Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21580 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como tema estudar as ações do Comitê comunitário Cidade de Deus na luta pela implantação de uma escola de ensino médio. Dentro destes limites, busca compreender a dinâmica de relações internas estabelecidas entre as instituições que compõem o Comitê e a forma como se dão as relações de poder com entidades externas à Cidade de Deus. A luta por educação marca a existência e resistência dos moradores de Cidade de Deus desde sua formação, sendo a instituição do Comitê Comunitário Cidade de Deus e a elaboração do Plano para o Desenvolvimento comunitário da Cidade de Deus um marco neste processo. Não obstante exista na localidade tão somente uma unidade escolar com funcionamento exclusivamente noturno atendendo pequeno quantitativo de alunos, a demanda local por uma escola de ensino médio passou a ser documentada através do Plano para o Desenvolvimento comunitário desde o ano de 2004, razão pela qual se faz relevante compreender as articulações que se constroem neste processo. Os métodos de pesquisa partem de verificação empírica, por meio da observação participante e uma abordagem do campo com inspiração etnográfica. O trabalho estrutura-se em três eixos condutores: inserção da pesquisadora no campo e análises iniciais do diário de campo; construção do Fórum Comunitário Cidade de Deus e a dinâmica de relações internas e externas ao Comitê comunitário e Agência de desenvolvimento local; Desdobramentos do Fórum e a projeção da Escola de ensino médio para Cidade de Deus. Como resultado, formula-se o tensionamento entre as esferas política e executiva do Comitê e as relações de poder estabelecidas com entidades externas, projetando questionamentos acerca da função das organizações no processo de articulação da Escola de ensino médio |
id |
UFF-2_fa559c486657f5e732ded55ee85cdd1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21580 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográficaComitê Comunitário Cidade de DeusPlano para o desenvolvimento comunitário em Cidade de DeusEscola de ensino médioRelações de poderEtnografiaCidade de DeusDesenvolvimento comunitárioEnsino médioEtnografiaProdução intelectualCommunity Commitee City of GodLocal development plan in City of GodSecondary schoolPower relationsEthnographyA presente pesquisa tem como tema estudar as ações do Comitê comunitário Cidade de Deus na luta pela implantação de uma escola de ensino médio. Dentro destes limites, busca compreender a dinâmica de relações internas estabelecidas entre as instituições que compõem o Comitê e a forma como se dão as relações de poder com entidades externas à Cidade de Deus. A luta por educação marca a existência e resistência dos moradores de Cidade de Deus desde sua formação, sendo a instituição do Comitê Comunitário Cidade de Deus e a elaboração do Plano para o Desenvolvimento comunitário da Cidade de Deus um marco neste processo. Não obstante exista na localidade tão somente uma unidade escolar com funcionamento exclusivamente noturno atendendo pequeno quantitativo de alunos, a demanda local por uma escola de ensino médio passou a ser documentada através do Plano para o Desenvolvimento comunitário desde o ano de 2004, razão pela qual se faz relevante compreender as articulações que se constroem neste processo. Os métodos de pesquisa partem de verificação empírica, por meio da observação participante e uma abordagem do campo com inspiração etnográfica. O trabalho estrutura-se em três eixos condutores: inserção da pesquisadora no campo e análises iniciais do diário de campo; construção do Fórum Comunitário Cidade de Deus e a dinâmica de relações internas e externas ao Comitê comunitário e Agência de desenvolvimento local; Desdobramentos do Fórum e a projeção da Escola de ensino médio para Cidade de Deus. Como resultado, formula-se o tensionamento entre as esferas política e executiva do Comitê e as relações de poder estabelecidas com entidades externas, projetando questionamentos acerca da função das organizações no processo de articulação da Escola de ensino médioThe present work intends to study the Community Commitee City of God actions in the struggle for the implementation of a High shool. Within those limits, It seeks to understand the internal and external relations dinamic involving the Community Commitee. The struggle for education marks the existence and resistence of residentes since Its foundation. In this process, the creation of the Community Commitee and a Local Development Plan were important milestones. The local demand for a Secondary School has been recorded at the Local Development Plan since 2004. However, there is only one secondary school in the neighbourhood working only at night for a few students, witch makes relevant to comprehend the linkages created in this process. The research methods are based on a empirical verification, through Participant observation and an approach of ethnographic inspiration. The Working structure is based on three axis: the researcher inclusion in the field and the field diarys’ first analysis; The construction of Community Forum City of God and the internal and external relations dinamic involving the Community Commitee and Local Developmet Agency; The Forum impacts and the projection of a Secondary school for City of God. As a result, tensions were developed between the political and executive spheres at the Comitee and the power relations established with external entities, projecting questions about the organizations functions in the process of Secondary School articulation87 f.Veloso, Letícia Helena MedeirosMonica, Eder FernandesCastro, Carla Apollinário deMello, Ricardo Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/5578013319745501http://lattes.cnpq.br/1277202985083208Santos, Arethusa Sidelly Medeiros dos2021-04-01T15:47:08Z2021-04-01T15:47:08Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Arethusa Sidelly Medeiros dos. Comitê comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) – Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21580Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-23T19:19:44Zoai:app.uff.br:1/21580Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:06.155918Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica |
title |
Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica |
spellingShingle |
Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica Santos, Arethusa Sidelly Medeiros dos Comitê Comunitário Cidade de Deus Plano para o desenvolvimento comunitário em Cidade de Deus Escola de ensino médio Relações de poder Etnografia Cidade de Deus Desenvolvimento comunitário Ensino médio Etnografia Produção intelectual Community Commitee City of God Local development plan in City of God Secondary school Power relations Ethnography |
title_short |
Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica |
title_full |
Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica |
title_fullStr |
Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica |
title_full_unstemmed |
Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica |
title_sort |
Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica |
author |
Santos, Arethusa Sidelly Medeiros dos |
author_facet |
Santos, Arethusa Sidelly Medeiros dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veloso, Letícia Helena Medeiros Monica, Eder Fernandes Castro, Carla Apollinário de Mello, Ricardo Ferreira de http://lattes.cnpq.br/5578013319745501 http://lattes.cnpq.br/1277202985083208 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Arethusa Sidelly Medeiros dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comitê Comunitário Cidade de Deus Plano para o desenvolvimento comunitário em Cidade de Deus Escola de ensino médio Relações de poder Etnografia Cidade de Deus Desenvolvimento comunitário Ensino médio Etnografia Produção intelectual Community Commitee City of God Local development plan in City of God Secondary school Power relations Ethnography |
topic |
Comitê Comunitário Cidade de Deus Plano para o desenvolvimento comunitário em Cidade de Deus Escola de ensino médio Relações de poder Etnografia Cidade de Deus Desenvolvimento comunitário Ensino médio Etnografia Produção intelectual Community Commitee City of God Local development plan in City of God Secondary school Power relations Ethnography |
description |
A presente pesquisa tem como tema estudar as ações do Comitê comunitário Cidade de Deus na luta pela implantação de uma escola de ensino médio. Dentro destes limites, busca compreender a dinâmica de relações internas estabelecidas entre as instituições que compõem o Comitê e a forma como se dão as relações de poder com entidades externas à Cidade de Deus. A luta por educação marca a existência e resistência dos moradores de Cidade de Deus desde sua formação, sendo a instituição do Comitê Comunitário Cidade de Deus e a elaboração do Plano para o Desenvolvimento comunitário da Cidade de Deus um marco neste processo. Não obstante exista na localidade tão somente uma unidade escolar com funcionamento exclusivamente noturno atendendo pequeno quantitativo de alunos, a demanda local por uma escola de ensino médio passou a ser documentada através do Plano para o Desenvolvimento comunitário desde o ano de 2004, razão pela qual se faz relevante compreender as articulações que se constroem neste processo. Os métodos de pesquisa partem de verificação empírica, por meio da observação participante e uma abordagem do campo com inspiração etnográfica. O trabalho estrutura-se em três eixos condutores: inserção da pesquisadora no campo e análises iniciais do diário de campo; construção do Fórum Comunitário Cidade de Deus e a dinâmica de relações internas e externas ao Comitê comunitário e Agência de desenvolvimento local; Desdobramentos do Fórum e a projeção da Escola de ensino médio para Cidade de Deus. Como resultado, formula-se o tensionamento entre as esferas política e executiva do Comitê e as relações de poder estabelecidas com entidades externas, projetando questionamentos acerca da função das organizações no processo de articulação da Escola de ensino médio |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2021-04-01T15:47:08Z 2021-04-01T15:47:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Arethusa Sidelly Medeiros dos. Comitê comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) – Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21580 Aluno de Mestrado |
identifier_str_mv |
SANTOS, Arethusa Sidelly Medeiros dos. Comitê comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) – Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823679503335424 |