Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10420 |
Resumo: | Estudos vêm sendo realizados visando contribuir para a melhoria da aprendizagem da disciplina física em nível de educação básica por meio de metodologias ativas de ensino. Este trabalho propõe a utilização da aprendizagem baseada em projetos como método de ensino com vistas a estimular a alfabetização científica de alunos ingressantes no ensino médio de uma escola pública.da rede estadual de ensino. Para tanto foi desenvolvida uma sequência didática que propôs aos alunos divididos em equipes a construção de um lançador de projetil, a execução de testes e explicação cientifica de seu funcionamento a comunidade escolar. A argumentação científica dos alunos foi analisada segundo o modelo de Toulmin e o grau de alfabetização científica por meio do modelo de Sasseron e Carvalho. Os resultados qualitativos apontam um grande envolvimento dos alunos nas atividades do projeto e aumento da motivação para aprender. Concluímos que o uso de uma metodologia ativa no ensino de física contribui para a alfabetização científica dos alunos promovendo uma maior integração dos alunos as atividades escolares |
id |
UFF-2_f83a7bbda8a04717422cd199dfea8495 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/10420 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médioProjetil throw and project-based learning like stimulation elements of scientific literacy in high school studentsEnsino de físicaAprendizagem baseada em projetosEnsino médioEnsino de físicaProjetoAprendizagemPhysics educationProject-based learningHigh schoolEstudos vêm sendo realizados visando contribuir para a melhoria da aprendizagem da disciplina física em nível de educação básica por meio de metodologias ativas de ensino. Este trabalho propõe a utilização da aprendizagem baseada em projetos como método de ensino com vistas a estimular a alfabetização científica de alunos ingressantes no ensino médio de uma escola pública.da rede estadual de ensino. Para tanto foi desenvolvida uma sequência didática que propôs aos alunos divididos em equipes a construção de um lançador de projetil, a execução de testes e explicação cientifica de seu funcionamento a comunidade escolar. A argumentação científica dos alunos foi analisada segundo o modelo de Toulmin e o grau de alfabetização científica por meio do modelo de Sasseron e Carvalho. Os resultados qualitativos apontam um grande envolvimento dos alunos nas atividades do projeto e aumento da motivação para aprender. Concluímos que o uso de uma metodologia ativa no ensino de física contribui para a alfabetização científica dos alunos promovendo uma maior integração dos alunos as atividades escolaresStudies have been carried out aiming to contribute to the improvement of learning of physical discipline at the level of basic education through active teaching methodologies. This work proposes the use of project - based learning as a teaching method in order to stimulate the scientific literacy of students entering the high school of a public school. For that, a didactic sequence was developed that proposed to students divided into teams the construction of a projectile launcher, the execution of tests and a scientific explanation of its operation to the school community. The students' scientific arguments were analyzed according to the Toulmin model and the degree of scientific literacy using the Sasseron and Carvalho model. The qualitative results indicate a great involvement of the students in the project activities and increase the motivation to learn. We conclude that the use of an active methodology in the teaching of physics contributes to the scientific literacy of students, promoting a greater integration of students in school activities95f.Penna, Thadeu Josino PereiraMonteiro, Isabel Cristina de CastroAuler, Luiz Telmo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0301687380355454http://lattes.cnpq.br/9369928320175297http://lattes.cnpq.br/6998705768912364http://lattes.cnpq.br/7964458773966012Oliveira, Sebastião Luis de2019-07-12T17:52:00Z2019-07-12T17:52:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Sebastião Luis de. Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10420Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T14:13:06Zoai:app.uff.br:1/10420Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:48.922991Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio Projetil throw and project-based learning like stimulation elements of scientific literacy in high school students |
title |
Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio |
spellingShingle |
Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio Oliveira, Sebastião Luis de Ensino de física Aprendizagem baseada em projetos Ensino médio Ensino de física Projeto Aprendizagem Physics education Project-based learning High school |
title_short |
Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio |
title_full |
Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio |
title_fullStr |
Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio |
title_sort |
Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio |
author |
Oliveira, Sebastião Luis de |
author_facet |
Oliveira, Sebastião Luis de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Penna, Thadeu Josino Pereira Monteiro, Isabel Cristina de Castro Auler, Luiz Telmo da Silva http://lattes.cnpq.br/0301687380355454 http://lattes.cnpq.br/9369928320175297 http://lattes.cnpq.br/6998705768912364 http://lattes.cnpq.br/7964458773966012 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sebastião Luis de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Aprendizagem baseada em projetos Ensino médio Ensino de física Projeto Aprendizagem Physics education Project-based learning High school |
topic |
Ensino de física Aprendizagem baseada em projetos Ensino médio Ensino de física Projeto Aprendizagem Physics education Project-based learning High school |
description |
Estudos vêm sendo realizados visando contribuir para a melhoria da aprendizagem da disciplina física em nível de educação básica por meio de metodologias ativas de ensino. Este trabalho propõe a utilização da aprendizagem baseada em projetos como método de ensino com vistas a estimular a alfabetização científica de alunos ingressantes no ensino médio de uma escola pública.da rede estadual de ensino. Para tanto foi desenvolvida uma sequência didática que propôs aos alunos divididos em equipes a construção de um lançador de projetil, a execução de testes e explicação cientifica de seu funcionamento a comunidade escolar. A argumentação científica dos alunos foi analisada segundo o modelo de Toulmin e o grau de alfabetização científica por meio do modelo de Sasseron e Carvalho. Os resultados qualitativos apontam um grande envolvimento dos alunos nas atividades do projeto e aumento da motivação para aprender. Concluímos que o uso de uma metodologia ativa no ensino de física contribui para a alfabetização científica dos alunos promovendo uma maior integração dos alunos as atividades escolares |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-12T17:52:00Z 2019-07-12T17:52:00Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Sebastião Luis de. Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/10420 Aluno de Mestrado |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Sebastião Luis de. Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823576582455296 |