Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sebastião Luis de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10420
Resumo: Estudos vêm sendo realizados visando contribuir para a melhoria da aprendizagem da disciplina física em nível de educação básica por meio de metodologias ativas de ensino. Este trabalho propõe a utilização da aprendizagem baseada em projetos como método de ensino com vistas a estimular a alfabetização científica de alunos ingressantes no ensino médio de uma escola pública.da rede estadual de ensino. Para tanto foi desenvolvida uma sequência didática que propôs aos alunos divididos em equipes a construção de um lançador de projetil, a execução de testes e explicação cientifica de seu funcionamento a comunidade escolar. A argumentação científica dos alunos foi analisada segundo o modelo de Toulmin e o grau de alfabetização científica por meio do modelo de Sasseron e Carvalho. Os resultados qualitativos apontam um grande envolvimento dos alunos nas atividades do projeto e aumento da motivação para aprender. Concluímos que o uso de uma metodologia ativa no ensino de física contribui para a alfabetização científica dos alunos promovendo uma maior integração dos alunos as atividades escolares
id UFF-2_f83a7bbda8a04717422cd199dfea8495
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10420
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médioProjetil throw and project-based learning like stimulation elements of scientific literacy in high school studentsEnsino de físicaAprendizagem baseada em projetosEnsino médioEnsino de físicaProjetoAprendizagemPhysics educationProject-based learningHigh schoolEstudos vêm sendo realizados visando contribuir para a melhoria da aprendizagem da disciplina física em nível de educação básica por meio de metodologias ativas de ensino. Este trabalho propõe a utilização da aprendizagem baseada em projetos como método de ensino com vistas a estimular a alfabetização científica de alunos ingressantes no ensino médio de uma escola pública.da rede estadual de ensino. Para tanto foi desenvolvida uma sequência didática que propôs aos alunos divididos em equipes a construção de um lançador de projetil, a execução de testes e explicação cientifica de seu funcionamento a comunidade escolar. A argumentação científica dos alunos foi analisada segundo o modelo de Toulmin e o grau de alfabetização científica por meio do modelo de Sasseron e Carvalho. Os resultados qualitativos apontam um grande envolvimento dos alunos nas atividades do projeto e aumento da motivação para aprender. Concluímos que o uso de uma metodologia ativa no ensino de física contribui para a alfabetização científica dos alunos promovendo uma maior integração dos alunos as atividades escolaresStudies have been carried out aiming to contribute to the improvement of learning of physical discipline at the level of basic education through active teaching methodologies. This work proposes the use of project - based learning as a teaching method in order to stimulate the scientific literacy of students entering the high school of a public school. For that, a didactic sequence was developed that proposed to students divided into teams the construction of a projectile launcher, the execution of tests and a scientific explanation of its operation to the school community. The students' scientific arguments were analyzed according to the Toulmin model and the degree of scientific literacy using the Sasseron and Carvalho model. The qualitative results indicate a great involvement of the students in the project activities and increase the motivation to learn. We conclude that the use of an active methodology in the teaching of physics contributes to the scientific literacy of students, promoting a greater integration of students in school activities95f.Penna, Thadeu Josino PereiraMonteiro, Isabel Cristina de CastroAuler, Luiz Telmo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0301687380355454http://lattes.cnpq.br/9369928320175297http://lattes.cnpq.br/6998705768912364http://lattes.cnpq.br/7964458773966012Oliveira, Sebastião Luis de2019-07-12T17:52:00Z2019-07-12T17:52:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Sebastião Luis de. Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10420Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T14:13:06Zoai:app.uff.br:1/10420Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:48.922991Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio
Projetil throw and project-based learning like stimulation elements of scientific literacy in high school students
title Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio
spellingShingle Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio
Oliveira, Sebastião Luis de
Ensino de física
Aprendizagem baseada em projetos
Ensino médio
Ensino de física
Projeto
Aprendizagem
Physics education
Project-based learning
High school
title_short Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio
title_full Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio
title_fullStr Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio
title_sort Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio
author Oliveira, Sebastião Luis de
author_facet Oliveira, Sebastião Luis de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penna, Thadeu Josino Pereira
Monteiro, Isabel Cristina de Castro
Auler, Luiz Telmo da Silva
http://lattes.cnpq.br/0301687380355454
http://lattes.cnpq.br/9369928320175297
http://lattes.cnpq.br/6998705768912364
http://lattes.cnpq.br/7964458773966012
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sebastião Luis de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Aprendizagem baseada em projetos
Ensino médio
Ensino de física
Projeto
Aprendizagem
Physics education
Project-based learning
High school
topic Ensino de física
Aprendizagem baseada em projetos
Ensino médio
Ensino de física
Projeto
Aprendizagem
Physics education
Project-based learning
High school
description Estudos vêm sendo realizados visando contribuir para a melhoria da aprendizagem da disciplina física em nível de educação básica por meio de metodologias ativas de ensino. Este trabalho propõe a utilização da aprendizagem baseada em projetos como método de ensino com vistas a estimular a alfabetização científica de alunos ingressantes no ensino médio de uma escola pública.da rede estadual de ensino. Para tanto foi desenvolvida uma sequência didática que propôs aos alunos divididos em equipes a construção de um lançador de projetil, a execução de testes e explicação cientifica de seu funcionamento a comunidade escolar. A argumentação científica dos alunos foi analisada segundo o modelo de Toulmin e o grau de alfabetização científica por meio do modelo de Sasseron e Carvalho. Os resultados qualitativos apontam um grande envolvimento dos alunos nas atividades do projeto e aumento da motivação para aprender. Concluímos que o uso de uma metodologia ativa no ensino de física contribui para a alfabetização científica dos alunos promovendo uma maior integração dos alunos as atividades escolares
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12T17:52:00Z
2019-07-12T17:52:00Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Sebastião Luis de. Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10420
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv OLIVEIRA, Sebastião Luis de. Lançamentos de projéteis e aprendizagem baseada em projetos como elementos estimuladores da alfabetização científica em alunos do ensino médio. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823576582455296