Produção de conteúdo em podcast: priorização dos fatores de transmissão sob a perspectiva do público utilizando o modelo de Kano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Felipe Juventude
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30495
Resumo: Os podcasts correspondem a uma série de arquivos digitais de som com gravação de vozes, disponíveis na internet. Apresentam diversos propósitos, da educação ao entretenimento, e a popularização desse formato leva a um considerável aumento do número de podcasts produzidos. Isso implica na necessidade concomitante de entender que fatores de transmissão devem ser priorizados durante a produção do podcast para gerar maior satisfação nos ouvintes, sendo utilizado o modelo de Kano para essa perspectiva. Esse projeto construiu um questionário para coleta de dados seguindo uma escala de satisfação para os seguintes grupos temáticos: fatores técnicos, que englobam aspectos para disponibilização e confecçãodo aúdio; fatores de conteúdo, que incluem aspectos de produção de conteúdo e fatores interativos, que avaliam as formas de interação entre o podcast e o ouvinte. O questionário foi disponibilizado on-line e adquiriu 529 respostas válidas, que foram tabuladas e analisadas de acordo com o modelo proposto. A partir das classificações do modelo de Kano, o projeto conclui que a priorização dos fatores de transmissão deve ser a seguinte: Qualidade do áudio e disponibilidade em diversas plataformas são atributos obrigatórios e devem ser priorizados primeiro para garantir que o ouvinte não fique insatisfeito. Gratuidade de acesso ao podcast é um fator unidimensional a capacidade de disponibilizar um programa sem custos adicionais é diretamente proporcional à satisfação percebida pelo ouvinte. Convidados no programa é um fator atrativo, ou seja, caso não haja convidados o ouvinte não se sente insatisfeito, mas a presença deles aumenta a satisfação do ouvinte. Seção de indicação, calendário de publicação e interação com o público em redes sociais foram indicados como fatores neutros de atenção, pois a ausência deles não traz insatisfação, mas a presença tem um impacto positivo na satisfação do ouvinte. Os fatores considerados neutros foram: a existência de rede social oficial do podcast, seção de leitura de e-mails, conteúdos extras para assinantes e música de fundo. Esses atributos não influenciam a satisfação dos ouvintes. E a propaganda foi considerada um atributo reverso, visto que quanto mais propagandas existem no podcast, maior a insatisfação dos ouvintes. Com essa análise é possível direcionar a produção de um podcast, para que o produto se torne mais satisfatório para o consumidor e alcance maior público, levando a maior sucesso para o produtor do conteúdo.
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Esse projeto construiu um questionário para coleta de dados seguindo uma escala de satisfação para os seguintes grupos temáticos: fatores técnicos, que englobam aspectos para disponibilização e confecçãodo aúdio; fatores de conteúdo, que incluem aspectos de produção de conteúdo e fatores interativos, que avaliam as formas de interação entre o podcast e o ouvinte. O questionário foi disponibilizado on-line e adquiriu 529 respostas válidas, que foram tabuladas e analisadas de acordo com o modelo proposto. A partir das classificações do modelo de Kano, o projeto conclui que a priorização dos fatores de transmissão deve ser a seguinte: Qualidade do áudio e disponibilidade em diversas plataformas são atributos obrigatórios e devem ser priorizados primeiro para garantir que o ouvinte não fique insatisfeito. Gratuidade de acesso ao podcast é um fator unidimensional a capacidade de disponibilizar um programa sem custos adicionais é diretamente proporcional à satisfação percebida pelo ouvinte. Convidados no programa é um fator atrativo, ou seja, caso não haja convidados o ouvinte não se sente insatisfeito, mas a presença deles aumenta a satisfação do ouvinte. Seção de indicação, calendário de publicação e interação com o público em redes sociais foram indicados como fatores neutros de atenção, pois a ausência deles não traz insatisfação, mas a presença tem um impacto positivo na satisfação do ouvinte. Os fatores considerados neutros foram: a existência de rede social oficial do podcast, seção de leitura de e-mails, conteúdos extras para assinantes e música de fundo. Esses atributos não influenciam a satisfação dos ouvintes. E a propaganda foi considerada um atributo reverso, visto que quanto mais propagandas existem no podcast, maior a insatisfação dos ouvintes. Com essa análise é possível direcionar a produção de um podcast, para que o produto se torne mais satisfatório para o consumidor e alcance maior público, levando a maior sucesso para o produtor do conteúdo.Podcasts correspond to a series of digital sound files with voice recording, available on the internet. They serve different purposes, from education to entertainment, and the popularization of this format leads to a considerable increase in the number of podcasts produced. This implies the concomitant need to understand which transmission factors should be prioritized during the production of the podcast to generate greater satisfaction in the listeners, using the Kano model for this objective. This project built a questionnaire for data collection according to a satisfaction scale for the following thematic groups: technical factors, which include aspects for making the audio available; content factors, which include aspects of content production and interactive factors, which assess the forms of interaction between the podcast and the listener. The questionnaire was made available online and acquired 529 valid responses, which were tabulated and analyzed according to the proposed model. Based on the classifications of the Kano model, the project concludes that the prioritization of transmission factors must be as follows: Audio quality and availability on various platforms are mandatory attributes and must be prioritized first to ensure that the listener is not dissatisfied. Free access to the podcast is a one-dimensional factor and the ability to make a program available at no additional cost is directly proportional to the satisfaction perceived by the listener. Guests in the program is an attractive factor, that is, if there are no guests, the listener does not feel dissatisfied, but their presence increases the listener's satisfaction. Referral section, publication calendar and interaction with the public on social networks were indicated as neutral factors of attention, as their absence does not bring dissatisfaction, but the presence has a positive impact on the listener's satisfaction. The factors considered neutral were: the existence of the podcast's official social network, e-mail reading section, extra content for subscribers and background music. These attributes do not influence listeners' satisfaction. And advertising was considered a reverse attribute, since the more advertisements there are on the podcast, the greater the dissatisfaction of listeners. With this analysis it is possible to direct the production of a podcast, so that the product becomes more satisfactory for the consumer and reaches a larger audience, leading to greater success for the content producer.116 f.Rio das OstrasBella, Ricardo Luiz FernandesMachado, Flávio SilvaSobral, Ana Paula BarbosaBarros, Carlos Frederico de OliveiraBella, Ricardo Luiz FernandesMoreira, Felipe Juventude2023-09-21T15:43:01Z2023-09-21T15:43:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOREIRA, Felipe Juventude. Produção de conteúdo em podcast: priorização dos fatores de transmissão sob a perspectiva do público utilizando o modelo de Kano. 2020. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio Das Ostras, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30495Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-21T15:43:05Zoai:app.uff.br:1/30495Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:56.913345Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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