“Este ano resolvi ser radical, resolvi trabalhar só com leitura”: a fala do professor de espanhol sobre o seu trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11123 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo, a partir de uma visão dialógica de linguagem (BAKHTIN,2003) e dos estudos sobre o trabalho, especialmente, a Ergologia (SCHWARTZ, 2002), analisar a fala de um professor de espanhol acerca do seu ofício, em especial para verificar de que forma as prescrições e autoprescrições sobre o ensino da leitura nela aparecem. Para tal, foram realizadas entrevistas por meio das quais verificou-se de que maneira os prescritos educativos, particularmente, os do âmbito federal, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), propõem o ensino de língua estrangeira visando à formação de um cidadão crítico, e de que maneira o professor sujeito da pesquisa, por meio de suas experiências e valores, estabelece a sua maneira de realizar o que foi prescrito. Além disso, buscou-se verificar de que forma o docente verbaliza antes e após a atividade as autoprescrições para seu trabalho. Os resultados das análises nos possibilitam perceber como as prescrições e as autoprescrições permeiam a atividade docente, além de revelar a maneira como o professor se investe no seu trabalho |
id |
UFF-2_f7af9dd1e1ba89867d29915fb3d88dcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11123 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
“Este ano resolvi ser radical, resolvi trabalhar só com leitura”: a fala do professor de espanhol sobre o seu trabalhoTrabalho docenteEnsino de espanholLeituraPrescriçõesEnsino da língua espanholaLeituraPrática pedagógicaTrabajo docenteEnseñanza de españolLecturaPrescripcionesEste estudo tem como objetivo, a partir de uma visão dialógica de linguagem (BAKHTIN,2003) e dos estudos sobre o trabalho, especialmente, a Ergologia (SCHWARTZ, 2002), analisar a fala de um professor de espanhol acerca do seu ofício, em especial para verificar de que forma as prescrições e autoprescrições sobre o ensino da leitura nela aparecem. Para tal, foram realizadas entrevistas por meio das quais verificou-se de que maneira os prescritos educativos, particularmente, os do âmbito federal, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), propõem o ensino de língua estrangeira visando à formação de um cidadão crítico, e de que maneira o professor sujeito da pesquisa, por meio de suas experiências e valores, estabelece a sua maneira de realizar o que foi prescrito. Além disso, buscou-se verificar de que forma o docente verbaliza antes e após a atividade as autoprescrições para seu trabalho. Os resultados das análises nos possibilitam perceber como as prescrições e as autoprescrições permeiam a atividade docente, além de revelar a maneira como o professor se investe no seu trabalhoEste estudio objetiva, a partir de una visión dialógica del lenguaje (BAKHTIN, 2003) y de los estudios sobre el trabajo, especialmente la Ergología (Schwartz, 2002), analizar el habla de un profesor de español como lengua extranjera acerca de su trabajo, en especial para comprobar de qué manera las prescripciones y las auto prescripciones aparecen en el habla. Con este objetivo se realizaron entrevistas con las que se comprobó cómo las prescripciones educativas, particularmente, las de ámbito federal, como los Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), proponen la enseñanza de lengua extranjera con el objetivo de formar un ciudadano crítico, e identificar cómo el profesor sujeto de la investigación, a través de sus experiencias y valores, establece su manera de realizar lo que le fue prescrito. Además, se buscó verificar de que manera el docente verbaliza antes y después de la actividad las auto prescripciones para su trabajo. Los resultados del análisis nos permiten comprender cómo las prescripciones y las auto prescripciones impregnan la actividad docente, además de revelar cómo el profesor se constituye en su trabajo101 f.Freitas, Luciana Maria Almeida deDaher, Del CarmenSant’Anna, Vera Lúcia de AlbuquerqueAlmeida, Ricardo Luiz Teixeira deFreitas, Adriana Maria Almeida deBandeira, Kelly Cristina da Silva2019-09-06T18:06:38Z2019-09-06T18:06:38Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11123openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-09T22:47:53Zoai:app.uff.br:1/11123Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:24.552859Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Este ano resolvi ser radical, resolvi trabalhar só com leitura”: a fala do professor de espanhol sobre o seu trabalho |
title |
“Este ano resolvi ser radical, resolvi trabalhar só com leitura”: a fala do professor de espanhol sobre o seu trabalho |
spellingShingle |
“Este ano resolvi ser radical, resolvi trabalhar só com leitura”: a fala do professor de espanhol sobre o seu trabalho Bandeira, Kelly Cristina da Silva Trabalho docente Ensino de espanhol Leitura Prescrições Ensino da língua espanhola Leitura Prática pedagógica Trabajo docente Enseñanza de español Lectura Prescripciones |
title_short |
“Este ano resolvi ser radical, resolvi trabalhar só com leitura”: a fala do professor de espanhol sobre o seu trabalho |
title_full |
“Este ano resolvi ser radical, resolvi trabalhar só com leitura”: a fala do professor de espanhol sobre o seu trabalho |
title_fullStr |
“Este ano resolvi ser radical, resolvi trabalhar só com leitura”: a fala do professor de espanhol sobre o seu trabalho |
title_full_unstemmed |
“Este ano resolvi ser radical, resolvi trabalhar só com leitura”: a fala do professor de espanhol sobre o seu trabalho |
title_sort |
“Este ano resolvi ser radical, resolvi trabalhar só com leitura”: a fala do professor de espanhol sobre o seu trabalho |
author |
Bandeira, Kelly Cristina da Silva |
author_facet |
Bandeira, Kelly Cristina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Luciana Maria Almeida de Daher, Del Carmen Sant’Anna, Vera Lúcia de Albuquerque Almeida, Ricardo Luiz Teixeira de Freitas, Adriana Maria Almeida de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira, Kelly Cristina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Ensino de espanhol Leitura Prescrições Ensino da língua espanhola Leitura Prática pedagógica Trabajo docente Enseñanza de español Lectura Prescripciones |
topic |
Trabalho docente Ensino de espanhol Leitura Prescrições Ensino da língua espanhola Leitura Prática pedagógica Trabajo docente Enseñanza de español Lectura Prescripciones |
description |
Este estudo tem como objetivo, a partir de uma visão dialógica de linguagem (BAKHTIN,2003) e dos estudos sobre o trabalho, especialmente, a Ergologia (SCHWARTZ, 2002), analisar a fala de um professor de espanhol acerca do seu ofício, em especial para verificar de que forma as prescrições e autoprescrições sobre o ensino da leitura nela aparecem. Para tal, foram realizadas entrevistas por meio das quais verificou-se de que maneira os prescritos educativos, particularmente, os do âmbito federal, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), propõem o ensino de língua estrangeira visando à formação de um cidadão crítico, e de que maneira o professor sujeito da pesquisa, por meio de suas experiências e valores, estabelece a sua maneira de realizar o que foi prescrito. Além disso, buscou-se verificar de que forma o docente verbaliza antes e após a atividade as autoprescrições para seu trabalho. Os resultados das análises nos possibilitam perceber como as prescrições e as autoprescrições permeiam a atividade docente, além de revelar a maneira como o professor se investe no seu trabalho |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-09-06T18:06:38Z 2019-09-06T18:06:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11123 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823594464870400 |