Um estudo sobre as lógicas de consumo na feira de alimentos orgânicos do campo São Bento, Icaraí, Niterói, RJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6664 |
Resumo: | Na década de 70 a agricultura orgânica passou a ganhar maior destaque no estado do Rio de Janeiro, com a visão de vida alternativa elaborada por moradores da Região Serrana, mostrando a insatisfação com o grau de contaminação dos alimentos. Passadas mais de quatro décadas, a produção e o consumo de alimentos orgânicos se fortaleceram e se ampliou significativamente o acesso a tais produtos. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi analisar a lógica que estrutura a decisão de comprar produtos orgânicos na Feira Orgânica do Campo São Bento e evidenciar a relação de confiabilidade entre produtores/vendedores e consumidores. Além de traçar o perfil dos entrevistados e os dividir em grupos. O estudo foi realizado por meio da aplicação de cinquenta (50) questionários junto aos consumidores da citada Feira. Os resultados da pesquisa apontam que a maior parte dos consumidores de orgânicos na feira do Campo de São Bento possuem acima de 55 anos, são do sexo feminino, moradores do bairro em que se localiza a feira, com nível de escolaridade elevado, e alguns problemas de saúde relacionados a própria idade. A feira, neste caso, constitui uma alternativa de alimentação saudável, livre agrotóxicos e de transgênicos. É também um ambiente propício ao estabelecimento de relações mais próximas entre os consumidores e agricultores, estimulando a economia regional e não prejudicando nem o meio ambiente nem aqueles que optam por se alimentar de produtos não processados/industrializados |
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Um estudo sobre as lógicas de consumo na feira de alimentos orgânicos do campo São Bento, Icaraí, Niterói, RJLógica de consumoAgricultura familiarOrgânicoFeiras livresAgricultura familiarAgricultura orgânica - aspecto socialFeira livreConsumoCampo de São Bento (Niterói, RJ)Consumption logicFamily farmingOrganicFree fairNa década de 70 a agricultura orgânica passou a ganhar maior destaque no estado do Rio de Janeiro, com a visão de vida alternativa elaborada por moradores da Região Serrana, mostrando a insatisfação com o grau de contaminação dos alimentos. Passadas mais de quatro décadas, a produção e o consumo de alimentos orgânicos se fortaleceram e se ampliou significativamente o acesso a tais produtos. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi analisar a lógica que estrutura a decisão de comprar produtos orgânicos na Feira Orgânica do Campo São Bento e evidenciar a relação de confiabilidade entre produtores/vendedores e consumidores. Além de traçar o perfil dos entrevistados e os dividir em grupos. O estudo foi realizado por meio da aplicação de cinquenta (50) questionários junto aos consumidores da citada Feira. Os resultados da pesquisa apontam que a maior parte dos consumidores de orgânicos na feira do Campo de São Bento possuem acima de 55 anos, são do sexo feminino, moradores do bairro em que se localiza a feira, com nível de escolaridade elevado, e alguns problemas de saúde relacionados a própria idade. A feira, neste caso, constitui uma alternativa de alimentação saudável, livre agrotóxicos e de transgênicos. É também um ambiente propício ao estabelecimento de relações mais próximas entre os consumidores e agricultores, estimulando a economia regional e não prejudicando nem o meio ambiente nem aqueles que optam por se alimentar de produtos não processados/industrializadosIn the 70's, organic agriculture arrived in the state of Rio de Janeiro, with the alternative life view elaborated by mountain dwellers, showing dissatisfaction with the degree of food contamination. The objective of the research is to verify the logic that structures the decision to buy organic products in a fair, and to highlight the relationship of reliability between producers / sellers and consumers. In addition to profiling respondents and dividing them into groups. The study was conducted through structured conversations with buyers of the São Bento Field Organic Fair. Fifty interviews were conducted among consumers. The results of the research indicate that the majority of organic consumers at the Campo de São Bento fair are over 55 years of age, female residents of the studied neighborhood, with a high educational level, and some health problems related to their own age. Fairs have emerged as an alternative form of transgenic food free in the current sphere. It is a way of creating closer and healthier relations between consumers and farmers, stimulating the regional economy and not harming the environment nor those who choose to feed on raw / industrialized productsOliveira, Valter Lúcio deTeló, FabrícioLeme, Alessandro AndreBrisolla, Isadora2018-06-12T14:46:32Z2018-06-12T14:46:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6664Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T22:05:34Zoai:app.uff.br:1/6664Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:44.999326Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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