Estudo de concepção de uma via navegável para um navio oceanográfico nas proximidades da Universidade Federal Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Augusto dos Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33054
Resumo: A Baía de Guanabara, localizada na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, apresenta grande importância econômica, possuindo um forte tráfego aquaviário de pessoas e mercadorias. Uma das embarcações que navega na região é o Ciências do Mar III, um dos quatro navios construídos pelo Programa de Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPGMAR) do Ministério da Educação. Apesar de estar sob responsabilidade da Universidade Federal Fluminense (UFF), o navio de estudos oceanográficos Ciências do Mar III atualmente utiliza como atracadouro píeres da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil (DHN), localizado no município de Niterói. Isso ocorre porque a região da Baía, nos arredores da UFF, não possui a profundidade necessária para navegação segura dessa embarcação. Com isso, o seguinte trabalho tem como objetivo projetar um canal de navegação e área de manobra adequados para o navio, já que atualmente a cota batimétrica não permite sua navegação e acostagem. Para isso, primeiramente realizou-se o tratamento dos dados de batimetria obtidos através de carta náutica e de estudo contratado pela UFF. Em seguida, com as características do navio, calculou-se a profundidade requerida para navegação segura do navio de projeto, bem como o volume de sedimentos a serem dragados. Apresenta-se ainda uma proposta preliminar para destinação do sedimento dragado. Como resultado foi obtida a via de navegação para o navio de projeto, que gerou um volume de 34517 metros cúbicos de sedimentos, além da apresentação da proposta de gestão de sedimentos utilizando geobags, de forma a proporcionar uma redução dos custos de transporte do material dragado
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