Estudo de propriedades de propileno puro e reciclado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27497 |
Resumo: | O emprego de materiais reciclados cresce a cada dia no mundo devido à grande possibilidade de aplicação com baixo custo, à preocupação com a sustentabilidade e com o meio ambiente. Os polímeros de forma geral, e o polipropileno em particular, podem ser aplicados em diversos ramos industriais. Atualmente são usados no setor automotivo, na linha branca (eletrodomésticos), na indústria farmacêutica, na indústria de cosméticos e ainda na área biomédica. Este trabalho foca na aplicação do polímero do setor automotivo, estudando algumas propriedades ópticas e mecânicas do polipropileno puro e polipropileno reciclado com porcentagens de carga de reforço (talco) em sua propriedade. A necessidade surgiu mediante a questões de redução de custo das peças montadas nos veículos e o incentivo no setor de aplicar matérias verdes no produto final. Para peças usadas no interior dos veículos, usase polipropileno com diferentes porcentagens de talco e propõese aplicar o polipropileno reciclado com os mesmos percentuais de talco. As amostras apresentam as seguintes características: 100% de polipropileno, 90% de polipropileno com 10% de talco, 80% de polipropileno com 20% de talco, 100% de polipropileno reciclado, 90% de polipropileno reciclado com 10% de talco e 80% de polipropileno reciclado com 20% de talco. Aplicaramse as técnicas de caracterização, como a elipsometria, obtendo as curvas de dispersão do índice de refração (n) que se encontra em torno de 1,49 e do coeficiente de extinção (k), em média 0,10. A topografia e a rugosidade superficial foram obtidas por microscopia confocal. As amostras medidas apresentaramse regulares quando comparadas. Verificouse que as medidas que porcentagem de talco aumenta, aumenta também a dureza shore das amostras. Foi realizada análise termogravimétrica e os resultados apresentaram 0% de perda de massa para polipropileno puro variando até 22% conforme aumenta a presença do talco nas amostras. O ponto de fusão das amostras foi medito entre 166,8 e 172,3 °C. E a partir da espectroscopia Raman foi possível identificar a presença de grupos estruturais Raman de 1461 e 1360 cm1 referentes às vibrações de “scissoring”, 1334 e 1162 cm1 referente a vibração de torção, 822 cm1 referente a vibração de alongamento e 977cm1 referente a vibração de balanço. |
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A necessidade surgiu mediante a questões de redução de custo das peças montadas nos veículos e o incentivo no setor de aplicar matérias verdes no produto final. Para peças usadas no interior dos veículos, usase polipropileno com diferentes porcentagens de talco e propõese aplicar o polipropileno reciclado com os mesmos percentuais de talco. As amostras apresentam as seguintes características: 100% de polipropileno, 90% de polipropileno com 10% de talco, 80% de polipropileno com 20% de talco, 100% de polipropileno reciclado, 90% de polipropileno reciclado com 10% de talco e 80% de polipropileno reciclado com 20% de talco. Aplicaramse as técnicas de caracterização, como a elipsometria, obtendo as curvas de dispersão do índice de refração (n) que se encontra em torno de 1,49 e do coeficiente de extinção (k), em média 0,10. A topografia e a rugosidade superficial foram obtidas por microscopia confocal. As amostras medidas apresentaramse regulares quando comparadas. Verificouse que as medidas que porcentagem de talco aumenta, aumenta também a dureza shore das amostras. Foi realizada análise termogravimétrica e os resultados apresentaram 0% de perda de massa para polipropileno puro variando até 22% conforme aumenta a presença do talco nas amostras. O ponto de fusão das amostras foi medito entre 166,8 e 172,3 °C. E a partir da espectroscopia Raman foi possível identificar a presença de grupos estruturais Raman de 1461 e 1360 cm1 referentes às vibrações de “scissoring”, 1334 e 1162 cm1 referente a vibração de torção, 822 cm1 referente a vibração de alongamento e 977cm1 referente a vibração de balanço.The use of recycled materials grows every day in the world due to the great possibility of application at low cost, concern for sustainability and the environment. Polymers in general, and polypropylene in particular, can be applied in several industrial sectors. They are currently used in the automotive sector, in the white line (home appliances), in the pharmaceutical industry, in the cosmetics industry and even in the biomedical area. This work focuses on the application of the polymer in the automotive sector, studying some optical and mechanical properties of pure polypropylene and recycled polypropylene with percentages of reinforcement load (talc) on its property. The need arose through issues of cost reduction of parts assembled in vehicles and the incentive in the sector to apply green materials in the final product. For parts used inside vehicles, polypropylene with different percentages of talc is used and it is proposed to apply recycled polypropylene with the same percentages of talc. The samples have the following characteristics: 100% polypropylene, 90% polypropylene with 10% talc, 80% polypropylene with 20% talc, 100% recycled polypropylene, 90% recycled polypropylene with 10% talc and 80 % recycled polypropylene with 20% talc. Characterization techniques were applied, such as ellipsometry, obtaining the dispersion curves of the refractive index (n) which is around 1.49 and the extinction coefficient (k), on average 0.10. Topography and surface roughness were obtained by confocal microscopy. The measured samples were regular when compared. . It was found that the measures that percentage of talc increases, also increases the shore hardness of the samples. Thermogravimetric analysis was performed and the results found 0% of mass loss for pure polypropylene varying up to 22%, as the presence of talc in them increases. The melting point of the colors was measured between 166.8 and 172.3 ° C. And from Raman spectroscopy it was possible to identify the presence of selected Raman groups of 1461 and 1360 cm1, referring to the “scissoring” vibrations, 1334 and 1162 cm1, referring to torsional vibrations, 822 cm1, referring to stretching vibrations and 977cm1 referring to swing vibration96 p.Silva, Ladário dahttp://lattes.cnpq.br/3743563498830737Farias, Eliel Eleuteriohttp://lattes.cnpq.br/9004306405087462Ferreira, Elivelton Alveshttp://lattes.cnpq.br/9791486511562981http://lattes.cnpq.br/6165347481204410Rodrigues, Marinele Tolentino2023-01-10T16:47:02Z2023-01-10T16:47:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Marinele Tolentino. Estudo de propriedades de propileno puro e reciclado. 2020. 96 f. 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