O caráter dramatúrgico da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Camila Ohana Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1513
Resumo: Este ensaio acadêmico objetiva relacionar “caráter dramatúrgico” (GOFFMAN, 2009, p. 9) e prática docente no cotidiano de professores e alunos do curso de pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR, unidade de ensino de interior da Universidade Federal Fluminense. O estudo levantou dados sobre o modo como na primeira aula e na aula trote o personagem professor é representado perante uma plateia de alunos. Para nós o objeto de estudo se concentrou na sociabilidade de professores e alunos através da “representação teatral” (ibid.). Em nossa opinião o estudo é relevante porque tenta desnaturalizar e “entender honestamente o exótico” (DaMATTA, 2010, p. 11) no processo de formação do pedagogo ou do professor em qualquer nível de atuação entre a escola ou a universidade. Ao relacionarmos drama e prática docente estamos interpretando aspectos da própria sociabilidade/interação entre professor e aluno. Em nossa hipótese inicial provavelmente existiria um caráter dramatúrgico na prática docente. E chegamos à conclusão no estudo que realmente a prática docente no contexto observado se desenvolvia sim através de ações de caráter dramatúrgico, principalmente por identificarmos na atuação e nos dizeres dos professores elementos tais como crença no papel representado, fachada, realização dramática, idealização e manutenção do controle expressivo, representação falsa, mistificação e realidade e artifícios, categorias utilizadas por Erving Goffman para falar de representação. Este texto também é um relato autobiográfico da minha experiência de formação como professora e pedagoga tentando “transformar o familiar em exótico” (DaMATTA, 1978, p. 4)
id UFF-2_f348be8e418e0c8314a2a82e585465d8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1513
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O caráter dramatúrgico da prática docenteCaráter dramatúrgicoPrática docenteInteração professor-alunoPedagogiaDocênciaDramaturgiaEste ensaio acadêmico objetiva relacionar “caráter dramatúrgico” (GOFFMAN, 2009, p. 9) e prática docente no cotidiano de professores e alunos do curso de pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR, unidade de ensino de interior da Universidade Federal Fluminense. O estudo levantou dados sobre o modo como na primeira aula e na aula trote o personagem professor é representado perante uma plateia de alunos. Para nós o objeto de estudo se concentrou na sociabilidade de professores e alunos através da “representação teatral” (ibid.). Em nossa opinião o estudo é relevante porque tenta desnaturalizar e “entender honestamente o exótico” (DaMATTA, 2010, p. 11) no processo de formação do pedagogo ou do professor em qualquer nível de atuação entre a escola ou a universidade. Ao relacionarmos drama e prática docente estamos interpretando aspectos da própria sociabilidade/interação entre professor e aluno. Em nossa hipótese inicial provavelmente existiria um caráter dramatúrgico na prática docente. E chegamos à conclusão no estudo que realmente a prática docente no contexto observado se desenvolvia sim através de ações de caráter dramatúrgico, principalmente por identificarmos na atuação e nos dizeres dos professores elementos tais como crença no papel representado, fachada, realização dramática, idealização e manutenção do controle expressivo, representação falsa, mistificação e realidade e artifícios, categorias utilizadas por Erving Goffman para falar de representação. Este texto também é um relato autobiográfico da minha experiência de formação como professora e pedagoga tentando “transformar o familiar em exótico” (DaMATTA, 1978, p. 4)Angra dos ReisGonçalves, Anderson Xavier TibauBayma, Andréa Cristina PavãoSilva, Dagmar de Mello eRezende, Camila Ohana Gomes2016-03-18T14:24:09Z2016-03-18T14:24:09Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1513Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T22:09:44Zoai:app.uff.br:1/1513Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:44.043009Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O caráter dramatúrgico da prática docente
title O caráter dramatúrgico da prática docente
spellingShingle O caráter dramatúrgico da prática docente
Rezende, Camila Ohana Gomes
Caráter dramatúrgico
Prática docente
Interação professor-aluno
Pedagogia
Docência
Dramaturgia
title_short O caráter dramatúrgico da prática docente
title_full O caráter dramatúrgico da prática docente
title_fullStr O caráter dramatúrgico da prática docente
title_full_unstemmed O caráter dramatúrgico da prática docente
title_sort O caráter dramatúrgico da prática docente
author Rezende, Camila Ohana Gomes
author_facet Rezende, Camila Ohana Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Anderson Xavier Tibau
Bayma, Andréa Cristina Pavão
Silva, Dagmar de Mello e
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Camila Ohana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Caráter dramatúrgico
Prática docente
Interação professor-aluno
Pedagogia
Docência
Dramaturgia
topic Caráter dramatúrgico
Prática docente
Interação professor-aluno
Pedagogia
Docência
Dramaturgia
description Este ensaio acadêmico objetiva relacionar “caráter dramatúrgico” (GOFFMAN, 2009, p. 9) e prática docente no cotidiano de professores e alunos do curso de pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR, unidade de ensino de interior da Universidade Federal Fluminense. O estudo levantou dados sobre o modo como na primeira aula e na aula trote o personagem professor é representado perante uma plateia de alunos. Para nós o objeto de estudo se concentrou na sociabilidade de professores e alunos através da “representação teatral” (ibid.). Em nossa opinião o estudo é relevante porque tenta desnaturalizar e “entender honestamente o exótico” (DaMATTA, 2010, p. 11) no processo de formação do pedagogo ou do professor em qualquer nível de atuação entre a escola ou a universidade. Ao relacionarmos drama e prática docente estamos interpretando aspectos da própria sociabilidade/interação entre professor e aluno. Em nossa hipótese inicial provavelmente existiria um caráter dramatúrgico na prática docente. E chegamos à conclusão no estudo que realmente a prática docente no contexto observado se desenvolvia sim através de ações de caráter dramatúrgico, principalmente por identificarmos na atuação e nos dizeres dos professores elementos tais como crença no papel representado, fachada, realização dramática, idealização e manutenção do controle expressivo, representação falsa, mistificação e realidade e artifícios, categorias utilizadas por Erving Goffman para falar de representação. Este texto também é um relato autobiográfico da minha experiência de formação como professora e pedagoga tentando “transformar o familiar em exótico” (DaMATTA, 1978, p. 4)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-18T14:24:09Z
2016-03-18T14:24:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1513
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1513
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823605431926784