Comunicação uberizada: as estratégias de propaganda nos trabalhos mediados por plataformas digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thiago Farias Gonçalves de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31954
Resumo: O objetivo do trabalho é promover uma reflexão crítica sobre as diversas formas de comunicação empregadas no contexto da precarização do trabalho em plataformas digitais, com delimitação principalmente na Uber e iFood, buscando demonstrar o caráter tendencioso empregado na publicidade destas. O trabalho foi produzido através da revisão de literatura sobre o tema, além de contar com estudo de caso específico ao final. A hipótese que move a monografia é a de que, para permitir a expansão da precarização no mundo do trabalho, existem processos de cooptação da classe trabalhadora, através da publicidade e discursos neoliberais ao redor da temática das plataformas digitais.
id UFF-2_f78e3f63ddb1cdd41f84084d08cd1bb3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31954
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Comunicação uberizada: as estratégias de propaganda nos trabalhos mediados por plataformas digitaisUberizaçãoTrabalho precarizadoPlataformas digitaisTrabalho digitalPrecarização do trabalhoTecnologia da informaçãoReforma trabalhistaUberizationPrecarious workDigital platformsDigital laborO objetivo do trabalho é promover uma reflexão crítica sobre as diversas formas de comunicação empregadas no contexto da precarização do trabalho em plataformas digitais, com delimitação principalmente na Uber e iFood, buscando demonstrar o caráter tendencioso empregado na publicidade destas. O trabalho foi produzido através da revisão de literatura sobre o tema, além de contar com estudo de caso específico ao final. A hipótese que move a monografia é a de que, para permitir a expansão da precarização no mundo do trabalho, existem processos de cooptação da classe trabalhadora, através da publicidade e discursos neoliberais ao redor da temática das plataformas digitais.The goal of this work is to promote a critical reflection on the various forms of communication implicated in the context of labor precarization in digital platforms, with a particular focus on Uber and iFood, aiming to demonstrate the biased nature employed in their advertising. The work was produced through a literature review on the topic, as well as a specific case study at the end. The hypothesis driving this monograph is that in order to facilitate the expansion of labor precarization in the world of work, there are processes of co-optation of the working class through advertising and neoliberal discourses surrounding the digital platforms theme.55 p.Atem, Guilherme NeryBastos , Pablo NavarreteSaldanha, Patrícia GonçalvesOliveira, Thiago Farias Gonçalves de2024-01-17T15:43:56Z2024-01-17T15:43:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31954CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-17T15:43:59Zoai:app.uff.br:1/31954Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:48.711716Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação uberizada: as estratégias de propaganda nos trabalhos mediados por plataformas digitais
title Comunicação uberizada: as estratégias de propaganda nos trabalhos mediados por plataformas digitais
spellingShingle Comunicação uberizada: as estratégias de propaganda nos trabalhos mediados por plataformas digitais
Oliveira, Thiago Farias Gonçalves de
Uberização
Trabalho precarizado
Plataformas digitais
Trabalho digital
Precarização do trabalho
Tecnologia da informação
Reforma trabalhista
Uberization
Precarious work
Digital platforms
Digital labor
title_short Comunicação uberizada: as estratégias de propaganda nos trabalhos mediados por plataformas digitais
title_full Comunicação uberizada: as estratégias de propaganda nos trabalhos mediados por plataformas digitais
title_fullStr Comunicação uberizada: as estratégias de propaganda nos trabalhos mediados por plataformas digitais
title_full_unstemmed Comunicação uberizada: as estratégias de propaganda nos trabalhos mediados por plataformas digitais
title_sort Comunicação uberizada: as estratégias de propaganda nos trabalhos mediados por plataformas digitais
author Oliveira, Thiago Farias Gonçalves de
author_facet Oliveira, Thiago Farias Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Atem, Guilherme Nery
Bastos , Pablo Navarrete
Saldanha, Patrícia Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thiago Farias Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Uberização
Trabalho precarizado
Plataformas digitais
Trabalho digital
Precarização do trabalho
Tecnologia da informação
Reforma trabalhista
Uberization
Precarious work
Digital platforms
Digital labor
topic Uberização
Trabalho precarizado
Plataformas digitais
Trabalho digital
Precarização do trabalho
Tecnologia da informação
Reforma trabalhista
Uberization
Precarious work
Digital platforms
Digital labor
description O objetivo do trabalho é promover uma reflexão crítica sobre as diversas formas de comunicação empregadas no contexto da precarização do trabalho em plataformas digitais, com delimitação principalmente na Uber e iFood, buscando demonstrar o caráter tendencioso empregado na publicidade destas. O trabalho foi produzido através da revisão de literatura sobre o tema, além de contar com estudo de caso específico ao final. A hipótese que move a monografia é a de que, para permitir a expansão da precarização no mundo do trabalho, existem processos de cooptação da classe trabalhadora, através da publicidade e discursos neoliberais ao redor da temática das plataformas digitais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-17T15:43:56Z
2024-01-17T15:43:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/31954
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823572234010624