Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28566 |
Resumo: | A partir do interesse por conceitos de aprendizagem e matemática significativa, a T eoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel é a fundamentação para este estudo aplicado em duas propostas de sequências didáticas em conteúdos matemáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na teoria de Ausubel o conhecimento existente na estrutura do conhecimento é o elemento essencial para que seja possível uma aprendizagem significativa. A primeira sequência envolve predominantemente os critérios de divisibilidade e a segunda, o conteúdo de simetrias de reflexão, rotação e translação, onde sua organização compreende um questionário pré-teste para determinar as subsunções, um conjunto de atividades relacionando-as com a teoria mencionada e um formulário pós-teste. Os mapas conceituais foram utilizados para representar relações significativas e mostraram-se importantes para a teoria, devido a característica de poder auxiliar os estudantes na organização didática. Além de uma breve introdução dos principais conceitos relacionados a Teoria de Ausubel e sua abordagem nas publicações nacionais e nos livros didáticos do PNLD, que foram as referências para esta pesquisa |
id |
UFF-2_f70d60117c20ee8694ffb8c6b6ea7ebd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28566 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental.Aprendizagem SignificativaEnsino de MatemáticaEnsino fundamentalMetodologia educacionalMeaningful learningA partir do interesse por conceitos de aprendizagem e matemática significativa, a T eoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel é a fundamentação para este estudo aplicado em duas propostas de sequências didáticas em conteúdos matemáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na teoria de Ausubel o conhecimento existente na estrutura do conhecimento é o elemento essencial para que seja possível uma aprendizagem significativa. A primeira sequência envolve predominantemente os critérios de divisibilidade e a segunda, o conteúdo de simetrias de reflexão, rotação e translação, onde sua organização compreende um questionário pré-teste para determinar as subsunções, um conjunto de atividades relacionando-as com a teoria mencionada e um formulário pós-teste. Os mapas conceituais foram utilizados para representar relações significativas e mostraram-se importantes para a teoria, devido a característica de poder auxiliar os estudantes na organização didática. Além de uma breve introdução dos principais conceitos relacionados a Teoria de Ausubel e sua abordagem nas publicações nacionais e nos livros didáticos do PNLD, que foram as referências para esta pesquisaFrom the interest in concepts of learning and meaningful mathematics, David Ausubel’ s Theory of Meaningful Learning is the foundation for this study applied in two proposals of didactic sequences in mathematical contents of the Final Y ears of Elementary School. In Ausubel's theory , the existing background in the knowledge structure is the essential element for meaningful learning to be possible. The first sequence predominantly involves the divisibility criteria and the second, the content of reflection, rotation and translation synmetries, where its organization comprises a pre-test questionnaire to determine the subsunsors, a set of activities relating them to the referred theory and a post-test form. Concept maps were used to represent meaningful relationships and proved to be important for the theory , due to the characteristic of being able to help students in the didactic organization. In addition to a brief introduction of the main concepts related to Theory and its approach in national publications and PNLD textbooks, which were the references for this research.139 f.Pesco, Dirce UesoAbdon, Miriam Del MilagroMerlo, Leando ColauRezende, Julia Lobato2023-04-19T19:30:22Z2023-04-19T19:30:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREZENDE, Julia Lobato. Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 139 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28566CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-19T19:30:26Zoai:app.uff.br:1/28566Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:20.353872Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental. |
title |
Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental. |
spellingShingle |
Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental. Rezende, Julia Lobato Aprendizagem Significativa Ensino de Matemática Ensino fundamental Metodologia educacional Meaningful learning |
title_short |
Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental. |
title_full |
Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental. |
title_fullStr |
Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental. |
title_sort |
Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental. |
author |
Rezende, Julia Lobato |
author_facet |
Rezende, Julia Lobato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pesco, Dirce Ueso Abdon, Miriam Del Milagro Merlo, Leando Colau |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Julia Lobato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Significativa Ensino de Matemática Ensino fundamental Metodologia educacional Meaningful learning |
topic |
Aprendizagem Significativa Ensino de Matemática Ensino fundamental Metodologia educacional Meaningful learning |
description |
A partir do interesse por conceitos de aprendizagem e matemática significativa, a T eoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel é a fundamentação para este estudo aplicado em duas propostas de sequências didáticas em conteúdos matemáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na teoria de Ausubel o conhecimento existente na estrutura do conhecimento é o elemento essencial para que seja possível uma aprendizagem significativa. A primeira sequência envolve predominantemente os critérios de divisibilidade e a segunda, o conteúdo de simetrias de reflexão, rotação e translação, onde sua organização compreende um questionário pré-teste para determinar as subsunções, um conjunto de atividades relacionando-as com a teoria mencionada e um formulário pós-teste. Os mapas conceituais foram utilizados para representar relações significativas e mostraram-se importantes para a teoria, devido a característica de poder auxiliar os estudantes na organização didática. Além de uma breve introdução dos principais conceitos relacionados a Teoria de Ausubel e sua abordagem nas publicações nacionais e nos livros didáticos do PNLD, que foram as referências para esta pesquisa |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-19T19:30:22Z 2023-04-19T19:30:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REZENDE, Julia Lobato. Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 139 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/28566 |
identifier_str_mv |
REZENDE, Julia Lobato. Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 139 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823593932193792 |