Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15938 |
Resumo: | Esta monografia tem por objetivo pensar e refletir sobre relações e vínculos no cotidiano da educação infantil, por meio de minhas narrativas como professora. Para realizar essa travessia, revisitei tanto aspectos teóricos-conceituais de minha formação, como leitura de documentos como as DCNEI (2010), TIRIBA (2018) entre outros, bem como os recortes das minhas experiências como professora em uma instituição privada de educação infantil em Niterói/RJ. Essa travessia, vivida no processo de imersão e estudo, me permitiu pensar os bebês e crianças pequenas como sujeitos ativos em seus fazeres, potentes em suas ações e que precisam ser respeitados como pessoas, levando em considerações ritmos singulares no espaço coletivo que é a escola |
id |
UFF-2_f708c1018a96977f6f9f5a7b9dc45803 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15938 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docenteEducação infantilBebêsCrianças pequenasRelaçõesVínculoOlhar sensívelEducação infantilPrimeira infânciaVínculo socialSensibilidadeEducación de la primera infanciaBebésNiños pequeñosRelacionesEnlaceMirada sensibleEsta monografia tem por objetivo pensar e refletir sobre relações e vínculos no cotidiano da educação infantil, por meio de minhas narrativas como professora. Para realizar essa travessia, revisitei tanto aspectos teóricos-conceituais de minha formação, como leitura de documentos como as DCNEI (2010), TIRIBA (2018) entre outros, bem como os recortes das minhas experiências como professora em uma instituição privada de educação infantil em Niterói/RJ. Essa travessia, vivida no processo de imersão e estudo, me permitiu pensar os bebês e crianças pequenas como sujeitos ativos em seus fazeres, potentes em suas ações e que precisam ser respeitados como pessoas, levando em considerações ritmos singulares no espaço coletivo que é a escolaEsta monografía tiene como objetivo pensar y reflexionar sobre las relaciones y los vínculos en la vida cotidiana de la educación de la primera infancia, a través de mis narraciones como maestra. Para hacer este viaje, revisé los aspectos teóricos y conceptuales de mi educación, como leer documentos como DCNEI (2010), TIRIBA (2018), entre otros, así como extractos de mis experiencias como docente en una institución privada de educación infantil en Niterói / RJ. Este viaje, experimentado en el proceso de inmersión y estudio, me permitió pensar en los bebés y niños pequeños como sujetos activos en sus actividades, poderosos en sus acciones y que deben ser respetados como personas, teniendo en cuenta ritmos únicos en el espacio colectivo que es la escuelaSalutto, NazarethRodrigues, Thaysa Alves Barbosa2020-11-15T18:16:38Z2020-11-15T18:16:38Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15938http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-19T19:07:15Zoai:app.uff.br:1/15938Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:14.502098Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente |
title |
Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente |
spellingShingle |
Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente Rodrigues, Thaysa Alves Barbosa Educação infantil Bebês Crianças pequenas Relações Vínculo Olhar sensível Educação infantil Primeira infância Vínculo social Sensibilidade Educación de la primera infancia Bebés Niños pequeños Relaciones Enlace Mirada sensible |
title_short |
Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente |
title_full |
Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente |
title_fullStr |
Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente |
title_full_unstemmed |
Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente |
title_sort |
Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente |
author |
Rodrigues, Thaysa Alves Barbosa |
author_facet |
Rodrigues, Thaysa Alves Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salutto, Nazareth |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Thaysa Alves Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Bebês Crianças pequenas Relações Vínculo Olhar sensível Educação infantil Primeira infância Vínculo social Sensibilidade Educación de la primera infancia Bebés Niños pequeños Relaciones Enlace Mirada sensible |
topic |
Educação infantil Bebês Crianças pequenas Relações Vínculo Olhar sensível Educação infantil Primeira infância Vínculo social Sensibilidade Educación de la primera infancia Bebés Niños pequeños Relaciones Enlace Mirada sensible |
description |
Esta monografia tem por objetivo pensar e refletir sobre relações e vínculos no cotidiano da educação infantil, por meio de minhas narrativas como professora. Para realizar essa travessia, revisitei tanto aspectos teóricos-conceituais de minha formação, como leitura de documentos como as DCNEI (2010), TIRIBA (2018) entre outros, bem como os recortes das minhas experiências como professora em uma instituição privada de educação infantil em Niterói/RJ. Essa travessia, vivida no processo de imersão e estudo, me permitiu pensar os bebês e crianças pequenas como sujeitos ativos em seus fazeres, potentes em suas ações e que precisam ser respeitados como pessoas, levando em considerações ritmos singulares no espaço coletivo que é a escola |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-15T18:16:38Z 2020-11-15T18:16:38Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15938 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823698462638080 |