"Cuidar Olhando de Perto": direitos, conflitos e moralidades através de uma etnografia no Conselho Tutelar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25840 http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2021.m.15195923701 |
Resumo: | Esta dissertação aborda a forma de atuação do Conselho Tutelar na garantia dos direitos da criança e do adolescente, em um município da região do estado do Rio de Janeiro conhecida como Baixada Fluminense. Em especial busco apresentar a maneira como os conselheiros constroem a representação do que fazem e como atuam nos conflitos junto as famílias que chegam à unidade de atendimento através de denúncias ou demandas espontâneas, com destaque para as moralidades acionadas pelos diversos atores em suas práticas cotidianas. Por meio da descrição de diferentes casos, esta dissertação apresenta questões sobre as burocracias, rotinas e urgências inerentes ao órgão pesquisado, além de descrever através das histórias narradas diferentes mobilizações e repercussões adquiridas pelos casos administrados no conselho tutelar. Nessa perspectiva, a “missão” conferida ao conselho tutelar de zelar pelos direitos e proteção de crianças e adolescentes, como apresento no texto, se transforma, no cotidiano da instituição, em um espaço de cuidado, controle e vigilância de crianças, adolescentes e suas famílias. |
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"Cuidar Olhando de Perto": direitos, conflitos e moralidades através de uma etnografia no Conselho TutelarConselho TutelarMoralidadesConflitosDireitosBurocraciaMoralidadeDireito da criança e do adolescenteBurocraciaGuardianship CouncilMoralitiesConflictsRightsBureaucracyEsta dissertação aborda a forma de atuação do Conselho Tutelar na garantia dos direitos da criança e do adolescente, em um município da região do estado do Rio de Janeiro conhecida como Baixada Fluminense. Em especial busco apresentar a maneira como os conselheiros constroem a representação do que fazem e como atuam nos conflitos junto as famílias que chegam à unidade de atendimento através de denúncias ou demandas espontâneas, com destaque para as moralidades acionadas pelos diversos atores em suas práticas cotidianas. Por meio da descrição de diferentes casos, esta dissertação apresenta questões sobre as burocracias, rotinas e urgências inerentes ao órgão pesquisado, além de descrever através das histórias narradas diferentes mobilizações e repercussões adquiridas pelos casos administrados no conselho tutelar. Nessa perspectiva, a “missão” conferida ao conselho tutelar de zelar pelos direitos e proteção de crianças e adolescentes, como apresento no texto, se transforma, no cotidiano da instituição, em um espaço de cuidado, controle e vigilância de crianças, adolescentes e suas famílias.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de JaneiroThis dissertation addresses the way in which the Guardianship Council operates in guaranteeing the rights of children and adolescents in a municipality in the region of the state of Rio de Janeiro known as Baixada Fluminense. In particular, I seek to present the way the counselors construct a representation of what they do and how they act in conflicts with families that come to the unit through complaints or spontaneous demands, with emphasis on the moralities used by the various actors in their daily practices. Through the description of different cases, this dissertation presents questions about the bureaucracies, routines, and urgencies inherent to the researched agency, besides describing through the narrated stories different mobilizations and repercussions acquired by the cases administered in the guardianship council. In this perspective, the "mission" conferred upon the guardianship council to watch over the rights and protection of children and dolescents, as I present in the text, becomes, in the institution's daily routine, a space for the care, control, and surveillance of children, adolescents, and their families.167 p.Eilbaum, LucíaRocha, Francielly Silva Costa Alves2022-07-26T14:24:54Z2022-07-26T14:24:54Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Francielly Silva Costa Alves. "Cuidar Olhando de Perto": direitos, conflitos e moralidades através de uma etnografia no Conselho Tutelar. 2021. 167 f. Dissertação. (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25840http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2021.m.15195923701CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-26T14:24:58Zoai:app.uff.br:1/25840Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:56.080855Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Esta dissertação aborda a forma de atuação do Conselho Tutelar na garantia dos direitos da criança e do adolescente, em um município da região do estado do Rio de Janeiro conhecida como Baixada Fluminense. Em especial busco apresentar a maneira como os conselheiros constroem a representação do que fazem e como atuam nos conflitos junto as famílias que chegam à unidade de atendimento através de denúncias ou demandas espontâneas, com destaque para as moralidades acionadas pelos diversos atores em suas práticas cotidianas. Por meio da descrição de diferentes casos, esta dissertação apresenta questões sobre as burocracias, rotinas e urgências inerentes ao órgão pesquisado, além de descrever através das histórias narradas diferentes mobilizações e repercussões adquiridas pelos casos administrados no conselho tutelar. Nessa perspectiva, a “missão” conferida ao conselho tutelar de zelar pelos direitos e proteção de crianças e adolescentes, como apresento no texto, se transforma, no cotidiano da instituição, em um espaço de cuidado, controle e vigilância de crianças, adolescentes e suas famílias. |
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