Mapeamento do fluxo de valor na manutenção do motor de um helicóptero Leonardo AW139
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32550 |
Resumo: | O mercado de exploração de óleo e gás offshore ocupa uma posição de destaque na economia brasileira, sendo responsável por movimentar bilhões de dólares todo ano. Em especial, no Rio de Janeiro, essa atividade representa cerca de 30% do PIB do estado. Apesar de sua crucial importância, um ponto que muitas vezes passa despercebido pelo público geral é a dificuldade de translado dos trabalhadores da indústria entre as bases de exploração marítima, sendo elas plataformas de petróleo ou embarcações de apoio. A aviação offshore atua justamente para suprir essa demanda, transportando diariamente centenas de passageiros entre as diversas instalações marítimas da forma mais rápida, segura e eficiente possível. É natural então que se crie uma necessidade de monitoramento constante das condições de operação das aeronaves, especialmente por conta do ambiente salino que proporciona uma atmosfera agressiva para os componentes aeronáuticos. Por conta disso, ciclos de manutenção preventiva são realizados de forma recorrente e sua otimização é crucial para que os rígidos prazos estabelecidos pelo mercado sejam atendidos. Um destes ciclos envolve o processo de overhaul dos motores, onde estes precisam ser removidos da aeronave para a realização de procedimentos de revitalização, representando um processo muitas vezes pouco eficiente e moroso para as empresas. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo otimizar o processo de remoção do motor de um helicóptero Leonardo AW-139 (modelo mais empregado no mercado offshore) empregando a metodologia de lean maintenance para apontar possíveis melhorias nas atividades de uma empresa de táxi aéreo do mercado. Busca-se assim a redução dos tempos e a economia de recursos de forma que a manutenção se torne o mais eficiente e rentável possível. |
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Mapeamento do fluxo de valor na manutenção do motor de um helicóptero Leonardo AW139ManutençãoLean maintenanceAviação offshoreOverhaul de motorHelicópteroIndústria petroquímicaAeronáutica comercialPlataforma marítimaMaintenanceOffshore aviationEngine overhaulHelicopterO mercado de exploração de óleo e gás offshore ocupa uma posição de destaque na economia brasileira, sendo responsável por movimentar bilhões de dólares todo ano. Em especial, no Rio de Janeiro, essa atividade representa cerca de 30% do PIB do estado. Apesar de sua crucial importância, um ponto que muitas vezes passa despercebido pelo público geral é a dificuldade de translado dos trabalhadores da indústria entre as bases de exploração marítima, sendo elas plataformas de petróleo ou embarcações de apoio. A aviação offshore atua justamente para suprir essa demanda, transportando diariamente centenas de passageiros entre as diversas instalações marítimas da forma mais rápida, segura e eficiente possível. É natural então que se crie uma necessidade de monitoramento constante das condições de operação das aeronaves, especialmente por conta do ambiente salino que proporciona uma atmosfera agressiva para os componentes aeronáuticos. Por conta disso, ciclos de manutenção preventiva são realizados de forma recorrente e sua otimização é crucial para que os rígidos prazos estabelecidos pelo mercado sejam atendidos. Um destes ciclos envolve o processo de overhaul dos motores, onde estes precisam ser removidos da aeronave para a realização de procedimentos de revitalização, representando um processo muitas vezes pouco eficiente e moroso para as empresas. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo otimizar o processo de remoção do motor de um helicóptero Leonardo AW-139 (modelo mais empregado no mercado offshore) empregando a metodologia de lean maintenance para apontar possíveis melhorias nas atividades de uma empresa de táxi aéreo do mercado. Busca-se assim a redução dos tempos e a economia de recursos de forma que a manutenção se torne o mais eficiente e rentável possível.The offshore oil and gas exploration market holds a prominent position in the Brazilian economy, being responsible for moving billions of dollars every year. Especially in Rio de Janeiro, this activity accounts for about 30% of the state's GDP. Despite its crucial importance, a point that often goes unnoticed by the general public is the difficulty of transportation for industry workers between offshore exploration bases, whether they are oil platforms or support vessels. Offshore aviation precisely serves to meet this demand, transporting hundreds of passengers daily between various maritime installations in the fastest, safest, and most efficient way possible. It is natural, then, that there is a need for constant monitoring of the aircraft's operating conditions, especially due to the saline environment that provides an aggressive atmosphere for the fragile aeronautical components. Because of this, cycles of preventive maintenance are carried out recurrently, and their optimization is crucial for meeting the strict deadlines established by the market. One of these cycles involves the engine overhaul process, where they need to be removed from the aircraft for revitalization procedures, representing a process that is often inefficient and time-consuming for companies. Therefore, this work aims to optimize the process of removing the engine from a Leonardo AW-139 helicopter (the most employed model in the offshore market) employing lean maintenance methodology to identify possible improvements in the activities of an air taxi company in the market. The goal is to reduce time and save resources so that maintenance becomes as efficient and profitable as possible.58 f.Benini, LucasBernarda, Gabriel Mário GuerraMoraes Júnior, José MauroLoureiro, Alexandre Legey2024-03-04T12:04:52Z2024-03-04T12:04:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLOUREIRO, Alexandre Legey. Mapeamento do fluxo de valor na manutenção do motor de um helicóptero Leonardo AW139. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32550CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-04T12:04:56Zoai:app.uff.br:1/32550Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:21.562804Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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