As representações das mulheres guineenses nas obras eterna paixão e a última tragédia, de Abdulai Sila
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9684 |
Resumo: | A presente pesquisa tem o objetivo de detectar e analisar as representações das mulheres guineenses, observadas através de duas obras do escritor Abdulai Sila: Eterna Paixão (2002) e A Última Tragédia (2006), tentando identificar, nessas representações, se as personagens femininas Ndani, Ruth e Mbubi apresentam ou não os traços propostos pelo Africana Womanism, teoria feminista africana defendida por Hudson-Weems (1993). De acordo com a pesquisadora, essa ideologia foi criada e projetada para todas as mulheres de ascendência africana, uma vez que se baseia exclusivamente nas diferentes culturas africanas e, por isso, necessariamente incide sobre as experiências únicas de luta, de necessidades e dos desejos das mulheres desse continente. Além dessa teoria, como fundamentação teórica, esta pesquisa irá se basear, principalmente, nos estudos feministas africanos, pautando-se também nas análises de Catherine Acholonu (1995), Chikwenye Okonjo Ogunyemi (1988), Molara Ogundipe-Leslie (1994) e Obioma Nnaemeka (2004) |
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As representações das mulheres guineenses nas obras eterna paixão e a última tragédia, de Abdulai SilaLiteratura GuineenseRepresentações das Mulheres GuineensesFeminismos AfricanosLiteratura guineense - história e críticaMulherRepresentação socialFeminismoLiteratura GuineanaRepresentaciones de las Mujeres GuineanasFeminismos AfricanosA presente pesquisa tem o objetivo de detectar e analisar as representações das mulheres guineenses, observadas através de duas obras do escritor Abdulai Sila: Eterna Paixão (2002) e A Última Tragédia (2006), tentando identificar, nessas representações, se as personagens femininas Ndani, Ruth e Mbubi apresentam ou não os traços propostos pelo Africana Womanism, teoria feminista africana defendida por Hudson-Weems (1993). De acordo com a pesquisadora, essa ideologia foi criada e projetada para todas as mulheres de ascendência africana, uma vez que se baseia exclusivamente nas diferentes culturas africanas e, por isso, necessariamente incide sobre as experiências únicas de luta, de necessidades e dos desejos das mulheres desse continente. Além dessa teoria, como fundamentação teórica, esta pesquisa irá se basear, principalmente, nos estudos feministas africanos, pautando-se também nas análises de Catherine Acholonu (1995), Chikwenye Okonjo Ogunyemi (1988), Molara Ogundipe-Leslie (1994) e Obioma Nnaemeka (2004)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorLa presente investigación tiene el objetivo de detectar y analizar las representaciones de las mujeres guineanas, observadas a través de dos obras del escritor Abdulai Sila: Eterna Paixão (2002) y A Última Tragédia (2006), tratando de identificar en esas representaciones si los personajes femeninos Ndani, Ruth y Mbubi presentan o no los rasgos propuestos por el Africana Womanism, teoría feminista africana defendida por Hudson-Weems (1993). De acuerdo con la investigadora, esa ideología fue criada y proyectada para todas las mujeres de ascendencia africana, una vez que se basa exclusivamente en las distintas culturas africanas, y por eso, necesariamente, se centra en las experiencias únicas de lucha, de necesidades y de los deseos de las mujeres de ese continente. Además de esta teoría, como fundamentación teórica, esta investigación se basará principalmente en los estudios feministas africanos, pautándose también en los análisis de Catherine Acholonu (1995), Chikwenye Okonjo Ogunyemi (1988), Molara Ogundipe-Leslie (1994) y Obioma Nnaemeka (2004)96f.Silva, Renata Flavia daTorres, MaximilianoPequeno, TatianaCruz, Luciene Rocha dos Santos2019-05-27T14:20:36Z2019-05-27T14:20:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9684CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T18:23:22Zoai:app.uff.br:1/9684Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-14T18:23:22Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A presente pesquisa tem o objetivo de detectar e analisar as representações das mulheres guineenses, observadas através de duas obras do escritor Abdulai Sila: Eterna Paixão (2002) e A Última Tragédia (2006), tentando identificar, nessas representações, se as personagens femininas Ndani, Ruth e Mbubi apresentam ou não os traços propostos pelo Africana Womanism, teoria feminista africana defendida por Hudson-Weems (1993). De acordo com a pesquisadora, essa ideologia foi criada e projetada para todas as mulheres de ascendência africana, uma vez que se baseia exclusivamente nas diferentes culturas africanas e, por isso, necessariamente incide sobre as experiências únicas de luta, de necessidades e dos desejos das mulheres desse continente. Além dessa teoria, como fundamentação teórica, esta pesquisa irá se basear, principalmente, nos estudos feministas africanos, pautando-se também nas análises de Catherine Acholonu (1995), Chikwenye Okonjo Ogunyemi (1988), Molara Ogundipe-Leslie (1994) e Obioma Nnaemeka (2004) |
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