Comunicação uberizada: as estratégias de propaganda nos trabalhos mediados por plataformas digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31954 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é promover uma reflexão crítica sobre as diversas formas de comunicação empregadas no contexto da precarização do trabalho em plataformas digitais, com delimitação principalmente na Uber e iFood, buscando demonstrar o caráter tendencioso empregado na publicidade destas. O trabalho foi produzido através da revisão de literatura sobre o tema, além de contar com estudo de caso específico ao final. A hipótese que move a monografia é a de que, para permitir a expansão da precarização no mundo do trabalho, existem processos de cooptação da classe trabalhadora, através da publicidade e discursos neoliberais ao redor da temática das plataformas digitais. |
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Comunicação uberizada: as estratégias de propaganda nos trabalhos mediados por plataformas digitaisUberizaçãoTrabalho precarizadoPlataformas digitaisTrabalho digitalPrecarização do trabalhoTecnologia da informaçãoReforma trabalhistaUberizationPrecarious workDigital platformsDigital laborO objetivo do trabalho é promover uma reflexão crítica sobre as diversas formas de comunicação empregadas no contexto da precarização do trabalho em plataformas digitais, com delimitação principalmente na Uber e iFood, buscando demonstrar o caráter tendencioso empregado na publicidade destas. O trabalho foi produzido através da revisão de literatura sobre o tema, além de contar com estudo de caso específico ao final. A hipótese que move a monografia é a de que, para permitir a expansão da precarização no mundo do trabalho, existem processos de cooptação da classe trabalhadora, através da publicidade e discursos neoliberais ao redor da temática das plataformas digitais.The goal of this work is to promote a critical reflection on the various forms of communication implicated in the context of labor precarization in digital platforms, with a particular focus on Uber and iFood, aiming to demonstrate the biased nature employed in their advertising. The work was produced through a literature review on the topic, as well as a specific case study at the end. The hypothesis driving this monograph is that in order to facilitate the expansion of labor precarization in the world of work, there are processes of co-optation of the working class through advertising and neoliberal discourses surrounding the digital platforms theme.55 p.Atem, Guilherme NeryBastos , Pablo NavarreteSaldanha, Patrícia GonçalvesOliveira, Thiago Farias Gonçalves de2024-01-17T15:43:56Z2024-01-17T15:43:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31954CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-17T15:43:59Zoai:app.uff.br:1/31954Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:48.711716Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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