Mídia, Religião e Marcelo Crivella: como o G1 e o R7 usam o enquadramento para noticiarem o prefeito carioca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Vinicius de Quadros
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31958
Resumo: O trabalho tem como objetivo entender como a religião pode afetar em estruturas sociais importantíssimas em nossa sociedade, como a comunicação e a política. Construímos como objeto de estudo o caso de Marcelo Crivella, que foi eleito, em 2016, prefeito do Rio de Janeiro. Nesta situação a Record, que possui como dono Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus e tio de Crivella, tem interesse explícito na boa desenvoltura do prefeito no cargo para que os evangélicos possam ter representantes cada vez mais poderosos em cargos políticos no país. Já a Rede Globo, além de ter um histórico de alinhamento com a igreja católica, parece não ter a intenção de ver sua principal concorrente subindo patamares políticos desta forma. Consequentemente, as notícias que rondam o prefeito são sempre recheadas de enquadramentos com intenções políticas de ambos os lados, não importando o compromisso com o fato, mas sim com os interesses das próprias empresas.
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