Universidade Pública Brasileira no Século XXI: Desafios e Projetos Antagônicos em Disputa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valdo, João Paulo da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10947
Resumo: O objetivo dessa dissertação é analisar a universidade pública brasileira no século XXI e os projetos antagônicos que disputam a política educacional do país. Trata-se de uma pesquisa documental, que busca apreender as diferentes concepções da política educacional no Brasil. Essa analise é conduzida a partir da articulação dialética entra capitalismo dependente e imperialismo, na qual levamos em consideração as características assumidas pela universidade no capitalismo contemporâneo e sua particularidade histórica de formação no capitalismo dependente brasileiro, tendo como base de fundamentação teórico-metodológica a tradição marxista e dialogando, especialmente, com a obra de Florestan Fernandes.
id UFF-2_f2970088cb4d47cf2e692102e2e0afa9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10947
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Universidade Pública Brasileira no Século XXI: Desafios e Projetos Antagônicos em DisputaCapitalismo dependenteUniversidadeProjetos antagônicos de educaçãoServiço Social e desenvolvimento regionalDependent capitalismUniversityAntagonistic projects of educationO objetivo dessa dissertação é analisar a universidade pública brasileira no século XXI e os projetos antagônicos que disputam a política educacional do país. Trata-se de uma pesquisa documental, que busca apreender as diferentes concepções da política educacional no Brasil. Essa analise é conduzida a partir da articulação dialética entra capitalismo dependente e imperialismo, na qual levamos em consideração as características assumidas pela universidade no capitalismo contemporâneo e sua particularidade histórica de formação no capitalismo dependente brasileiro, tendo como base de fundamentação teórico-metodológica a tradição marxista e dialogando, especialmente, com a obra de Florestan Fernandes.The purpose of this dissertation is to analyze the brazilian public university in the 21st century and the antagonistic projects that dispute the country's educational policy. It is a documentary research that seeks to understand the different conceptions of educational policy in Brazil. This analysis is conducted from the dialectical articulation between dependent capitalism and imperialism, in which we take into account the characteristics assumed by the university in contemporary capitalism and its historical particularity of formation in brazilian dependent capitalism, based on the theoretical and methodological foundation of the marxist tradition and dialoguing, especially, with the work of Florestan Fernandes.Lima, Kátia Regina de SouzaLima, Kátia Regina de SouzaFarage, Eblin JosephRepetti, Gustavo JavierValdo, João Paulo da Silva2019-08-26T14:09:19Z2019-08-26T14:09:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10947Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T23:48:44Zoai:app.uff.br:1/10947Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-10T23:48:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade Pública Brasileira no Século XXI: Desafios e Projetos Antagônicos em Disputa
title Universidade Pública Brasileira no Século XXI: Desafios e Projetos Antagônicos em Disputa
spellingShingle Universidade Pública Brasileira no Século XXI: Desafios e Projetos Antagônicos em Disputa
Valdo, João Paulo da Silva
Capitalismo dependente
Universidade
Projetos antagônicos de educação
Serviço Social e desenvolvimento regional
Dependent capitalism
University
Antagonistic projects of education
title_short Universidade Pública Brasileira no Século XXI: Desafios e Projetos Antagônicos em Disputa
title_full Universidade Pública Brasileira no Século XXI: Desafios e Projetos Antagônicos em Disputa
title_fullStr Universidade Pública Brasileira no Século XXI: Desafios e Projetos Antagônicos em Disputa
title_full_unstemmed Universidade Pública Brasileira no Século XXI: Desafios e Projetos Antagônicos em Disputa
title_sort Universidade Pública Brasileira no Século XXI: Desafios e Projetos Antagônicos em Disputa
author Valdo, João Paulo da Silva
author_facet Valdo, João Paulo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Kátia Regina de Souza
Lima, Kátia Regina de Souza
Farage, Eblin Joseph
Repetti, Gustavo Javier
dc.contributor.author.fl_str_mv Valdo, João Paulo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Capitalismo dependente
Universidade
Projetos antagônicos de educação
Serviço Social e desenvolvimento regional
Dependent capitalism
University
Antagonistic projects of education
topic Capitalismo dependente
Universidade
Projetos antagônicos de educação
Serviço Social e desenvolvimento regional
Dependent capitalism
University
Antagonistic projects of education
description O objetivo dessa dissertação é analisar a universidade pública brasileira no século XXI e os projetos antagônicos que disputam a política educacional do país. Trata-se de uma pesquisa documental, que busca apreender as diferentes concepções da política educacional no Brasil. Essa analise é conduzida a partir da articulação dialética entra capitalismo dependente e imperialismo, na qual levamos em consideração as características assumidas pela universidade no capitalismo contemporâneo e sua particularidade histórica de formação no capitalismo dependente brasileiro, tendo como base de fundamentação teórico-metodológica a tradição marxista e dialogando, especialmente, com a obra de Florestan Fernandes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-26T14:09:19Z
2019-08-26T14:09:19Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10947
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10947
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838684018376704