Coloração total equilibrada no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13969
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo problematizar a ausência do tema teoria dos grafos no ensino médio. Para tanto, adotou-se como metodologia uma proposta de atividades envolvendo conceitos básicos de coloração total equilibrada de grafos bipartidos completos balanceados. A teoria dos grafos é uma área da matemática discreta que lida com a relação entre objetos de um determinado conjunto. O que fundamenta teoricamente este trabalho é a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas. Segundo tal metodologia, ensino, aprendizagem e avaliação são elementos que devem ocorrer simultaneamente nas aulas de matemática. As questões propostas foram contextualizadas de acordo com situações que podem ser vivenciadas por alunos do ensino médio ou qualquer outro cidadão comum que não seja necessariamente matemático. Tais questões envolvem distribuição de tarefas e agendamento de atividades. As conclusões obtidas foram de que o trabalho contribuiu tanto para a educação matemática, pela proposta inovadora para o ensino médio, quanto para o desenvolvimento científico do tema, pela submissão de artigo sobre o tema para congresso
id UFF-2_f5f93a3f3980aa3e5a837aa09111801e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13969
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Coloração total equilibrada no ensino médioColoração total equilibradaGrafos bipartidos completos balanceadosEducação matemáticaProposta de atividadesResolução de problemasEnsino de matemáticaTeoria dos grafosEnsino médioEquitable total coloringBipartite complete balanced graphsMathematics educationProposal of activities.Problem solvingO presente trabalho tem por objetivo problematizar a ausência do tema teoria dos grafos no ensino médio. Para tanto, adotou-se como metodologia uma proposta de atividades envolvendo conceitos básicos de coloração total equilibrada de grafos bipartidos completos balanceados. A teoria dos grafos é uma área da matemática discreta que lida com a relação entre objetos de um determinado conjunto. O que fundamenta teoricamente este trabalho é a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas. Segundo tal metodologia, ensino, aprendizagem e avaliação são elementos que devem ocorrer simultaneamente nas aulas de matemática. As questões propostas foram contextualizadas de acordo com situações que podem ser vivenciadas por alunos do ensino médio ou qualquer outro cidadão comum que não seja necessariamente matemático. Tais questões envolvem distribuição de tarefas e agendamento de atividades. As conclusões obtidas foram de que o trabalho contribuiu tanto para a educação matemática, pela proposta inovadora para o ensino médio, quanto para o desenvolvimento científico do tema, pela submissão de artigo sobre o tema para congressoThis study aims to problematize the absence of the subject graph theory in high school. For this purpose, a proposal of activities involving basic concepts of equitable total coloring of complete balanced bipartite graphs was adopted as methodology. Graph theory is a field of discrete mathematics that deals with the relationship among the objects of a given set. The methodology of teaching-learning-evaluation of mathematics through problem solving substantiates theoretically this study. According to this methodology, teaching, learning and evaluation are elements that must occur simultaneously in Mathematics classes. The questions posed were contextualized according to situations that may be experienced by high school students as well as any other ordinary citizen who is not necessarily a mathematician. Such questions involve distribution of tasks and scheduling of activities. The conclusions were that the work contributed not only for mathematics education, for the innovative proposal for high school, but also for the scientific development of the theme due to the submission of a peper on the subject to a conference. Keywords: Equitable Total Coloring. Bipartite Complete BalancedDantas, SimoneNobrega, Diana SasakiCarvalho Junior, Moisés TelesSilva, Anderson Gomes2020-06-19T13:55:31Z2020-06-19T13:55:31Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Anderson Gomes. Coloração total equilibrada no ensino médio. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13969Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-15T21:53:18Zoai:app.uff.br:1/13969Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-15T21:53:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Coloração total equilibrada no ensino médio
title Coloração total equilibrada no ensino médio
spellingShingle Coloração total equilibrada no ensino médio
Silva, Anderson Gomes
Coloração total equilibrada
Grafos bipartidos completos balanceados
Educação matemática
Proposta de atividades
Resolução de problemas
Ensino de matemática
Teoria dos grafos
Ensino médio
Equitable total coloring
Bipartite complete balanced graphs
Mathematics education
Proposal of activities.
Problem solving
title_short Coloração total equilibrada no ensino médio
title_full Coloração total equilibrada no ensino médio
title_fullStr Coloração total equilibrada no ensino médio
title_full_unstemmed Coloração total equilibrada no ensino médio
title_sort Coloração total equilibrada no ensino médio
author Silva, Anderson Gomes
author_facet Silva, Anderson Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas, Simone
Nobrega, Diana Sasaki
Carvalho Junior, Moisés Teles
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Coloração total equilibrada
Grafos bipartidos completos balanceados
Educação matemática
Proposta de atividades
Resolução de problemas
Ensino de matemática
Teoria dos grafos
Ensino médio
Equitable total coloring
Bipartite complete balanced graphs
Mathematics education
Proposal of activities.
Problem solving
topic Coloração total equilibrada
Grafos bipartidos completos balanceados
Educação matemática
Proposta de atividades
Resolução de problemas
Ensino de matemática
Teoria dos grafos
Ensino médio
Equitable total coloring
Bipartite complete balanced graphs
Mathematics education
Proposal of activities.
Problem solving
description O presente trabalho tem por objetivo problematizar a ausência do tema teoria dos grafos no ensino médio. Para tanto, adotou-se como metodologia uma proposta de atividades envolvendo conceitos básicos de coloração total equilibrada de grafos bipartidos completos balanceados. A teoria dos grafos é uma área da matemática discreta que lida com a relação entre objetos de um determinado conjunto. O que fundamenta teoricamente este trabalho é a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas. Segundo tal metodologia, ensino, aprendizagem e avaliação são elementos que devem ocorrer simultaneamente nas aulas de matemática. As questões propostas foram contextualizadas de acordo com situações que podem ser vivenciadas por alunos do ensino médio ou qualquer outro cidadão comum que não seja necessariamente matemático. Tais questões envolvem distribuição de tarefas e agendamento de atividades. As conclusões obtidas foram de que o trabalho contribuiu tanto para a educação matemática, pela proposta inovadora para o ensino médio, quanto para o desenvolvimento científico do tema, pela submissão de artigo sobre o tema para congresso
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-06-19T13:55:31Z
2020-06-19T13:55:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Anderson Gomes. Coloração total equilibrada no ensino médio. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13969
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SILVA, Anderson Gomes. Coloração total equilibrada no ensino médio. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135270123896832