O acadêmico de Medicina e a interprofissionalidade no consultório na rua de Niterói: a prática colaborativa como ferramenta para a atenção integral à saúde da população em situação de rua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Elisabete D'Oliveira Paula
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26499
Resumo: As necessidades e demandas cada vez mais diversas, dinâmicas e complexas dos usuários do Sistema Único de Saúde têm fornecido indícios de que o trabalho realizado de forma colaborativa entre diferentes profissionais vem tornando-se essencial para a oferta de um serviço de qualidade que garanta o cuidado integral do sujeito. Entretanto, para que tal prática ocorra, não basta que os trabalhadores dividam o mesmo espaço, pois a simples reunião desses em um mesmo ambiente não assegura que o trabalho colaborativo ocorra. Nessa perspectiva, a Educação Interprofissional ganha destaque e torna-se fundamental na formação de graduandos, despertando nesses o desejo de trabalhar de forma colaborativa à medida que os prepara para esse desafio. Consequentemente, faz-se necessária a discussão acerca desse tipo de educação na formação acadêmica, bem como da prática colaborativa em saúde que dela decorre em cenários compostos sobretudo por pessoas em situação de maior vulnerabilidade, particularmente aquelas acolhidas pelo Consultório na Rua. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivos relatar a integração de uma acadêmica de Medicina da Universidade Federal Fluminense à equipe do Consultório na Rua de Niterói/RJ, atuando como estagiária do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde em sua edição Interprofissionalidade, bem como produzir reflexões acerca da educação e do trabalho interprofissional, identificando suas potencialidades e destacando os desafios e limites no exercício da interprofissionalidade. Utilizando-se como ferramenta metodológica a narrativa de eventos vivenciados pela autora no período de janeiro de 2019 a março de 2020, foi partilhado não apenas o que o campo prático enquanto espaço físico trouxe à luz, mas também o que ganhou vida por meio da intersubjetividade presente no encontro com diversos personagens e dos processos reflexivos decorrentes dessa aproximação. Para a composição da narrativa foram utilizados como base relatórios reflexivos enviados semanalmente ao preceptor e aos tutores do Programa, totalizando 44 relatos de vivências da própria discente. A oportunidade de acompanhar o Consultório na Rua além de ter possibilitado à estudante conhecer um pouco mais a respeito dessa estratégia e sobre a prática dos profissionais que atuam nesse serviço profundamente essencial para a garantia da equidade na saúde daqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, possibilitou também o exercício da interprofissionalidade no campo prático, experiência esta que não se reduziu à interação com o médico do serviço, embora fosse igualmente valiosa a aquisição deste conhecimento, mas que levou a acadêmica a interagir também com profissionais de distintas formações e áreas, levando-a ao aperfeiçoamento/desenvolvimento de habilidades/ferramentas que irão compor um trabalho centrado na formação de vínculos positivos com o usuário do serviço, na oferta de um cuidado integral de qualidade e nas práticas colaborativas em saúde. Contudo, para que a implementação de uma educação na lógica interprofissional ocorra, não bastam alunos e professores comprometidos, sendo necessária também a presença de um apoio institucional que forneça à comunidade acadêmica condições de desenvolver uma Educação Interprofissional de qualidade, bem como de mantê-la e aperfeiçoá-la ao longo do tempo, superando barreiras orçamentárias, curriculares, estruturais, políticas e aquelas presentes na formação docente
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Entretanto, para que tal prática ocorra, não basta que os trabalhadores dividam o mesmo espaço, pois a simples reunião desses em um mesmo ambiente não assegura que o trabalho colaborativo ocorra. Nessa perspectiva, a Educação Interprofissional ganha destaque e torna-se fundamental na formação de graduandos, despertando nesses o desejo de trabalhar de forma colaborativa à medida que os prepara para esse desafio. Consequentemente, faz-se necessária a discussão acerca desse tipo de educação na formação acadêmica, bem como da prática colaborativa em saúde que dela decorre em cenários compostos sobretudo por pessoas em situação de maior vulnerabilidade, particularmente aquelas acolhidas pelo Consultório na Rua. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivos relatar a integração de uma acadêmica de Medicina da Universidade Federal Fluminense à equipe do Consultório na Rua de Niterói/RJ, atuando como estagiária do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde em sua edição Interprofissionalidade, bem como produzir reflexões acerca da educação e do trabalho interprofissional, identificando suas potencialidades e destacando os desafios e limites no exercício da interprofissionalidade. Utilizando-se como ferramenta metodológica a narrativa de eventos vivenciados pela autora no período de janeiro de 2019 a março de 2020, foi partilhado não apenas o que o campo prático enquanto espaço físico trouxe à luz, mas também o que ganhou vida por meio da intersubjetividade presente no encontro com diversos personagens e dos processos reflexivos decorrentes dessa aproximação. Para a composição da narrativa foram utilizados como base relatórios reflexivos enviados semanalmente ao preceptor e aos tutores do Programa, totalizando 44 relatos de vivências da própria discente. A oportunidade de acompanhar o Consultório na Rua além de ter possibilitado à estudante conhecer um pouco mais a respeito dessa estratégia e sobre a prática dos profissionais que atuam nesse serviço profundamente essencial para a garantia da equidade na saúde daqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, possibilitou também o exercício da interprofissionalidade no campo prático, experiência esta que não se reduziu à interação com o médico do serviço, embora fosse igualmente valiosa a aquisição deste conhecimento, mas que levou a acadêmica a interagir também com profissionais de distintas formações e áreas, levando-a ao aperfeiçoamento/desenvolvimento de habilidades/ferramentas que irão compor um trabalho centrado na formação de vínculos positivos com o usuário do serviço, na oferta de um cuidado integral de qualidade e nas práticas colaborativas em saúde. Contudo, para que a implementação de uma educação na lógica interprofissional ocorra, não bastam alunos e professores comprometidos, sendo necessária também a presença de um apoio institucional que forneça à comunidade acadêmica condições de desenvolver uma Educação Interprofissional de qualidade, bem como de mantê-la e aperfeiçoá-la ao longo do tempo, superando barreiras orçamentárias, curriculares, estruturais, políticas e aquelas presentes na formação docenteThe increasingly diverse, dynamic, and complex needs and demands of users of the Unified Health System have provided evidence that the work carried out collaboratively between different professionals is essential for the provision of a quality service that guarantees the subject's comprehensive care. However, for this practice to occur, it is not enough for workers to share the same space, as the simple meeting of these in the same environment does not ensure that collaborative work occurs. From this perspective, Interprofessional Education stands out and becomes essential in the training of undergraduates, awakening in them the desire to work collaboratively as it prepares them for this challenge. Consequently, it is necessary to discuss this type of education in academic training, as well as the collaborative practice in health that arises from it in scenarios composed mainly of people in situations of greater vulnerability, particularly those welcomed by the Street Clinic. Thus, the present work aims to report the integration of an academic of Medicine from Universidade Federal Fluminense to the Street Clinic of Niterói/RJ, acting as an intern of the Education Program for Work for Health in its Interprofessionality edition, well how to produce reflections on education and interprofessional work, identifying their potential and highlighting the challenges and limits in the exercise of interprofessionalism. Using as a methodological tool the narrative of events experienced by the author from January 2019 to March 2020, not only what the practice field as a physical space brought to light was shared, but also what came to life through intersubjectivity present in the encounter with various characters and the reflective processes resulting from this approximation. To compose the narrative, reflective reports sent weekly to the preceptor and tutors of the Program were used as a basis, totaling 44 reports of the students' own experiences. The opportunity to follow the Street Clinic, in addition to allowing the student to learn a little more about this strategy and the practice of professionals working in this service, is deeply essential for ensuring equity in the health of those who are in a situation of greater vulnerability, it also enabled the exercise of interprofessionalism in the practical field, an experience that was not reduced to interaction with the service physician, although the acquisition of this knowledge was equally valuable that led the academic to also interact with professionals from different backgrounds and areas, leading them to the improvement/development of skills/tools that will compose a work centered on the formation of positive bonds with the service user, in the provision of comprehensive care quality and collaborative practices in health. However, for the implementation of education in an interprofessional logic to occur, committed students and teachers are not enough, it is also necessary the presence of institutional support that provides the academic community with conditions to develop a quality Interprofessional Education, as well as to maintain it and improve it over time, overcoming budgetary, curricular, structural, political and those present in teacher education.44 f.Chagas, Magda de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3658844096160277http://lattes.cnpq.br/2674372157443072Sousa, Elisabete D'Oliveira Paula2022-10-18T13:58:25Z2022-10-18T13:58:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUSA, Elisabete D'Oliveira Paula. O acadêmico de Medicina e a interprofissionalidade no consultório na rua de Niterói: a prática colaborativa como ferramenta para a atenção integral à saúde da população em situação de rua. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26499CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-18T13:58:29Zoai:app.uff.br:1/26499Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-18T13:58:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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