Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabry, Thiago da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13047
Resumo: Através de estudos e pesquisas do filósofo alemão Theodor Adorno, publicadas na década de 1970, relacionadas à formação, educação, emancipação e a influência da televisão na formação das subjetividades, passando por trabalhos do mesmo autor acerca da personalidade autoritária e da propensão à adesão a propaganda fascista, este trabalho tenta o diálogo entre as teses adornianas e autoras(es) brasileiras(os) contemporâneas(os) na busca de caminhos para se evitar e impedir o fluxo da barbárie. O trabalho busca permitir a reflexão acerca da presença de personalidades autoritárias na cena pública e da propagação do discurso de ódio no Brasil contemporâneo. Assim, este trabalho se dedica a promover a reflexão sobre o papel da Educação na prevenção ou promoção da barbárie. Qual o papel da educação frente à barbárie?
id UFF-2_f4e44bb370e9ad5a0eab7390f6ec4bea
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13047
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento críticoEducação contra a barbáriePersonalidade autoritáriaPedagogia críticaPedagogiaEducation against barbarismAuthoritarian personalityCritical pedagogyAtravés de estudos e pesquisas do filósofo alemão Theodor Adorno, publicadas na década de 1970, relacionadas à formação, educação, emancipação e a influência da televisão na formação das subjetividades, passando por trabalhos do mesmo autor acerca da personalidade autoritária e da propensão à adesão a propaganda fascista, este trabalho tenta o diálogo entre as teses adornianas e autoras(es) brasileiras(os) contemporâneas(os) na busca de caminhos para se evitar e impedir o fluxo da barbárie. O trabalho busca permitir a reflexão acerca da presença de personalidades autoritárias na cena pública e da propagação do discurso de ódio no Brasil contemporâneo. Assim, este trabalho se dedica a promover a reflexão sobre o papel da Educação na prevenção ou promoção da barbárie. Qual o papel da educação frente à barbárie?Through studies and research by the German philosopher Theodor Adorno, published in the 1970s, related to the formation, education, emancipation and the influence of television on the formation of subjectivities, through works by the same author about the authoritarian personality and the propensity to adhere to Fascist propaganda, this work attempts to dialogue between the Adornian theses and contemporary Brazilian authors in search of ways to avoid and prevent the flow of barbarism. The work seeks to allow reflection on the presence of authoritarian personalities in the public scene and the spread of hate speech in contemporary Brazil. Thus, this work is dedicated to promoting reflection on the role of education in the prevention or promotion of barbarism. What is the role of education in the face of barbarism?Oliveira, Fabio Alves Gomes deGabry, Thiago da Silva2020-03-10T19:21:43Z2020-03-10T19:21:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13047http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T18:06:04Zoai:app.uff.br:1/13047Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:50.887778Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico
title Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico
spellingShingle Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico
Gabry, Thiago da Silva
Educação contra a barbárie
Personalidade autoritária
Pedagogia crítica
Pedagogia
Education against barbarism
Authoritarian personality
Critical pedagogy
title_short Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico
title_full Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico
title_fullStr Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico
title_full_unstemmed Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico
title_sort Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico
author Gabry, Thiago da Silva
author_facet Gabry, Thiago da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Fabio Alves Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabry, Thiago da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação contra a barbárie
Personalidade autoritária
Pedagogia crítica
Pedagogia
Education against barbarism
Authoritarian personality
Critical pedagogy
topic Educação contra a barbárie
Personalidade autoritária
Pedagogia crítica
Pedagogia
Education against barbarism
Authoritarian personality
Critical pedagogy
description Através de estudos e pesquisas do filósofo alemão Theodor Adorno, publicadas na década de 1970, relacionadas à formação, educação, emancipação e a influência da televisão na formação das subjetividades, passando por trabalhos do mesmo autor acerca da personalidade autoritária e da propensão à adesão a propaganda fascista, este trabalho tenta o diálogo entre as teses adornianas e autoras(es) brasileiras(os) contemporâneas(os) na busca de caminhos para se evitar e impedir o fluxo da barbárie. O trabalho busca permitir a reflexão acerca da presença de personalidades autoritárias na cena pública e da propagação do discurso de ódio no Brasil contemporâneo. Assim, este trabalho se dedica a promover a reflexão sobre o papel da Educação na prevenção ou promoção da barbárie. Qual o papel da educação frente à barbárie?
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-10T19:21:43Z
2020-03-10T19:21:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/13047
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823596953141248