Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Arethusa Sidelly Medeiros dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21580
Resumo: A presente pesquisa tem como tema estudar as ações do Comitê comunitário Cidade de Deus na luta pela implantação de uma escola de ensino médio. Dentro destes limites, busca compreender a dinâmica de relações internas estabelecidas entre as instituições que compõem o Comitê e a forma como se dão as relações de poder com entidades externas à Cidade de Deus. A luta por educação marca a existência e resistência dos moradores de Cidade de Deus desde sua formação, sendo a instituição do Comitê Comunitário Cidade de Deus e a elaboração do Plano para o Desenvolvimento comunitário da Cidade de Deus um marco neste processo. Não obstante exista na localidade tão somente uma unidade escolar com funcionamento exclusivamente noturno atendendo pequeno quantitativo de alunos, a demanda local por uma escola de ensino médio passou a ser documentada através do Plano para o Desenvolvimento comunitário desde o ano de 2004, razão pela qual se faz relevante compreender as articulações que se constroem neste processo. Os métodos de pesquisa partem de verificação empírica, por meio da observação participante e uma abordagem do campo com inspiração etnográfica. O trabalho estrutura-se em três eixos condutores: inserção da pesquisadora no campo e análises iniciais do diário de campo; construção do Fórum Comunitário Cidade de Deus e a dinâmica de relações internas e externas ao Comitê comunitário e Agência de desenvolvimento local; Desdobramentos do Fórum e a projeção da Escola de ensino médio para Cidade de Deus. Como resultado, formula-se o tensionamento entre as esferas política e executiva do Comitê e as relações de poder estabelecidas com entidades externas, projetando questionamentos acerca da função das organizações no processo de articulação da Escola de ensino médio
id UFF-2_fa559c486657f5e732ded55ee85cdd1d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21580
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográficaComitê Comunitário Cidade de DeusPlano para o desenvolvimento comunitário em Cidade de DeusEscola de ensino médioRelações de poderEtnografiaCidade de DeusDesenvolvimento comunitárioEnsino médioEtnografiaProdução intelectualCommunity Commitee City of GodLocal development plan in City of GodSecondary schoolPower relationsEthnographyA presente pesquisa tem como tema estudar as ações do Comitê comunitário Cidade de Deus na luta pela implantação de uma escola de ensino médio. Dentro destes limites, busca compreender a dinâmica de relações internas estabelecidas entre as instituições que compõem o Comitê e a forma como se dão as relações de poder com entidades externas à Cidade de Deus. A luta por educação marca a existência e resistência dos moradores de Cidade de Deus desde sua formação, sendo a instituição do Comitê Comunitário Cidade de Deus e a elaboração do Plano para o Desenvolvimento comunitário da Cidade de Deus um marco neste processo. Não obstante exista na localidade tão somente uma unidade escolar com funcionamento exclusivamente noturno atendendo pequeno quantitativo de alunos, a demanda local por uma escola de ensino médio passou a ser documentada através do Plano para o Desenvolvimento comunitário desde o ano de 2004, razão pela qual se faz relevante compreender as articulações que se constroem neste processo. Os métodos de pesquisa partem de verificação empírica, por meio da observação participante e uma abordagem do campo com inspiração etnográfica. O trabalho estrutura-se em três eixos condutores: inserção da pesquisadora no campo e análises iniciais do diário de campo; construção do Fórum Comunitário Cidade de Deus e a dinâmica de relações internas e externas ao Comitê comunitário e Agência de desenvolvimento local; Desdobramentos do Fórum e a projeção da Escola de ensino médio para Cidade de Deus. Como resultado, formula-se o tensionamento entre as esferas política e executiva do Comitê e as relações de poder estabelecidas com entidades externas, projetando questionamentos acerca da função das organizações no processo de articulação da Escola de ensino médioThe present work intends to study the Community Commitee City of God actions in the struggle for the implementation of a High shool. Within those limits, It seeks to understand the internal and external relations dinamic involving the Community Commitee. The struggle for education marks the existence and resistence of residentes since Its foundation. In this process, the creation of the Community Commitee and a Local Development Plan were important milestones. The local demand for a Secondary School has been recorded at the Local Development Plan since 2004. However, there is only one secondary school in the neighbourhood working only at night for a few students, witch makes relevant to comprehend the linkages created in this process. The research methods are based on a empirical verification, through Participant observation and an approach of ethnographic inspiration. The Working structure is based on three axis: the researcher inclusion in the field and the field diarys’ first analysis; The construction of Community Forum City of God and the internal and external relations dinamic involving the Community Commitee and Local Developmet Agency; The Forum impacts and the projection of a Secondary school for City of God. As a result, tensions were developed between the political and executive spheres at the Comitee and the power relations established with external entities, projecting questions about the organizations functions in the process of Secondary School articulation87 f.Veloso, Letícia Helena MedeirosMonica, Eder FernandesCastro, Carla Apollinário deMello, Ricardo Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/5578013319745501http://lattes.cnpq.br/1277202985083208Santos, Arethusa Sidelly Medeiros dos2021-04-01T15:47:08Z2021-04-01T15:47:08Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Arethusa Sidelly Medeiros dos. Comitê comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) – Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21580Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-23T19:19:44Zoai:app.uff.br:1/21580Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:06.155918Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica
title Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica
spellingShingle Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica
Santos, Arethusa Sidelly Medeiros dos
Comitê Comunitário Cidade de Deus
Plano para o desenvolvimento comunitário em Cidade de Deus
Escola de ensino médio
Relações de poder
Etnografia
Cidade de Deus
Desenvolvimento comunitário
Ensino médio
Etnografia
Produção intelectual
Community Commitee City of God
Local development plan in City of God
Secondary school
Power relations
Ethnography
title_short Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica
title_full Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica
title_fullStr Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica
title_full_unstemmed Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica
title_sort Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica
author Santos, Arethusa Sidelly Medeiros dos
author_facet Santos, Arethusa Sidelly Medeiros dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veloso, Letícia Helena Medeiros
Monica, Eder Fernandes
Castro, Carla Apollinário de
Mello, Ricardo Ferreira de
http://lattes.cnpq.br/5578013319745501
http://lattes.cnpq.br/1277202985083208
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Arethusa Sidelly Medeiros dos
dc.subject.por.fl_str_mv Comitê Comunitário Cidade de Deus
Plano para o desenvolvimento comunitário em Cidade de Deus
Escola de ensino médio
Relações de poder
Etnografia
Cidade de Deus
Desenvolvimento comunitário
Ensino médio
Etnografia
Produção intelectual
Community Commitee City of God
Local development plan in City of God
Secondary school
Power relations
Ethnography
topic Comitê Comunitário Cidade de Deus
Plano para o desenvolvimento comunitário em Cidade de Deus
Escola de ensino médio
Relações de poder
Etnografia
Cidade de Deus
Desenvolvimento comunitário
Ensino médio
Etnografia
Produção intelectual
Community Commitee City of God
Local development plan in City of God
Secondary school
Power relations
Ethnography
description A presente pesquisa tem como tema estudar as ações do Comitê comunitário Cidade de Deus na luta pela implantação de uma escola de ensino médio. Dentro destes limites, busca compreender a dinâmica de relações internas estabelecidas entre as instituições que compõem o Comitê e a forma como se dão as relações de poder com entidades externas à Cidade de Deus. A luta por educação marca a existência e resistência dos moradores de Cidade de Deus desde sua formação, sendo a instituição do Comitê Comunitário Cidade de Deus e a elaboração do Plano para o Desenvolvimento comunitário da Cidade de Deus um marco neste processo. Não obstante exista na localidade tão somente uma unidade escolar com funcionamento exclusivamente noturno atendendo pequeno quantitativo de alunos, a demanda local por uma escola de ensino médio passou a ser documentada através do Plano para o Desenvolvimento comunitário desde o ano de 2004, razão pela qual se faz relevante compreender as articulações que se constroem neste processo. Os métodos de pesquisa partem de verificação empírica, por meio da observação participante e uma abordagem do campo com inspiração etnográfica. O trabalho estrutura-se em três eixos condutores: inserção da pesquisadora no campo e análises iniciais do diário de campo; construção do Fórum Comunitário Cidade de Deus e a dinâmica de relações internas e externas ao Comitê comunitário e Agência de desenvolvimento local; Desdobramentos do Fórum e a projeção da Escola de ensino médio para Cidade de Deus. Como resultado, formula-se o tensionamento entre as esferas política e executiva do Comitê e as relações de poder estabelecidas com entidades externas, projetando questionamentos acerca da função das organizações no processo de articulação da Escola de ensino médio
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-04-01T15:47:08Z
2021-04-01T15:47:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Arethusa Sidelly Medeiros dos. Comitê comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) – Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21580
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv SANTOS, Arethusa Sidelly Medeiros dos. Comitê comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) – Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823679503335424