Entre produtividades, compassos e dispersões: mobilizações de atenção e cuidado no cotidiano escolar
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25179 |
Resumo: | A partir de uma etnografia realizada em uma escola pública, essa tese aborda mobilizações de atenção e cuidado em torno da concepção de problemas de estudantes com comportamentos não conformes ou perturbadores. Discuto a mobilização da atenção como uma das grandes empreitadas da escola, concebida de várias formas nesse cotidiano, entre relações de força e de cuidado. Argumento que a percepção sobre cada estudante está intimamente relacionada a uma convocação escolar que situa o problema da atenção como central na concepção de uma subjetividade produtiva. Ao enfatizar a complexidade desse problema e as relações de cuidado envolvidas nessas situações, situo diferentes imaginações envolvidas na produção dos estudantes, a partir das margens do esperado, da divergência, lugar do específico e do contingente. Percorro, portanto, os modos como esses problemas são concebidos, os espaços e momentos onde eles aparecem em destaque, entremeados por tentativas de compreensão e atribuições de responsabilidades. Partindo do cotidiano de trabalho de um Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas, abordo a forma como são concebidos os problemas e recursos para lidar com eles, a produção do diagnóstico do TDAH, a circulação de laudos, o tema da automutilação, produções de subjetividade e diferença – pensando sobre como se configura ter um problema, uma necessidade específica, uma repetência, um diagnóstico. |
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Entre produtividades, compassos e dispersões: mobilizações de atenção e cuidado no cotidiano escolarEscolaAtençãoCuidadoSubjetividadeDiferençaDiagnósticoTDAHEscola públicaAtenção psicossocialEstudanteTranstorno do deficit de atenção com hiperatividadeSchoolAttentionCareSubjectivityDifferenceDiagnosisADHDEscola públicaA partir de uma etnografia realizada em uma escola pública, essa tese aborda mobilizações de atenção e cuidado em torno da concepção de problemas de estudantes com comportamentos não conformes ou perturbadores. Discuto a mobilização da atenção como uma das grandes empreitadas da escola, concebida de várias formas nesse cotidiano, entre relações de força e de cuidado. Argumento que a percepção sobre cada estudante está intimamente relacionada a uma convocação escolar que situa o problema da atenção como central na concepção de uma subjetividade produtiva. Ao enfatizar a complexidade desse problema e as relações de cuidado envolvidas nessas situações, situo diferentes imaginações envolvidas na produção dos estudantes, a partir das margens do esperado, da divergência, lugar do específico e do contingente. Percorro, portanto, os modos como esses problemas são concebidos, os espaços e momentos onde eles aparecem em destaque, entremeados por tentativas de compreensão e atribuições de responsabilidades. Partindo do cotidiano de trabalho de um Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas, abordo a forma como são concebidos os problemas e recursos para lidar com eles, a produção do diagnóstico do TDAH, a circulação de laudos, o tema da automutilação, produções de subjetividade e diferença – pensando sobre como se configura ter um problema, uma necessidade específica, uma repetência, um diagnóstico.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBased on an ethnographic research realized in a public school, this thesis approach attention and care mobilizations around the conception of problems of students with nonconforming or disturbing behaviours. I discuss the mobilization of attention as one of the great endeavours of the school, conceived in various ways in this daily life, between relations of force and care. I argue that the perception of each student is closely related to a school planned that places the problem of attention as central to the conception of a productive subjectivity. By emphasizing the complexity of this problem and the care relations involved in these situations, I situate different imaginations involved in the students' production, based on the expected margins, the divergence, the place of the specific and the contingent. I therefore go through the ways in which these problems are conceived, the spaces and moments where they appear prominently, interspersed with attempts at understanding and attributing responsibilities. Starting from the daily work of a Support Center for People with Specific Needs, I approach how the problems and resources to deal with them are conceived, the production of ADHD diagnosis, the circulation of reports, the subject of self-mutilation, productions of subjectivity and difference - thinking about how it is configured to have a problem, a specific need, a repetition, a diagnosis.264 p.Mattos, Luiz Fernando RojoAzize, Rogerio LopesBorba, Mario Pereira2022-06-13T15:24:02Z2022-06-13T15:24:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBORBA, Mario Pereira. Entre produtividades, compassos e dispersões: mobilizações de atenção e cuidado no cotidiano escolar. 2019. 264 f. Tese. (Doutorado em Antropologia) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25179CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-13T15:24:05Zoai:app.uff.br:1/25179Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:39.770735Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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