Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Julia Lobato
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28566
Resumo: A partir do interesse por conceitos de aprendizagem e matemática significativa, a T eoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel é a fundamentação para este estudo aplicado em duas propostas de sequências didáticas em conteúdos matemáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na teoria de Ausubel o conhecimento existente na estrutura do conhecimento é o elemento essencial para que seja possível uma aprendizagem significativa. A primeira sequência envolve predominantemente os critérios de divisibilidade e a segunda, o conteúdo de simetrias de reflexão, rotação e translação, onde sua organização compreende um questionário pré-teste para determinar as subsunções, um conjunto de atividades relacionando-as com a teoria mencionada e um formulário pós-teste. Os mapas conceituais foram utilizados para representar relações significativas e mostraram-se importantes para a teoria, devido a característica de poder auxiliar os estudantes na organização didática. Além de uma breve introdução dos principais conceitos relacionados a Teoria de Ausubel e sua abordagem nas publicações nacionais e nos livros didáticos do PNLD, que foram as referências para esta pesquisa
id UFF-2_f70d60117c20ee8694ffb8c6b6ea7ebd
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28566
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental.Aprendizagem SignificativaEnsino de MatemáticaEnsino fundamentalMetodologia educacionalMeaningful learningA partir do interesse por conceitos de aprendizagem e matemática significativa, a T eoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel é a fundamentação para este estudo aplicado em duas propostas de sequências didáticas em conteúdos matemáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na teoria de Ausubel o conhecimento existente na estrutura do conhecimento é o elemento essencial para que seja possível uma aprendizagem significativa. A primeira sequência envolve predominantemente os critérios de divisibilidade e a segunda, o conteúdo de simetrias de reflexão, rotação e translação, onde sua organização compreende um questionário pré-teste para determinar as subsunções, um conjunto de atividades relacionando-as com a teoria mencionada e um formulário pós-teste. Os mapas conceituais foram utilizados para representar relações significativas e mostraram-se importantes para a teoria, devido a característica de poder auxiliar os estudantes na organização didática. Além de uma breve introdução dos principais conceitos relacionados a Teoria de Ausubel e sua abordagem nas publicações nacionais e nos livros didáticos do PNLD, que foram as referências para esta pesquisaFrom the interest in concepts of learning and meaningful mathematics, David Ausubel’ s Theory of Meaningful Learning is the foundation for this study applied in two proposals of didactic sequences in mathematical contents of the Final Y ears of Elementary School. In Ausubel's theory , the existing background in the knowledge structure is the essential element for meaningful learning to be possible. The first sequence predominantly involves the divisibility criteria and the second, the content of reflection, rotation and translation synmetries, where its organization comprises a pre-test questionnaire to determine the subsunsors, a set of activities relating them to the referred theory and a post-test form. Concept maps were used to represent meaningful relationships and proved to be important for the theory , due to the characteristic of being able to help students in the didactic organization. In addition to a brief introduction of the main concepts related to Theory and its approach in national publications and PNLD textbooks, which were the references for this research.139 f.Pesco, Dirce UesoAbdon, Miriam Del MilagroMerlo, Leando ColauRezende, Julia Lobato2023-04-19T19:30:22Z2023-04-19T19:30:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREZENDE, Julia Lobato. Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 139 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28566CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-19T19:30:26Zoai:app.uff.br:1/28566Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:20.353872Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental.
title Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental.
spellingShingle Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental.
Rezende, Julia Lobato
Aprendizagem Significativa
Ensino de Matemática
Ensino fundamental
Metodologia educacional
Meaningful learning
title_short Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental.
title_full Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental.
title_fullStr Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental.
title_sort Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental.
author Rezende, Julia Lobato
author_facet Rezende, Julia Lobato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pesco, Dirce Ueso
Abdon, Miriam Del Milagro
Merlo, Leando Colau
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Julia Lobato
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Significativa
Ensino de Matemática
Ensino fundamental
Metodologia educacional
Meaningful learning
topic Aprendizagem Significativa
Ensino de Matemática
Ensino fundamental
Metodologia educacional
Meaningful learning
description A partir do interesse por conceitos de aprendizagem e matemática significativa, a T eoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel é a fundamentação para este estudo aplicado em duas propostas de sequências didáticas em conteúdos matemáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na teoria de Ausubel o conhecimento existente na estrutura do conhecimento é o elemento essencial para que seja possível uma aprendizagem significativa. A primeira sequência envolve predominantemente os critérios de divisibilidade e a segunda, o conteúdo de simetrias de reflexão, rotação e translação, onde sua organização compreende um questionário pré-teste para determinar as subsunções, um conjunto de atividades relacionando-as com a teoria mencionada e um formulário pós-teste. Os mapas conceituais foram utilizados para representar relações significativas e mostraram-se importantes para a teoria, devido a característica de poder auxiliar os estudantes na organização didática. Além de uma breve introdução dos principais conceitos relacionados a Teoria de Ausubel e sua abordagem nas publicações nacionais e nos livros didáticos do PNLD, que foram as referências para esta pesquisa
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-19T19:30:22Z
2023-04-19T19:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REZENDE, Julia Lobato. Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 139 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28566
identifier_str_mv REZENDE, Julia Lobato. Proposta de atividades de aprendizagem significativa em Matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 139 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823593932193792