Mulheres professoras e a interseccionalidade interdisciplinar e transversal na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Carla Marina Neto das Neves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23701
Resumo: Esta tese objetiva perceber de que forma é incorporada a discussão de gênero dentro de uma perspectiva “interseccional interdisciplinar e transversal” a partir do olhar das professoras da educação básica de uma escola pública da rede municipal de São Gonçalo/Rio de Janeiro. Por meio de uma pesquisa teórica e documental discuto as potencialidades e os desafios do Brasil em manter-se em um regime democrático, por conta do fortalecimento de grupos conservadores na sociedade brasileira e mundial. Nesse sentido, registra-se a origem do Movimento Escola Sem Partido e propõe-se analisar os impactos da chamada “ideologia de gênero” sob a perspectiva docente visando compreender a mulher professora no cotidiano escolar. No caminho dessa discussão, o estudo abre-se para o processo de reforma no setor educacional brasileiro encontrando na mulher professora a possível agente de transformação no fortalecimento da cidadania brasileira e democrática. Contextualiza-se, assim, gênero dentro de uma perspectiva “interseccional interdisciplinar e transversal”. A defesa da perspectiva de gênero na prática docente se aproxima da proposta emancipatória de ensino. A tese se estrutura a partir de um estudo de caso ao apresentar a cidade de São Gonçalo/Rio de Janeiro, o Bairro do Boaçu, o colégio analisado e as professoras que responderam aos dois instrumentos de pesquisa utilizados: questionário e entrevista. Dessa forma, finalizo situando os conceitos interseccionalidade, interdisciplinaridade e transversalidade”, nesta conjuntura social, objetivando compreender como essas mulheres contribuem com o debate sobre gênero, pluralidade cultural, sexualidade, orientação sexual, violência e diversidade no ambiente escolar. Por fim, concluo a tese com algumas considerações, entre elas destaco que as pistas identificadas no cotidiano das mulheres professoras entrevistadas as localizam distantes de uma prática pedagógica “interseccional, interdisciplinar e transversal” diante das demandas dos conteúdos curriculares e as questões gênero, sexualidade, orientação sexual, pluralidade cultural, violência e diversidade no ambiente escolar. Desempenham, em sua maioria, muito mais o papel na busca de práticas pedagógicas não engajadas e burocratizadas, apesar de se colocarem algumas vezes, na defesa de uma educação e de uma consciência cidadã. A contradição se faz presente em suas vidas quando algumas, mesmo sem saber, acabam por assumir o discurso do Movimento Escola Sem Partido ao compreender escolarização apenas como instrução. No entanto, também encontramos discursos que apontam a importância de uma educação cidadã
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Nesse sentido, registra-se a origem do Movimento Escola Sem Partido e propõe-se analisar os impactos da chamada “ideologia de gênero” sob a perspectiva docente visando compreender a mulher professora no cotidiano escolar. No caminho dessa discussão, o estudo abre-se para o processo de reforma no setor educacional brasileiro encontrando na mulher professora a possível agente de transformação no fortalecimento da cidadania brasileira e democrática. Contextualiza-se, assim, gênero dentro de uma perspectiva “interseccional interdisciplinar e transversal”. A defesa da perspectiva de gênero na prática docente se aproxima da proposta emancipatória de ensino. A tese se estrutura a partir de um estudo de caso ao apresentar a cidade de São Gonçalo/Rio de Janeiro, o Bairro do Boaçu, o colégio analisado e as professoras que responderam aos dois instrumentos de pesquisa utilizados: questionário e entrevista. Dessa forma, finalizo situando os conceitos interseccionalidade, interdisciplinaridade e transversalidade”, nesta conjuntura social, objetivando compreender como essas mulheres contribuem com o debate sobre gênero, pluralidade cultural, sexualidade, orientação sexual, violência e diversidade no ambiente escolar. Por fim, concluo a tese com algumas considerações, entre elas destaco que as pistas identificadas no cotidiano das mulheres professoras entrevistadas as localizam distantes de uma prática pedagógica “interseccional, interdisciplinar e transversal” diante das demandas dos conteúdos curriculares e as questões gênero, sexualidade, orientação sexual, pluralidade cultural, violência e diversidade no ambiente escolar. Desempenham, em sua maioria, muito mais o papel na busca de práticas pedagógicas não engajadas e burocratizadas, apesar de se colocarem algumas vezes, na defesa de uma educação e de uma consciência cidadã. A contradição se faz presente em suas vidas quando algumas, mesmo sem saber, acabam por assumir o discurso do Movimento Escola Sem Partido ao compreender escolarização apenas como instrução. No entanto, também encontramos discursos que apontam a importância de uma educação cidadãThis thesis aims to understand how the discussion of gender, as part of an interdisciplinary and transversal intersectional perspective, is incorporated by teachers of basic education of a public school in the Municipal network of São Gonçalo/Rio de Janeiro. Through a theoretical and documentary research we discuss the potentialities and challenges of Brazil in maintaining itself in a democratic regime, due to the strengthening of conservative groups in Brazilian and world society. In this regard, the origin of the movement “School Without Political Party”, is registered and it is proposed to analyze the impacts of the so-called gender ideology from the teaching perspective aiming to understand the woman teacher in the school daily life. Towards this discussion, the study opens to the process of reform in the Brazilian educational sector, finding in the female teacher the possible agent of transformation in the strengthening of Brazilian and democratic citizenship. In this context we approached the concept of gender from an "intersectional, interdisciplinary and transversal" perspective. The defense of gender perspective in teaching practice approaches the emancipatory proposal of teaching. The thesis is based on a case study introducing the city of São Gonçalo/Rio de Janeiro, the Boaçu neighborhood, the analyzed school and the teachers who answered the two research tools used: questionnaire and interview. In this way, we conclude considering the concepts "intersectionality, interdisciplinarity and transversality", in this social conjuncture, aiming to understand how these women contribute to the debate about gender, cultural plurality, sexuality, sexual orientation, violence and diversity in the school environment. Eventually, we highlight that the clues provided by the interviews about the daily practice of the approached female teachers depict them as being distant from an "intersectional, interdisciplinary and transversal" pedagogical practice when it comes to the discussion related to curricular contents and issues such as gender, sexuality, sexual orientation, cultural plurality, violence and diversity in the school environment. Most of them prefer unengaged and bureaucratized pedagogical practices, although sometimes they advocate a citizen consciousness. The contradiction is present in their lives when, even without being necessarily aware about it, they end up adopting the discourse of the “Movement School Without Political Parties” which understands education exclusively as instruction. However, we also find discourses that point out the importance of a citizen education237 f.Freitas, Rita de Cássia SantosMesquita, Adriana de AndradeLole, AnaSalvador, Andreia ClappBarros, Nívia ValençaLobo, Carla Marina Neto das Neves2021-11-19T17:43:10Z2021-11-19T17:43:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLOBO, Carla Marina Neto das Neves. Mulheres professoras e a interseccionalidade interdisciplinar e transversal na prática docente. 2019. 237 f. 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