Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10693 |
Resumo: | A proposta deste trabalho é traçar o estado da arte da altmetria, definida como o estudo, a criação e a utilização de indicadores relacionados à interação de usuários com produtos de pesquisa diversos no âmbito da Web Social – visualizações, downloads, citações, reutilizações, compartilhamentos, etiquetagens, comentários, entre outros. Para entender o contexto de surgimento da altmetria, exploramos as especificidades e potencialidades da Web Social e as características da comunicação científica. Além de constituir mais um passo na evolução dos estudos métricos da informação, a altmetria se apresenta também como reação à crise do atual modelo de publicação e avaliação na Ciência. A partir de pesquisa bibliográfica exploratória em fontes nacionais e internacionais, levantamos a produção científica sobre altmetria, identificando atores envolvidos na produção de conhecimento na área, seus conceitos, as propostas e tendências dos estudos sobre o tema; fundamentando a reflexão sobre o desenvolvimento da área e a aceitação das métricas alternativas como ferramentas da avaliação científica. Constatamos que a altmetria é uma área de estudos em expansão, cujos métodos complementam os estudos métricos tradicionais contribuindo para o entendimento mais completo da comunicação científica, seus atores, seus processos, seus produtos e seus impactos. |
id |
UFF-2_fc431b91c4aa24e9c17e55040d99098c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/10693 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científicaAltmetriaMétricas alternativas da comunicação científicaAltmetriaComunicação científicaBibliometriaAltmetricsAlternative metrics of scholarly communicationA proposta deste trabalho é traçar o estado da arte da altmetria, definida como o estudo, a criação e a utilização de indicadores relacionados à interação de usuários com produtos de pesquisa diversos no âmbito da Web Social – visualizações, downloads, citações, reutilizações, compartilhamentos, etiquetagens, comentários, entre outros. Para entender o contexto de surgimento da altmetria, exploramos as especificidades e potencialidades da Web Social e as características da comunicação científica. Além de constituir mais um passo na evolução dos estudos métricos da informação, a altmetria se apresenta também como reação à crise do atual modelo de publicação e avaliação na Ciência. A partir de pesquisa bibliográfica exploratória em fontes nacionais e internacionais, levantamos a produção científica sobre altmetria, identificando atores envolvidos na produção de conhecimento na área, seus conceitos, as propostas e tendências dos estudos sobre o tema; fundamentando a reflexão sobre o desenvolvimento da área e a aceitação das métricas alternativas como ferramentas da avaliação científica. Constatamos que a altmetria é uma área de estudos em expansão, cujos métodos complementam os estudos métricos tradicionais contribuindo para o entendimento mais completo da comunicação científica, seus atores, seus processos, seus produtos e seus impactos.Describes the state of the art of altmetrics, defined as the study, creation and use of measures related to user interaction with diverse research products through the Social Web – views, downloads, citations, reuse, sharing, tagging, comments, among others. To understand the context where altmetrics arises, we explore the Social Web’s specificities and potentials, and the characteristics of scientific communication. Besides being another step on the evolution of metric studies of information, altmetrics also presents itself as a reaction to the crisis in the current model of scientific publication and evaluation. Through an exploratory search in national and international sources we were able to identify the scientific literature about altmetrics, analysing the authors involved, its concepts, the proposals and trends around the theme, basing our reflection about the development of altmetrics and the acceptance of alternative metrics as tools for scientific evaluation. We note that altmetrics is an expanding area, and its methods complement traditional metrics contributing to a more complete understanding of scientific communication, its actors, processes, products and impacts.105 p.Marcondes, Carlos HenriqueSouza, Iara Vidal Pereira de2019-08-05T12:55:55Z2019-08-05T12:55:55Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10693Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-02T15:07:45Zoai:app.uff.br:1/10693Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:59.131918Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica |
title |
Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica |
spellingShingle |
Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica Souza, Iara Vidal Pereira de Altmetria Métricas alternativas da comunicação científica Altmetria Comunicação científica Bibliometria Altmetrics Alternative metrics of scholarly communication |
title_short |
Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica |
title_full |
Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica |
title_fullStr |
Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica |
title_full_unstemmed |
Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica |
title_sort |
Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica |
author |
Souza, Iara Vidal Pereira de |
author_facet |
Souza, Iara Vidal Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marcondes, Carlos Henrique |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Iara Vidal Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altmetria Métricas alternativas da comunicação científica Altmetria Comunicação científica Bibliometria Altmetrics Alternative metrics of scholarly communication |
topic |
Altmetria Métricas alternativas da comunicação científica Altmetria Comunicação científica Bibliometria Altmetrics Alternative metrics of scholarly communication |
description |
A proposta deste trabalho é traçar o estado da arte da altmetria, definida como o estudo, a criação e a utilização de indicadores relacionados à interação de usuários com produtos de pesquisa diversos no âmbito da Web Social – visualizações, downloads, citações, reutilizações, compartilhamentos, etiquetagens, comentários, entre outros. Para entender o contexto de surgimento da altmetria, exploramos as especificidades e potencialidades da Web Social e as características da comunicação científica. Além de constituir mais um passo na evolução dos estudos métricos da informação, a altmetria se apresenta também como reação à crise do atual modelo de publicação e avaliação na Ciência. A partir de pesquisa bibliográfica exploratória em fontes nacionais e internacionais, levantamos a produção científica sobre altmetria, identificando atores envolvidos na produção de conhecimento na área, seus conceitos, as propostas e tendências dos estudos sobre o tema; fundamentando a reflexão sobre o desenvolvimento da área e a aceitação das métricas alternativas como ferramentas da avaliação científica. Constatamos que a altmetria é uma área de estudos em expansão, cujos métodos complementam os estudos métricos tradicionais contribuindo para o entendimento mais completo da comunicação científica, seus atores, seus processos, seus produtos e seus impactos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-08-05T12:55:55Z 2019-08-05T12:55:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10693 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10693 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823563737399296 |