A voz das puérperas e suas demandas de cuidados em enfermagem: o estabelecimento de práticas assistenciais no alojamento conjunto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4567 |
Resumo: | A pesquisa foi descritiva e exploratória na qual se utilizou com método a pesquisaação no cenário do Hospital Central da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com 15 puérperas em sistema de alojamento conjunto (AC) na maternidade desta unidade de saúde. O objetivo geral foi conhecer, através das mulheres-mães, suas demandas de cuidar de enfermagem, tentando atender àquilo que emergiu de sua fala imediata. Assim, inicialmente se levantou as principais dúvidas das puérperas, construindo práticas educativas que atenderam às buscas das mulheres sobre o cuidado consigo mesma e com o recém-nascido. Posteriormente, se avaliou as estratégias e se as ações educativas atingiram suas necessidades imediatas. Respeitou-se, conforme Resolução CNS 196/96, o anonimato das pessoas as quais representam os registros, assim como as recomendações do Comitê de Ética em Pesquisa que analisará esse projeto. A atividade educativa deu-se através de diálogo, material ilustrativo, demonstração e escuta atentiva. Após a coleta dos dados para facilitar a análise e compreensão utilizou-se categorização das falas das mulheres com entrevista semi-estruturada pré-atividade educativa, elas foram: Dinamicidade emocional, amamentação, cuidados com o bebê, cuidados com o coto umbilical, pouca informação sobre o estado de saúde do bebê, sem dúvidas imediatas, autocuidado, planejamento familiar e rotina familiar. E após a atividade educativa fez-se uma entrevista para avaliar a eficácia da mesma através do nível de satisfação da mulher com a atividade realizada. Através da análise dos discursos mostrou-se quão grande é a importância do papel de educador do enfermeiro em Alojamento Conjunto, que ações educativas não têm sido prática comum devido acentuada demanda de clientes e que há necessidade de estratégias de educação individual, dialogada e singular para atender a demanda heterogênea das mulheres-mães. |
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A voz das puérperas e suas demandas de cuidados em enfermagem: o estabelecimento de práticas assistenciais no alojamento conjuntoEnfermeiroCuidadoAlojamento conjuntoPuérperasPuerpérioAlojamento conjuntoCuidados de enfermagemNurseCarePostpartum rooming-inA pesquisa foi descritiva e exploratória na qual se utilizou com método a pesquisaação no cenário do Hospital Central da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com 15 puérperas em sistema de alojamento conjunto (AC) na maternidade desta unidade de saúde. O objetivo geral foi conhecer, através das mulheres-mães, suas demandas de cuidar de enfermagem, tentando atender àquilo que emergiu de sua fala imediata. Assim, inicialmente se levantou as principais dúvidas das puérperas, construindo práticas educativas que atenderam às buscas das mulheres sobre o cuidado consigo mesma e com o recém-nascido. Posteriormente, se avaliou as estratégias e se as ações educativas atingiram suas necessidades imediatas. Respeitou-se, conforme Resolução CNS 196/96, o anonimato das pessoas as quais representam os registros, assim como as recomendações do Comitê de Ética em Pesquisa que analisará esse projeto. A atividade educativa deu-se através de diálogo, material ilustrativo, demonstração e escuta atentiva. Após a coleta dos dados para facilitar a análise e compreensão utilizou-se categorização das falas das mulheres com entrevista semi-estruturada pré-atividade educativa, elas foram: Dinamicidade emocional, amamentação, cuidados com o bebê, cuidados com o coto umbilical, pouca informação sobre o estado de saúde do bebê, sem dúvidas imediatas, autocuidado, planejamento familiar e rotina familiar. E após a atividade educativa fez-se uma entrevista para avaliar a eficácia da mesma através do nível de satisfação da mulher com a atividade realizada. Através da análise dos discursos mostrou-se quão grande é a importância do papel de educador do enfermeiro em Alojamento Conjunto, que ações educativas não têm sido prática comum devido acentuada demanda de clientes e que há necessidade de estratégias de educação individual, dialogada e singular para atender a demanda heterogênea das mulheres-mães.The research was descriptive and exploratory in which method was used with action research in the setting of the Central Hospital of the Military Police of Rio de Janeiro, with 15 postpartum rooming-in system in the maternity unit of health. The overall goal was to learn, through women-mothers, their demands for nursing care, trying to meet what has emerged from his speech immediately. Thus, initially raised the main questions of the mothers, building educational practices that responded to queries about the care of women with herself and the newborn. Subsequently, we assessed the strategies and educational activities achieved their immediate needs. Are respected, according to Resolution 196/96, the anonymity of the people who represent records, as well as the recommendations of the Ethics in Research that will examine the project. The educational activity was made through dialogue, illustrative material, demonstration and attentive listening. After collecting the data to facilitate analysis and understanding of categorization was used lines of women with pre-structured semieducational activity, they were emotional dynamics, breastfeeding, baby care, care for the umbilical stump, little information on the health of the baby, without immediate doubts, selfcare, family planning and family routine. And after the educational activity was made an interview to assess the effectiveness of the same level through the woman's satisfaction with the activity performed. Through discourse analysis showed how great is the importance of the role of nurse educator Rooming that educational activities have not been common practice due to strong customer demand and that there is need for strategies to individual education through dialogue and singular meet the demand of heterogeneous mothers.Ferreira, Helen CamposFerreira, Helen CamposValente, Geilsa Soraia CavalcantiBarreto, Ana Cláudia MateusSilva, Andréia Mari Guimarães Delgado Barbosa daFeitosa, Luciane de Oliveira2017-09-19T19:53:15Z2017-09-19T19:53:15Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFeitosa, Luciane de Oliveira. A voz das puérperas e suas demandas de cuidado em enfermagem: o estabelecimento de práticas assistenciais no alojamento conjunto. 2011. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2011.https://app.uff.br/riuff/handle/1/4567http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-23T18:52:20Zoai:app.uff.br:1/4567Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:16.714004Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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