Dimensões críticas para implantação da gestão do conhecimento em uma instituição de ensino com base na metodologia OKA: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Rosete de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4287
Resumo: O presente trabalho propõe aprofundar a discussão das práticas de GC como ferramenta de apoio gerencial nas Instituições Federais de Ensino, buscando mapear os ativos intelectuais e identificar as dimensões críticas para investimento prioritário. O Método Organizational Knowledge Assessment – OKA, foi escolhido para realizar o diagnóstico por ser um método desenvolvido pelo Banco Mundial e referendado pelo governo federal. A pesquisa que reúne a percepção de 43 gestores da organização distribuídos pelos diversos campi, identifica as dimensões Compartilhamento do Conhecimento, Fluxo do Conhecimento, Métrica e Monitoramento, Comunidades Práticas e Tecnologia como aquelas que necessitam de intenso investimento. São dimensões críticas para implantação da GC na instituição. A análise dos fatores de criticidade permite identificar a ausência de políticas organizacionais que valorizem o conhecimento e incentivem os processos de GC como fator central cuja ausência compromete a evolução de outros fatores chave para a gestão do conhecimento na organização tais como: Elaboração de estratégica formal de GC para a Instituição, Investimento em um sistema de Gerenciamento do Conhecimento; Incentivos e ferramentas organizacionais para GC, Definição de Indicadores que mensurem o impacto das práticas de GC na eficácia da administração.
id UFF-2_fa345bcd0b5cb73973a6ac5c14ba6709
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4287
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Dimensões críticas para implantação da gestão do conhecimento em uma instituição de ensino com base na metodologia OKA: um estudo de casoGestão do conhecimentoMétodo OKAInstituições federais de ensinoGestão do conhecimentoAprendizagem organizacionalColégio Pedro IIKnowledge managementOKA methodEducation federal institutionsO presente trabalho propõe aprofundar a discussão das práticas de GC como ferramenta de apoio gerencial nas Instituições Federais de Ensino, buscando mapear os ativos intelectuais e identificar as dimensões críticas para investimento prioritário. O Método Organizational Knowledge Assessment – OKA, foi escolhido para realizar o diagnóstico por ser um método desenvolvido pelo Banco Mundial e referendado pelo governo federal. A pesquisa que reúne a percepção de 43 gestores da organização distribuídos pelos diversos campi, identifica as dimensões Compartilhamento do Conhecimento, Fluxo do Conhecimento, Métrica e Monitoramento, Comunidades Práticas e Tecnologia como aquelas que necessitam de intenso investimento. São dimensões críticas para implantação da GC na instituição. A análise dos fatores de criticidade permite identificar a ausência de políticas organizacionais que valorizem o conhecimento e incentivem os processos de GC como fator central cuja ausência compromete a evolução de outros fatores chave para a gestão do conhecimento na organização tais como: Elaboração de estratégica formal de GC para a Instituição, Investimento em um sistema de Gerenciamento do Conhecimento; Incentivos e ferramentas organizacionais para GC, Definição de Indicadores que mensurem o impacto das práticas de GC na eficácia da administração.This paper proposes further discussion of KM practices as management support tools at Federal Institutions of Teaching, seeking to map intellectual assets and identify critical dimensions for investment priority. The Organizational Knowledge Assessment Method - OKA was chosen to perform the diagnosis on account of being a method developed by the World Bank and endorsed by the federal government. The accomplished diagnosis, which brings together the perception of 43 organizational managers distributed across campuses, identifies the dimensions Knowledge Sharing, Knowledge Flow, Metrics and Monitoring, Communities Practices and Technology as those that require heavy investment. They are critical dimensions for the implementation of KM in the institution. The analysis of criticality factors identifies the absence of organizational policies to enhance the knowledge and encourage the KM processes as a central factor whose absence undermines the development of other key factors for knowledge management in the organization such as: Development of a formal KM strategy for the institution; Investment in a Knowledge Management system; Incentives and organizational tools for KM; Determination of indicators for impact measurement of KM practices in administration efficacy.Universidade Federal FluminenseNiteróiRodríguez, Martius Vicente Rodriguez yLima, Gilson Brito AlvesEbecken, Nelson Francisco FavillaAndrade, Rosete de2017-08-24T12:57:00Z2017-08-24T12:57:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4287Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:16Zoai:app.uff.br:1/4287Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:16.030757Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões críticas para implantação da gestão do conhecimento em uma instituição de ensino com base na metodologia OKA: um estudo de caso
title Dimensões críticas para implantação da gestão do conhecimento em uma instituição de ensino com base na metodologia OKA: um estudo de caso
spellingShingle Dimensões críticas para implantação da gestão do conhecimento em uma instituição de ensino com base na metodologia OKA: um estudo de caso
Andrade, Rosete de
Gestão do conhecimento
Método OKA
Instituições federais de ensino
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Colégio Pedro II
Knowledge management
OKA method
Education federal institutions
title_short Dimensões críticas para implantação da gestão do conhecimento em uma instituição de ensino com base na metodologia OKA: um estudo de caso
title_full Dimensões críticas para implantação da gestão do conhecimento em uma instituição de ensino com base na metodologia OKA: um estudo de caso
title_fullStr Dimensões críticas para implantação da gestão do conhecimento em uma instituição de ensino com base na metodologia OKA: um estudo de caso
title_full_unstemmed Dimensões críticas para implantação da gestão do conhecimento em uma instituição de ensino com base na metodologia OKA: um estudo de caso
title_sort Dimensões críticas para implantação da gestão do conhecimento em uma instituição de ensino com base na metodologia OKA: um estudo de caso
author Andrade, Rosete de
author_facet Andrade, Rosete de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodríguez, Martius Vicente Rodriguez y
Lima, Gilson Brito Alves
Ebecken, Nelson Francisco Favilla
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Rosete de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Método OKA
Instituições federais de ensino
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Colégio Pedro II
Knowledge management
OKA method
Education federal institutions
topic Gestão do conhecimento
Método OKA
Instituições federais de ensino
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Colégio Pedro II
Knowledge management
OKA method
Education federal institutions
description O presente trabalho propõe aprofundar a discussão das práticas de GC como ferramenta de apoio gerencial nas Instituições Federais de Ensino, buscando mapear os ativos intelectuais e identificar as dimensões críticas para investimento prioritário. O Método Organizational Knowledge Assessment – OKA, foi escolhido para realizar o diagnóstico por ser um método desenvolvido pelo Banco Mundial e referendado pelo governo federal. A pesquisa que reúne a percepção de 43 gestores da organização distribuídos pelos diversos campi, identifica as dimensões Compartilhamento do Conhecimento, Fluxo do Conhecimento, Métrica e Monitoramento, Comunidades Práticas e Tecnologia como aquelas que necessitam de intenso investimento. São dimensões críticas para implantação da GC na instituição. A análise dos fatores de criticidade permite identificar a ausência de políticas organizacionais que valorizem o conhecimento e incentivem os processos de GC como fator central cuja ausência compromete a evolução de outros fatores chave para a gestão do conhecimento na organização tais como: Elaboração de estratégica formal de GC para a Instituição, Investimento em um sistema de Gerenciamento do Conhecimento; Incentivos e ferramentas organizacionais para GC, Definição de Indicadores que mensurem o impacto das práticas de GC na eficácia da administração.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-08-24T12:57:00Z
2017-08-24T12:57:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4287
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4287
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1817064511653281792