Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13047 |
Resumo: | Através de estudos e pesquisas do filósofo alemão Theodor Adorno, publicadas na década de 1970, relacionadas à formação, educação, emancipação e a influência da televisão na formação das subjetividades, passando por trabalhos do mesmo autor acerca da personalidade autoritária e da propensão à adesão a propaganda fascista, este trabalho tenta o diálogo entre as teses adornianas e autoras(es) brasileiras(os) contemporâneas(os) na busca de caminhos para se evitar e impedir o fluxo da barbárie. O trabalho busca permitir a reflexão acerca da presença de personalidades autoritárias na cena pública e da propagação do discurso de ódio no Brasil contemporâneo. Assim, este trabalho se dedica a promover a reflexão sobre o papel da Educação na prevenção ou promoção da barbárie. Qual o papel da educação frente à barbárie? |
id |
UFF-2_f4e44bb370e9ad5a0eab7390f6ec4bea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/13047 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento críticoEducação contra a barbáriePersonalidade autoritáriaPedagogia críticaPedagogiaEducation against barbarismAuthoritarian personalityCritical pedagogyAtravés de estudos e pesquisas do filósofo alemão Theodor Adorno, publicadas na década de 1970, relacionadas à formação, educação, emancipação e a influência da televisão na formação das subjetividades, passando por trabalhos do mesmo autor acerca da personalidade autoritária e da propensão à adesão a propaganda fascista, este trabalho tenta o diálogo entre as teses adornianas e autoras(es) brasileiras(os) contemporâneas(os) na busca de caminhos para se evitar e impedir o fluxo da barbárie. O trabalho busca permitir a reflexão acerca da presença de personalidades autoritárias na cena pública e da propagação do discurso de ódio no Brasil contemporâneo. Assim, este trabalho se dedica a promover a reflexão sobre o papel da Educação na prevenção ou promoção da barbárie. Qual o papel da educação frente à barbárie?Through studies and research by the German philosopher Theodor Adorno, published in the 1970s, related to the formation, education, emancipation and the influence of television on the formation of subjectivities, through works by the same author about the authoritarian personality and the propensity to adhere to Fascist propaganda, this work attempts to dialogue between the Adornian theses and contemporary Brazilian authors in search of ways to avoid and prevent the flow of barbarism. The work seeks to allow reflection on the presence of authoritarian personalities in the public scene and the spread of hate speech in contemporary Brazil. Thus, this work is dedicated to promoting reflection on the role of education in the prevention or promotion of barbarism. What is the role of education in the face of barbarism?Oliveira, Fabio Alves Gomes deGabry, Thiago da Silva2020-03-10T19:21:43Z2020-03-10T19:21:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13047http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T18:06:04Zoai:app.uff.br:1/13047Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:50.887778Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico |
title |
Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico |
spellingShingle |
Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico Gabry, Thiago da Silva Educação contra a barbárie Personalidade autoritária Pedagogia crítica Pedagogia Education against barbarism Authoritarian personality Critical pedagogy |
title_short |
Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico |
title_full |
Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico |
title_fullStr |
Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico |
title_full_unstemmed |
Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico |
title_sort |
Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico |
author |
Gabry, Thiago da Silva |
author_facet |
Gabry, Thiago da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Fabio Alves Gomes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabry, Thiago da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação contra a barbárie Personalidade autoritária Pedagogia crítica Pedagogia Education against barbarism Authoritarian personality Critical pedagogy |
topic |
Educação contra a barbárie Personalidade autoritária Pedagogia crítica Pedagogia Education against barbarism Authoritarian personality Critical pedagogy |
description |
Através de estudos e pesquisas do filósofo alemão Theodor Adorno, publicadas na década de 1970, relacionadas à formação, educação, emancipação e a influência da televisão na formação das subjetividades, passando por trabalhos do mesmo autor acerca da personalidade autoritária e da propensão à adesão a propaganda fascista, este trabalho tenta o diálogo entre as teses adornianas e autoras(es) brasileiras(os) contemporâneas(os) na busca de caminhos para se evitar e impedir o fluxo da barbárie. O trabalho busca permitir a reflexão acerca da presença de personalidades autoritárias na cena pública e da propagação do discurso de ódio no Brasil contemporâneo. Assim, este trabalho se dedica a promover a reflexão sobre o papel da Educação na prevenção ou promoção da barbárie. Qual o papel da educação frente à barbárie? |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-03-10T19:21:43Z 2020-03-10T19:21:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13047 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823596953141248 |