Intervenções educativas sobre parasitoses intestinais aplicadas a escolares no Rio de Janeiro: checklist

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Letícia Telles Machado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29518
Resumo: A intervenção educativa compõe um grupo de atividades que podem ser aplicadas para escolares em diferentes espaços visando mediar informações de forma dinâmica e interativa. Estas atividades vêm cada vez mais sendo realizadas para mediar conteúdos de Ciências e Biologia relevantes na área da saúde, incluindo o tema de parasitos intestinais. Uma vez que estes agentes ainda apresentam elevada frequência em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Para ampliar as informações sobre esta temática, este estudo teve como objetivo analisar atividades de intervenções educativas como forma de mediar informações sobre parasitoses intestinais com escolares no estado do Rio de Janeiro. No primeiro momento, ou seja, entre janeiro à março de 2021, as obras referentes a temática foram recuperadas por meio de buscas em diferentes plataformas digitais com vários descritores. Logo depois, os títulos e resumos das obras passaram por uma leitura exploratória e estas foram então triadas de acordo com os critérios de inclusão. Posteriormente, foram analisadoso formato, as características gerais do estudo bem como o conteúdo de Parasitologia abordado. Todos os dados obtidos foram armazenados em planilhas do Microsoft Excel, sendo ao final, os mesmos apresentados de forma descritiva em frequências absolutas e relativas. Ao todo, foram recuperadas 19 obras nas quaisforam realizadas atividades de intervenções educativas entre 1987 à 2020, para mediar informações sobre parasitoses intestinais com escolares no Rio de Janeiro. No período analisado, o ano de 2017 foi o que apresentou maior número de obras recuperadas. Grande parte das obras incluídas nesse checklist eram artigos não indexados no Scielo e Pubmed (57,9%), cuja as atividades de intervenções educativas aplicadas em escolas públicas estaduais (47,3%), seguida pelas municipais (42,1%) e federais (15,8%) com alunos do ensinofundamental II (73,7%). A maioria (68,4%) dos estudos não apresentaram parecer favorável de Comitê de Ética em Pesquisa científica. De forma geral, um maior número de obras foi realizada em escolas localizadas na cidade do Rio de Janeiro, seguido por Niterói e Duque de Caxias. Mais de 70% das obras realizaram atividades de intervenção e avaliação de conhecimento por meio de questionários. Pode-se verificar também que a quantidade de atividades realizadas com escolares variou entre 1 a 11. No entanto, a maioria das obras (26,3%) realizaram somente uma atividade de intervenção educativa. O jogo foi a estratégia mais utilizada para mediar informações entre os escolares (68,4%), seguido por exposição de informações com banners ou cartazes/palestras com e sem slides (42,1%), oficina de lavagem/higienização de mãos (31,6%) e mostra de parasitos /exemplar/modelo do parasito (31,6%). Ao contabilizar os parasitos abordados pela quantidade de obras e pela quantidade de intervenções educativas, verificou-se que os parasitos intestinais mais abordados foram Ascaris lumbricoides, seguido por Giardia duodenalis. A partir dessas análises podemos verificar que as atividades de intervenções foram consideradas estratégias de ensino bastante interessantes e atrativas, que merecem ser cada vez mais utilizadas nas escolas e futuramente incluídas no currículo mínimo afim de tornar conteúdos de grande relevância na saúde pública, como as parasitoses intestinais, mais atraentes e interessantes.
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Para ampliar as informações sobre esta temática, este estudo teve como objetivo analisar atividades de intervenções educativas como forma de mediar informações sobre parasitoses intestinais com escolares no estado do Rio de Janeiro. No primeiro momento, ou seja, entre janeiro à março de 2021, as obras referentes a temática foram recuperadas por meio de buscas em diferentes plataformas digitais com vários descritores. Logo depois, os títulos e resumos das obras passaram por uma leitura exploratória e estas foram então triadas de acordo com os critérios de inclusão. Posteriormente, foram analisadoso formato, as características gerais do estudo bem como o conteúdo de Parasitologia abordado. Todos os dados obtidos foram armazenados em planilhas do Microsoft Excel, sendo ao final, os mesmos apresentados de forma descritiva em frequências absolutas e relativas. Ao todo, foram recuperadas 19 obras nas quaisforam realizadas atividades de intervenções educativas entre 1987 à 2020, para mediar informações sobre parasitoses intestinais com escolares no Rio de Janeiro. No período analisado, o ano de 2017 foi o que apresentou maior número de obras recuperadas. Grande parte das obras incluídas nesse checklist eram artigos não indexados no Scielo e Pubmed (57,9%), cuja as atividades de intervenções educativas aplicadas em escolas públicas estaduais (47,3%), seguida pelas municipais (42,1%) e federais (15,8%) com alunos do ensinofundamental II (73,7%). A maioria (68,4%) dos estudos não apresentaram parecer favorável de Comitê de Ética em Pesquisa científica. De forma geral, um maior número de obras foi realizada em escolas localizadas na cidade do Rio de Janeiro, seguido por Niterói e Duque de Caxias. Mais de 70% das obras realizaram atividades de intervenção e avaliação de conhecimento por meio de questionários. Pode-se verificar também que a quantidade de atividades realizadas com escolares variou entre 1 a 11. No entanto, a maioria das obras (26,3%) realizaram somente uma atividade de intervenção educativa. O jogo foi a estratégia mais utilizada para mediar informações entre os escolares (68,4%), seguido por exposição de informações com banners ou cartazes/palestras com e sem slides (42,1%), oficina de lavagem/higienização de mãos (31,6%) e mostra de parasitos /exemplar/modelo do parasito (31,6%). Ao contabilizar os parasitos abordados pela quantidade de obras e pela quantidade de intervenções educativas, verificou-se que os parasitos intestinais mais abordados foram Ascaris lumbricoides, seguido por Giardia duodenalis. A partir dessas análises podemos verificar que as atividades de intervenções foram consideradas estratégias de ensino bastante interessantes e atrativas, que merecem ser cada vez mais utilizadas nas escolas e futuramente incluídas no currículo mínimo afim de tornar conteúdos de grande relevância na saúde pública, como as parasitoses intestinais, mais atraentes e interessantes.The educational intervention is a group of activities that can be applied to students in different spaces in order to mediate information in a dynamic and interactive way. These activities are increasingly being carried out to mediate relevant Science and Biology content in the area of health, including the topic of intestinal parasites. Since these agents still present a high frequency in developing countries, as is the case of Brazil. To expand the information on this theme, this study aimed to analyze educational intervention activities as a way to mediate information on intestinal parasites with schoolchildren in the state of Rio de Janeiro. In the first moment, that is, between January and March 2021, the works related to the theme were recovered through searches on different digital platforms with various descriptors. Soon after, the titles and abstracts of the works underwent an exploratory reading and these were then screened according to the inclusion criteria. Subsequently, the format, the generalcharacteristics of the study as well as the content of Parasitology were analyzed. All data obtained were stored in Microsoft Excel spreadsheets, at the end of which they are presented descriptively in absolute and relative frequencies. Altogether 19 studies were recovered, in which educational intervention activities were carried out between 1987 to 2020, to mediate information on intestinal parasitosis with schoolchildren in Rio de Janeiro, with the year 2017 having the highest number of recovered studies. A large part of the studies included in this checklist were articles not indexed in Scielo and Pubmed (57.9%), which were applied in state (47.3%), followed by municipal (42.1%) and federal (15, 8%) public schools with elementary II school students (73.7%). The majority (68.4%) of the studies did not present a favorable opinion from the Ethics Committee in Scientific Research. In general, a greater number of studies were carried out in schools located in the city of Rio de Janeiro, followed by Niterói and Duque de Caxias. More than 70% of the studies carried out intervention activities and knowledge assessment through questionnaires. It can also be seen that the number of activitiescarried out with schoolchildren ranged from 1 to 11. However, most studies (26.3%) carried out only one educational intervention activity. The game was the most used strategy to mediate information among students (68.4%), followed by exposure of information with banners or posters/lectures with and without slides (42.1%), washing/hand hygiene workshop (31.6%) and shows parasites/specimen/model of the parasite (31.6%). When counting the parasites addressed by the number of works and the amount of educational interventions, it was found that the intestinal parasites most frequently addressed were Ascaris lumbricoides, followed by Giardia duodenalis. From these analyzes could verify that the intervention activities were considered very interesting and attractive teaching strategies, which deserve to be increasingly used in schools and in the future included in the minimum curriculum in orderto make contents of great relevance in public health, such as parasitic diseases intestinal, moreattractive and interesting.54 f..Barbosa, Alynne da SilvaDib, Laís VerdanArruda, Igor FalcoBastos, Augusto César Machado PereiraSilva, Letícia Telles Machado2023-07-28T14:21:11Z2023-07-28T14:21:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Letícia Telles Machado. Intervenções educativas sobre parasitoses intestinais aplicadas a escolares no Rio de Janeiro: checklist . 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29518CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-28T14:21:15Zoai:app.uff.br:1/29518Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:58.860168Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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