Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Thaysa Alves Barbosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15938
Resumo: Esta monografia tem por objetivo pensar e refletir sobre relações e vínculos no cotidiano da educação infantil, por meio de minhas narrativas como professora. Para realizar essa travessia, revisitei tanto aspectos teóricos-conceituais de minha formação, como leitura de documentos como as DCNEI (2010), TIRIBA (2018) entre outros, bem como os recortes das minhas experiências como professora em uma instituição privada de educação infantil em Niterói/RJ. Essa travessia, vivida no processo de imersão e estudo, me permitiu pensar os bebês e crianças pequenas como sujeitos ativos em seus fazeres, potentes em suas ações e que precisam ser respeitados como pessoas, levando em considerações ritmos singulares no espaço coletivo que é a escola
id UFF-2_f708c1018a96977f6f9f5a7b9dc45803
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15938
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docenteEducação infantilBebêsCrianças pequenasRelaçõesVínculoOlhar sensívelEducação infantilPrimeira infânciaVínculo socialSensibilidadeEducación de la primera infanciaBebésNiños pequeñosRelacionesEnlaceMirada sensibleEsta monografia tem por objetivo pensar e refletir sobre relações e vínculos no cotidiano da educação infantil, por meio de minhas narrativas como professora. Para realizar essa travessia, revisitei tanto aspectos teóricos-conceituais de minha formação, como leitura de documentos como as DCNEI (2010), TIRIBA (2018) entre outros, bem como os recortes das minhas experiências como professora em uma instituição privada de educação infantil em Niterói/RJ. Essa travessia, vivida no processo de imersão e estudo, me permitiu pensar os bebês e crianças pequenas como sujeitos ativos em seus fazeres, potentes em suas ações e que precisam ser respeitados como pessoas, levando em considerações ritmos singulares no espaço coletivo que é a escolaEsta monografía tiene como objetivo pensar y reflexionar sobre las relaciones y los vínculos en la vida cotidiana de la educación de la primera infancia, a través de mis narraciones como maestra. Para hacer este viaje, revisé los aspectos teóricos y conceptuales de mi educación, como leer documentos como DCNEI (2010), TIRIBA (2018), entre otros, así como extractos de mis experiencias como docente en una institución privada de educación infantil en Niterói / RJ. Este viaje, experimentado en el proceso de inmersión y estudio, me permitió pensar en los bebés y niños pequeños como sujetos activos en sus actividades, poderosos en sus acciones y que deben ser respetados como personas, teniendo en cuenta ritmos únicos en el espacio colectivo que es la escuelaSalutto, NazarethRodrigues, Thaysa Alves Barbosa2020-11-15T18:16:38Z2020-11-15T18:16:38Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15938http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-19T19:07:15Zoai:app.uff.br:1/15938Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:14.502098Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente
title Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente
spellingShingle Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente
Rodrigues, Thaysa Alves Barbosa
Educação infantil
Bebês
Crianças pequenas
Relações
Vínculo
Olhar sensível
Educação infantil
Primeira infância
Vínculo social
Sensibilidade
Educación de la primera infancia
Bebés
Niños pequeños
Relaciones
Enlace
Mirada sensible
title_short Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente
title_full Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente
title_fullStr Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente
title_full_unstemmed Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente
title_sort Práticas no cotidiano da educação infantil: relações, vínculo e olhar sensível em uma narrativa docente
author Rodrigues, Thaysa Alves Barbosa
author_facet Rodrigues, Thaysa Alves Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salutto, Nazareth
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Thaysa Alves Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Bebês
Crianças pequenas
Relações
Vínculo
Olhar sensível
Educação infantil
Primeira infância
Vínculo social
Sensibilidade
Educación de la primera infancia
Bebés
Niños pequeños
Relaciones
Enlace
Mirada sensible
topic Educação infantil
Bebês
Crianças pequenas
Relações
Vínculo
Olhar sensível
Educação infantil
Primeira infância
Vínculo social
Sensibilidade
Educación de la primera infancia
Bebés
Niños pequeños
Relaciones
Enlace
Mirada sensible
description Esta monografia tem por objetivo pensar e refletir sobre relações e vínculos no cotidiano da educação infantil, por meio de minhas narrativas como professora. Para realizar essa travessia, revisitei tanto aspectos teóricos-conceituais de minha formação, como leitura de documentos como as DCNEI (2010), TIRIBA (2018) entre outros, bem como os recortes das minhas experiências como professora em uma instituição privada de educação infantil em Niterói/RJ. Essa travessia, vivida no processo de imersão e estudo, me permitiu pensar os bebês e crianças pequenas como sujeitos ativos em seus fazeres, potentes em suas ações e que precisam ser respeitados como pessoas, levando em considerações ritmos singulares no espaço coletivo que é a escola
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-15T18:16:38Z
2020-11-15T18:16:38Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15938
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823698462638080