Arte, antropoceno e educação ambiental: algumas possibilidades de entrelaçamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Daniella Alves de Melo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31857
Resumo: Nessa pesquisa, busquei estabelecer algumas relações possíveis que podem ocorrer entre arte, Antropoceno e educação ambiental. Inicialmente trazendo um panorama geral sobre a situação de colapso ambiental em que estamos inseridos, que marcam fortemente a atual época geológica do Antropoceno. Em seguida mostrando um pouco do papel que a educação ambiental pode ter frente às mutações ecológicas que estão ocorrendo, priorizando práticas educacionais que fujam de discursos tradicionais marcados por certezas e verdades absolutas. Trago ainda atravessamentos interessantes entre arte e docência, mostrando a importância de se trabalhar práticas artísticas com os alunos a fim de estimular a reflexão e a crítica da nossa realidade. A partir disso, trabalhei na tentativa de evidenciar, trazer para a superfície algumas das possibilidades de atravessamentos arte, Antropoceno e educação ambiental, de maneira a expor o que tem sido trabalhado sobre as relações entre esses temas, evidenciando como obras de arte contemporâneas podem trazer questões importantes sobre o colapso ecológico e outras maneiras de ver e se pensar nossas relações com a natureza no Antropoceno. Para isso, trouxe duas obras de arte contemporâneas que retratam temáticas conectadas ao tema da pesquisa junto com reflexões sobre as mesmas, além de uma breve discussão com autores sobre aspectos que considerei pertinentes. A primeira obra que escolhi é intitulada “Coexistir”, da artista visual Maíra Velho, em que trago alguns pensamentos e relações, principalmente, com o texto "Margens Indomáveis: cogumelos como espécies companheiras" de Anna Tsing. E a segunda. intitulada “Lenço para o Apocalipse” de Maggie Puckett, levou-me a tecer relações com a capacidade que a arte tem de dramatizar e desdramatizar as problemáticas que nos cercam, chamando a atenção do público para o colapso ambiental através da sensibilização e do exagero, mas também nos mostrando a realidade através de dados e pesquisas. Assim, penso que obras como essas, que se relacionam com questões do Antropoceno, podem tocar significativamente na vida das pessoas, tanto em ambientes comuns, quanto no ambiente escolar e, por isso, podem compor com a educação ambiental.
id UFF-2_f1a3f4d22459feaefda9d02dd6ce45b6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31857
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Arte, antropoceno e educação ambiental: algumas possibilidades de entrelaçamentosArteAntropocenoDocênciaEducação ambientalMeio ambiente (Arte)Prática de ensinoAmbiente escolarCotidianoTerra (Planeta)História contemporâneaMudança globalArtAnthropoceneTeachingEnvironmental educationNessa pesquisa, busquei estabelecer algumas relações possíveis que podem ocorrer entre arte, Antropoceno e educação ambiental. Inicialmente trazendo um panorama geral sobre a situação de colapso ambiental em que estamos inseridos, que marcam fortemente a atual época geológica do Antropoceno. Em seguida mostrando um pouco do papel que a educação ambiental pode ter frente às mutações ecológicas que estão ocorrendo, priorizando práticas educacionais que fujam de discursos tradicionais marcados por certezas e verdades absolutas. Trago ainda atravessamentos interessantes entre arte e docência, mostrando a importância de se trabalhar práticas artísticas com os alunos a fim de estimular a reflexão e a crítica da nossa realidade. A partir disso, trabalhei na tentativa de evidenciar, trazer para a superfície algumas das possibilidades de atravessamentos arte, Antropoceno e educação ambiental, de maneira a expor o que tem sido trabalhado sobre as relações entre esses temas, evidenciando como obras de arte contemporâneas podem trazer questões importantes sobre o colapso ecológico e outras maneiras de ver e se pensar nossas relações com a natureza no Antropoceno. Para isso, trouxe duas obras de arte contemporâneas que retratam temáticas conectadas ao tema da pesquisa junto com reflexões sobre as mesmas, além de uma breve discussão com autores sobre aspectos que considerei pertinentes. A primeira obra que escolhi é intitulada “Coexistir”, da artista visual Maíra Velho, em que trago alguns pensamentos e relações, principalmente, com o texto "Margens Indomáveis: cogumelos como espécies companheiras" de Anna Tsing. E a segunda. intitulada “Lenço para o Apocalipse” de Maggie Puckett, levou-me a tecer relações com a capacidade que a arte tem de dramatizar e desdramatizar as problemáticas que nos cercam, chamando a atenção do público para o colapso ambiental através da sensibilização e do exagero, mas também nos mostrando a realidade através de dados e pesquisas. Assim, penso que obras como essas, que se relacionam com questões do Antropoceno, podem tocar significativamente na vida das pessoas, tanto em ambientes comuns, quanto no ambiente escolar e, por isso, podem compor com a educação ambiental.In this research, I tried to establish some possible relationships that can occur between art, Anthropocene and environmental education. Initially bringing an overview of the situation of environmental collapse in which we are inserted, which strongly mark the current geological epoch of the Anthropocene. Then showing a little of the role that environmental education can play in the face of ecological changes that are taking place, prioritizing educational practices that escape traditional discourses marked by certainties and absolute truths. I also bring interesting crossings between art and teaching, showing the importance of working artistic practices with students in order to stimulate reflection and criticism of our reality. From this, I worked in an attempt to highlight, bring to the surface some of the possibilities of crossing art, Anthropocene and environmental education, in order to expose what has been worked on the relationships between these themes, showing how contemporary works of art can bring important questions about ecological collapse and other ways of seeing and thinking about our relationships with nature in the Anthropocene. For this, I brought two contemporary works of art that portray themes connected to the research theme along with reflections on them, in addition to a brief discussion with authors about aspects that I considered relevant. The first work I chose is entitled “Coexistir”, by visual artist Maíra Velho, in which I bring some thoughts and relationships, mainly with the text "Indomitable Margins: mushrooms as companion species" by Anna Tsing. And the second, entitled “Handkerchief for the Apocalypse” by Maggie Puckett, led me to weave relationships with the ability of art to dramatize and de-dramatize the problems that surround us, drawing public attention to the environmental collapse through awareness and exaggeration, but also showing us the reality through data and research. Thus, I think that works like these, which relate to Anthropocene issues, can significantly affect people's lives, both in common environments and in the school environment and, therefore, can compose with environmental education.39 f.Sampaio, Shaula Maíra Vicentini deAmaral, Marise BassoBorja, Beatriz FrançaSalomão, Simone RochaNunes, Daniella Alves de Melo2024-01-09T15:14:09Z2024-01-09T15:14:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNUNES, Daniella Alves de Melo. Arte, antropoceno e educação ambiental: algumas possibilidades de entrelaçamentos. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31857CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-09T15:14:12Zoai:app.uff.br:1/31857Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:41.884886Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte, antropoceno e educação ambiental: algumas possibilidades de entrelaçamentos
title Arte, antropoceno e educação ambiental: algumas possibilidades de entrelaçamentos
spellingShingle Arte, antropoceno e educação ambiental: algumas possibilidades de entrelaçamentos
Nunes, Daniella Alves de Melo
Arte
Antropoceno
Docência
Educação ambiental
Meio ambiente (Arte)
Prática de ensino
Ambiente escolar
Cotidiano
Terra (Planeta)
História contemporânea
Mudança global
Art
Anthropocene
Teaching
Environmental education
title_short Arte, antropoceno e educação ambiental: algumas possibilidades de entrelaçamentos
title_full Arte, antropoceno e educação ambiental: algumas possibilidades de entrelaçamentos
title_fullStr Arte, antropoceno e educação ambiental: algumas possibilidades de entrelaçamentos
title_full_unstemmed Arte, antropoceno e educação ambiental: algumas possibilidades de entrelaçamentos
title_sort Arte, antropoceno e educação ambiental: algumas possibilidades de entrelaçamentos
author Nunes, Daniella Alves de Melo
author_facet Nunes, Daniella Alves de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de
Amaral, Marise Basso
Borja, Beatriz França
Salomão, Simone Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Daniella Alves de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Antropoceno
Docência
Educação ambiental
Meio ambiente (Arte)
Prática de ensino
Ambiente escolar
Cotidiano
Terra (Planeta)
História contemporânea
Mudança global
Art
Anthropocene
Teaching
Environmental education
topic Arte
Antropoceno
Docência
Educação ambiental
Meio ambiente (Arte)
Prática de ensino
Ambiente escolar
Cotidiano
Terra (Planeta)
História contemporânea
Mudança global
Art
Anthropocene
Teaching
Environmental education
description Nessa pesquisa, busquei estabelecer algumas relações possíveis que podem ocorrer entre arte, Antropoceno e educação ambiental. Inicialmente trazendo um panorama geral sobre a situação de colapso ambiental em que estamos inseridos, que marcam fortemente a atual época geológica do Antropoceno. Em seguida mostrando um pouco do papel que a educação ambiental pode ter frente às mutações ecológicas que estão ocorrendo, priorizando práticas educacionais que fujam de discursos tradicionais marcados por certezas e verdades absolutas. Trago ainda atravessamentos interessantes entre arte e docência, mostrando a importância de se trabalhar práticas artísticas com os alunos a fim de estimular a reflexão e a crítica da nossa realidade. A partir disso, trabalhei na tentativa de evidenciar, trazer para a superfície algumas das possibilidades de atravessamentos arte, Antropoceno e educação ambiental, de maneira a expor o que tem sido trabalhado sobre as relações entre esses temas, evidenciando como obras de arte contemporâneas podem trazer questões importantes sobre o colapso ecológico e outras maneiras de ver e se pensar nossas relações com a natureza no Antropoceno. Para isso, trouxe duas obras de arte contemporâneas que retratam temáticas conectadas ao tema da pesquisa junto com reflexões sobre as mesmas, além de uma breve discussão com autores sobre aspectos que considerei pertinentes. A primeira obra que escolhi é intitulada “Coexistir”, da artista visual Maíra Velho, em que trago alguns pensamentos e relações, principalmente, com o texto "Margens Indomáveis: cogumelos como espécies companheiras" de Anna Tsing. E a segunda. intitulada “Lenço para o Apocalipse” de Maggie Puckett, levou-me a tecer relações com a capacidade que a arte tem de dramatizar e desdramatizar as problemáticas que nos cercam, chamando a atenção do público para o colapso ambiental através da sensibilização e do exagero, mas também nos mostrando a realidade através de dados e pesquisas. Assim, penso que obras como essas, que se relacionam com questões do Antropoceno, podem tocar significativamente na vida das pessoas, tanto em ambientes comuns, quanto no ambiente escolar e, por isso, podem compor com a educação ambiental.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-09T15:14:09Z
2024-01-09T15:14:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Daniella Alves de Melo. Arte, antropoceno e educação ambiental: algumas possibilidades de entrelaçamentos. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31857
identifier_str_mv NUNES, Daniella Alves de Melo. Arte, antropoceno e educação ambiental: algumas possibilidades de entrelaçamentos. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823714931572736