“Deus, modo de usar / Deus, modo de deitar fora": a tradição judaico-cristã em Adília Lopes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Karine Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28819
Resumo: A proposta desta tese é fazer uma leitura da obra poética de Adília Lopes em diálogo com a tradição judaico-cristã. Consideraremos a poesia da autora a partir de duas vertentes distintas e, a princípio, antagônicas: uma delas é a adesão a crenças e valores veiculados pelo cristianismo, enquanto a outra é a transgressão de personagens e preceitos veiculados por passagens bíblicas. Sendo assim, buscaremos mostrar como a poesia da autora, constantemente marcada pelo jogo de opostos, será capaz de aliar posicionamentos diferentes que convergem para uma mesma direção, a manifestação da fé. Buscamos contribuir, no campo dos estudos de poesia contemporânea portuguesa, para a leitura crítica da obra poética de Adília Lopes, principalmente a partir da sua relação com o discurso religioso, articulação ainda pouco examinada nas pesquisas e produções direcionadas à autora. Dessa maneira, refletiremos sobre os valores atrelados ao cristianismo, como a caridade, a bondade e a humildade, constantemente retomados pela poetisa para defender a sua postura redentora em prol dos mais fracos. Para o desenvolvimento do estudo, discutiremos acerca do conceito de intertextualidade e os diferentes modos de realizá-la, especificando aqueles que são mais encontrados na obra de Adília, sobretudo nos poemas que fazem referências à tradição judaico-cristã. Por destacarmos a intertextualidade lírico-religiosa, situaremos este trabalho na área da Teopoética, campo de estudos surgido na segunda metade do século XX e que aproxima Teologia e Literatura. Com esse contexto, teceremos considerações sobre a secularização e o estado do religioso na contemporaneidade, privilegiando o debate realizado pelo filósofo Gianni Vattimo, o qual defende o renascimento do religioso em um mundo secularizado. A discussão de Vattimo será crucial para o estabelecimento de um novo humanismo, alinhado religiosamente e imprescindível para a defesa de uma ética cristã.
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Buscamos contribuir, no campo dos estudos de poesia contemporânea portuguesa, para a leitura crítica da obra poética de Adília Lopes, principalmente a partir da sua relação com o discurso religioso, articulação ainda pouco examinada nas pesquisas e produções direcionadas à autora. Dessa maneira, refletiremos sobre os valores atrelados ao cristianismo, como a caridade, a bondade e a humildade, constantemente retomados pela poetisa para defender a sua postura redentora em prol dos mais fracos. Para o desenvolvimento do estudo, discutiremos acerca do conceito de intertextualidade e os diferentes modos de realizá-la, especificando aqueles que são mais encontrados na obra de Adília, sobretudo nos poemas que fazem referências à tradição judaico-cristã. Por destacarmos a intertextualidade lírico-religiosa, situaremos este trabalho na área da Teopoética, campo de estudos surgido na segunda metade do século XX e que aproxima Teologia e Literatura. Com esse contexto, teceremos considerações sobre a secularização e o estado do religioso na contemporaneidade, privilegiando o debate realizado pelo filósofo Gianni Vattimo, o qual defende o renascimento do religioso em um mundo secularizado. A discussão de Vattimo será crucial para o estabelecimento de um novo humanismo, alinhado religiosamente e imprescindível para a defesa de uma ética cristã.The purpose of this thesis is to read the poetic work of Adília Lopes in dialogue with the Judeo-Christian tradition. We will consider the author’s poetry from two distinct points of view and, at first, antagonistic angles: one of which is the adherence to beliefs and values conveyed by Christianity, while the other is the transgression of characters and precepts conveyed by biblical passages. As such, we will seek to show how the author's poetry, constantly marked by a play of opposites, will be able to combine different positions that converge in the same direction, the manifestation of faith. This thesis seeks to contribute, in the field of Portuguese contemporary po- etry studies, to a critical reading of Adília Lopes' poetic work, mainly from its relationship with religious discourse, an articulation little explored in research and productions directed at the au- thor. Therefore, we will reflect on the values linked to Christianity, such as charity, kindness and humility, repeatedly used by the poet to defend her redemptive posture in favor of the weak- est. For the development of this study, we will reflect on the concept of intertextuality and the different ways of realizing it, specifying those that are most found in Adília's work, especially in poems that refer to the Judeo-Christian tradition. By highlighting the lyrical-religious intertextu- ality, we will situate this research within the area of Theopoetics, a field of study that emerged in the second half of the 20th century and brings Theology and Literature together. Within this con- text, we will make considerations about secularization and the state of the religious in contempo- rary times, especially from the debate carried out by the philosopher Gianni Vattimo, who de- fends the rebirth of the religious even after the dissolution of metaphysics announced by Niet- zsche. Vattimo's discussion will be crucial for the establishment of a new humanism, religiously aligned and essential for the defense of Christian ethics.189 p.Alves, Ida Maria Santos FerreiraLopes, Marcio Cappelli AloSilvestre, Osvaldo ManuelLopes, Marcos AparecidoLopes, Marcos AparecidoMaffei, Luis Claudio de Sant’AnnaMaciel, Karine Ferreira2023-05-15T18:05:14Z2023-05-15T18:05:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMACIEL, Karine Ferreira. “Deus, modo de usar / Deus, modo de deitar fora": a tradição judaico-cristã em Adília Lopes. 2023. 189 f. 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