Sistemas de recomendação e seu impacto na experiência do usuário: um estudo de caso da Amazon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carpilovsky, Luiza Dantas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27532
Resumo: O cenário atual é caracterizado pelo grande volume de informação disponibilizado aos usuários. Desse modo, os consumidores enfrentam dificuldades consideráveis na busca assertiva de produtos, uma vez que são expostos a uma quantidade significativa de itens e, por vezes, os mecanismos de busca não são eficientes. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo realizar recomendações pertinentes aos usuários. Nesse contexto, utilizou-se um dataset de eletrônicos da Amazon, contendo seus itens e avaliações. Para uma melhor compreensão, foi realizada uma análise descritiva dos dados. Com isso, busca-se compreender com maior nível de detalhes as avaliações (ratings) feitas pelos usuários, seus comportamentos e dados relativos aos produtos. Além disso, para analisar a relação item e usuário, foi utilizada a abordagem colaborativa, por meio da técnica Singular Value Decomposition. Como resultado, foi possível realizar recomendações de produtos pertinentes ao usuário baseando-se em peças similares às que o mesmo se interessou e, também, tendo como referência itens que os consumidores com comportamento parecido gostaram. Assim, tornou-se evidente a importância da adoção e utilização de sistemas de recomendação por empresas, já que impactam diretamente a experiência do usuário.
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