala de aula e da função da escola na construção da educação de uma sociedade. Esta pesquisa assume os desafios da investigação dos “sujeitos coletivos” envolvidos nos debates públicos em torno dessas questões. Temos como objetivo analisar as narrativas públicas, os valores e as ações dos sujeitos mobilizados na construção e consolidação do que entendemos por antimovimento social “Escola Sem Partido” (ESP) e por movimento social “Professores Contra o Escola Sem Partido” (PCESP): grupos que possuem diferentes orientações valorativas e distintos repertórios de ação coletiva nos espaços públicos e que colocam em jogo divergentes projetos de escola, de educação, de docência e de sociedade. Em meio a essas “narrativas em movimento” estão as narrativas dos professores de História do ensino básico sobre suas próprias experiências, trajetórias e práticas docentes, e que também se posicionam nesses debates públicos sobre “Escola sem Partido”, tendo em vista que são questões que lhes afetam diretamente. Desse modo, também realizamos um trabalho de história oral com esses professores. Nosso objetivo foi observar como suas histórias de vida, memórias pessoais e coletivas, bem como os valores incorporados em suas formações familiares, escolares, políticas, intelectuais e profissionais fazem parte da sua maneira de ser professor em sala de aula.339 p.NiteróiAlmeida, Juniele Rabêlo dePenna, Fernando de AraujoFerreira, Marieta de MoraesCaldas, Renan Rubim2020-04-30T13:11:39Z2020-04-30T13:11:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13417Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-11T14:30:43Zoai:app.uff.br:1/13417Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-11T14:30:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes |
title |
Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes |
spellingShingle |
Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes Caldas, Renan Rubim Educação Movimento social História contemporânea História oral |
title_short |
Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes |
title_full |
Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes |
title_fullStr |
Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes |
title_full_unstemmed |
Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes |
title_sort |
Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes |
author |
Caldas, Renan Rubim |
author_facet |
Caldas, Renan Rubim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Juniele Rabêlo de Penna, Fernando de Araujo Ferreira, Marieta de Moraes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldas, Renan Rubim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Movimento social História contemporânea História oral |
topic |
Educação Movimento social História contemporânea História oral |
description |
Vivenciamos na história do tempo presente um intenso debate público em torno das condições da profissão docente, do papel do professor em sala de aula e da função da escola na construção da educação de uma sociedade. Esta pesquisa assume os desafios da investigação dos “sujeitos coletivos” envolvidos nos debates públicos em torno dessas questões. Temos como objetivo analisar as narrativas públicas, os valores e as ações dos sujeitos mobilizados na construção e consolidação do que entendemos por antimovimento social “Escola Sem Partido” (ESP) e por movimento social “Professores Contra o Escola Sem Partido” (PCESP): grupos que possuem diferentes orientações valorativas e distintos repertórios de ação coletiva nos espaços públicos e que colocam em jogo divergentes projetos de escola, de educação, de docência e de sociedade. Em meio a essas “narrativas em movimento” estão as narrativas dos professores de História do ensino básico sobre suas próprias experiências, trajetórias e práticas docentes, e que também se posicionam nesses debates públicos sobre “Escola sem Partido”, tendo em vista que são questões que lhes afetam diretamente. Desse modo, também realizamos um trabalho de história oral com esses professores. Nosso objetivo foi observar como suas histórias de vida, memórias pessoais e coletivas, bem como os valores incorporados em suas formações familiares, escolares, políticas, intelectuais e profissionais fazem parte da sua maneira de ser professor em sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-04-30T13:11:39Z 2020-04-30T13:11:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13417 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13417 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053743314829312 |