Educação contra a barbárie: caminhos para um pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabry, Thiago da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13047
Resumo: Através de estudos e pesquisas do filósofo alemão Theodor Adorno, publicadas na década de 1970, relacionadas à formação, educação, emancipação e a influência da televisão na formação das subjetividades, passando por trabalhos do mesmo autor acerca da personalidade autoritária e da propensão à adesão a propaganda fascista, este trabalho tenta o diálogo entre as teses adornianas e autoras(es) brasileiras(os) contemporâneas(os) na busca de caminhos para se evitar e impedir o fluxo da barbárie. O trabalho busca permitir a reflexão acerca da presença de personalidades autoritárias na cena pública e da propagação do discurso de ódio no Brasil contemporâneo. Assim, este trabalho se dedica a promover a reflexão sobre o papel da Educação na prevenção ou promoção da barbárie. Qual o papel da educação frente à barbárie?
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