Um Itaú de vantagens feito pra você? A ação da Fundação Itaú Social na educação pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgan, Karine Vichiett
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16004
Resumo: A fronteira entre as esferas público e privada no Brasil tem, nas últimas décadas se tornado cada vez mais sutil. Diversas formas de privatização do público foram apontadas em pesquisas anteriores, indicando a inserção, cada vez mais agressiva, da lógica privatista no interior da coisa pública. Esta pesquisa tem como objeto de análise principal a ação de uma organização da sociedade civil, em atividade desde o início da década de 1990 e com atuação consistente, de forma direta ou indireta, na educação pública brasileira. A Fundação Itaú Social foi analisada por meio da metodologia de Análise de Redes Sociais, a partir da qual foi possível descortinar suas relações com outras organizações da sociedade civil e com o poder público, sob a justificativa da responsabilidade social empresarial, evidenciando a grande abrangência de sua atuação. Os resultados da pesquisa apontaram que a Fundação age apoiada em três sustentáculos principais: o primeiro foi categorizado nesta tese como ‘formação’, a partir da qual alcança professores, gestores escolares e de redes de ensino e intelectuais; o segundo foi categorizado enquanto ‘produção de conhecimento’, a partir da qual justifica a necessidade de aplicação em escala de suas tecnologias e o terceiro, o ‘financiamento’, a partir do qual induz a aplicação de seu modus operandi na educação pública. Foram elaborados os grafos das parcerias que realizou no ano de 2018, tendo sido analisado, por vezes, outros anos de acordo com a necessidade que a pesquisa demonstrou ao longo de sua execução. O referencial teórico Gramsciano levou a identificar a Fundação Itaú Social como um poderoso Aparelho Privado de Hegemonia que, junto a outros de alcances e potências diferenciadas, formam uma complexa rede social composta por uma fração da burguesia brasileira, que influencia e age sobre a educação pública em várias frentes, em especial, nas políticas, nas práticas e no consenso
id UFF-2_fb822d57d18c9b71a997686b479ec7dd
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16004
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Um Itaú de vantagens feito pra você? A ação da Fundação Itaú Social na educação pública brasileiraPolítica educacionalRelação público-privadoResponsabilidade social empresarialPolítica públicaResponsabilidade social da empresaTerceiro setorEducational policyPublic-private relationshipCorporate social responsibilityA fronteira entre as esferas público e privada no Brasil tem, nas últimas décadas se tornado cada vez mais sutil. Diversas formas de privatização do público foram apontadas em pesquisas anteriores, indicando a inserção, cada vez mais agressiva, da lógica privatista no interior da coisa pública. Esta pesquisa tem como objeto de análise principal a ação de uma organização da sociedade civil, em atividade desde o início da década de 1990 e com atuação consistente, de forma direta ou indireta, na educação pública brasileira. A Fundação Itaú Social foi analisada por meio da metodologia de Análise de Redes Sociais, a partir da qual foi possível descortinar suas relações com outras organizações da sociedade civil e com o poder público, sob a justificativa da responsabilidade social empresarial, evidenciando a grande abrangência de sua atuação. Os resultados da pesquisa apontaram que a Fundação age apoiada em três sustentáculos principais: o primeiro foi categorizado nesta tese como ‘formação’, a partir da qual alcança professores, gestores escolares e de redes de ensino e intelectuais; o segundo foi categorizado enquanto ‘produção de conhecimento’, a partir da qual justifica a necessidade de aplicação em escala de suas tecnologias e o terceiro, o ‘financiamento’, a partir do qual induz a aplicação de seu modus operandi na educação pública. Foram elaborados os grafos das parcerias que realizou no ano de 2018, tendo sido analisado, por vezes, outros anos de acordo com a necessidade que a pesquisa demonstrou ao longo de sua execução. O referencial teórico Gramsciano levou a identificar a Fundação Itaú Social como um poderoso Aparelho Privado de Hegemonia que, junto a outros de alcances e potências diferenciadas, formam uma complexa rede social composta por uma fração da burguesia brasileira, que influencia e age sobre a educação pública em várias frentes, em especial, nas políticas, nas práticas e no consensoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe boundary between the public and private spheres in Brazil have, in recent decades, become more and more subtle. Various forms of privatization of the public have been pointed out in previous research, indicating the insertion, increasingly aggressive, of the privatist logic within the public sector. This research has as main object of analysis the action of a civil society organization, active since the beginning of the 1990s and with consistent performance, directly or indirectly, in Brazilian public education. Fundação Itaú Social was analyzed using the Social Network Analysis methodology, from which it was possible to unveil its relations with other civil society organizations and with the public power, under the justification of corporate social responsibility, showing the wide scope of your performance. The results of the research showed that the Foundation acts based on three main pillars: the first was categorized in this thesis as ‘training’, from which it reaches teachers, school managers and teaching and intellectual networks; the second was categorized as ‘knowledge production’, from which it justifies the need for the scale application of its technologies, and the third, ‘financing’, from which it induces the application of its modus operandi in public education. The graphs of the partnerships that took place in 2018 were drawn up, and other years were sometimes analyzed according to the need that the research demonstrated throughout its execution. The Gramscian theoretical framework led to the identification of the Fundação Itaú Social as a powerful private apparatus of hegemony that, together with others of different scope and powers, form a complex social network composed of a fraction of the Brazilian bourgeoisie, which influences and acts on public education on several fronts, especially in policies, practices and consensus217 f.Najjar, Jorge Nassim VieiraAdrião, Theresa Maria de FreitasAlcântara, Alzira BatalhaChaves, Iduina Edite Montalverne BraunAraújo, Flavia Monteiro de BarrosMocarzel, Marcelo Siqueira Maia VinagreMorgan, Karine Vichiett2020-11-18T12:32:07Z2020-11-18T12:32:07Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMORGAN, Karine Vichiett. Um Itaú de vantagens feito pra você? A ação da Fundação Itaú Social na educação pública brasileira. 2020. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16004http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-26T18:18:31Zoai:app.uff.br:1/16004Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:46.311023Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Itaú de vantagens feito pra você? A ação da Fundação Itaú Social na educação pública brasileira
title Um Itaú de vantagens feito pra você? A ação da Fundação Itaú Social na educação pública brasileira
spellingShingle Um Itaú de vantagens feito pra você? A ação da Fundação Itaú Social na educação pública brasileira
Morgan, Karine Vichiett
Política educacional
Relação público-privado
Responsabilidade social empresarial
Política pública
Responsabilidade social da empresa
Terceiro setor
Educational policy
Public-private relationship
Corporate social responsibility
title_short Um Itaú de vantagens feito pra você? A ação da Fundação Itaú Social na educação pública brasileira
title_full Um Itaú de vantagens feito pra você? A ação da Fundação Itaú Social na educação pública brasileira
title_fullStr Um Itaú de vantagens feito pra você? A ação da Fundação Itaú Social na educação pública brasileira
title_full_unstemmed Um Itaú de vantagens feito pra você? A ação da Fundação Itaú Social na educação pública brasileira
title_sort Um Itaú de vantagens feito pra você? A ação da Fundação Itaú Social na educação pública brasileira
author Morgan, Karine Vichiett
author_facet Morgan, Karine Vichiett
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Najjar, Jorge Nassim Vieira
Adrião, Theresa Maria de Freitas
Alcântara, Alzira Batalha
Chaves, Iduina Edite Montalverne Braun
Araújo, Flavia Monteiro de Barros
Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgan, Karine Vichiett
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Relação público-privado
Responsabilidade social empresarial
Política pública
Responsabilidade social da empresa
Terceiro setor
Educational policy
Public-private relationship
Corporate social responsibility
topic Política educacional
Relação público-privado
Responsabilidade social empresarial
Política pública
Responsabilidade social da empresa
Terceiro setor
Educational policy
Public-private relationship
Corporate social responsibility
description A fronteira entre as esferas público e privada no Brasil tem, nas últimas décadas se tornado cada vez mais sutil. Diversas formas de privatização do público foram apontadas em pesquisas anteriores, indicando a inserção, cada vez mais agressiva, da lógica privatista no interior da coisa pública. Esta pesquisa tem como objeto de análise principal a ação de uma organização da sociedade civil, em atividade desde o início da década de 1990 e com atuação consistente, de forma direta ou indireta, na educação pública brasileira. A Fundação Itaú Social foi analisada por meio da metodologia de Análise de Redes Sociais, a partir da qual foi possível descortinar suas relações com outras organizações da sociedade civil e com o poder público, sob a justificativa da responsabilidade social empresarial, evidenciando a grande abrangência de sua atuação. Os resultados da pesquisa apontaram que a Fundação age apoiada em três sustentáculos principais: o primeiro foi categorizado nesta tese como ‘formação’, a partir da qual alcança professores, gestores escolares e de redes de ensino e intelectuais; o segundo foi categorizado enquanto ‘produção de conhecimento’, a partir da qual justifica a necessidade de aplicação em escala de suas tecnologias e o terceiro, o ‘financiamento’, a partir do qual induz a aplicação de seu modus operandi na educação pública. Foram elaborados os grafos das parcerias que realizou no ano de 2018, tendo sido analisado, por vezes, outros anos de acordo com a necessidade que a pesquisa demonstrou ao longo de sua execução. O referencial teórico Gramsciano levou a identificar a Fundação Itaú Social como um poderoso Aparelho Privado de Hegemonia que, junto a outros de alcances e potências diferenciadas, formam uma complexa rede social composta por uma fração da burguesia brasileira, que influencia e age sobre a educação pública em várias frentes, em especial, nas políticas, nas práticas e no consenso
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-18T12:32:07Z
2020-11-18T12:32:07Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORGAN, Karine Vichiett. Um Itaú de vantagens feito pra você? A ação da Fundação Itaú Social na educação pública brasileira. 2020. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16004
identifier_str_mv MORGAN, Karine Vichiett. Um Itaú de vantagens feito pra você? A ação da Fundação Itaú Social na educação pública brasileira. 2020. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823649524547584