Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Ana Cristina de Macena Freitas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/23582
Resumo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política que visa a garantia da oferta de refeições que atendam as necessidades nutricionais diárias dos escolares durante o ano letivo. A relação entre escolha dos alimentos que compõem o cardápio da alimentação escolar e a sustentabilidade ambiental vem ganhando destaque em alguns estados e municípios brasileiros por meio de estratégias que visam reduzir a oferta de proteínas de origem animal nos cardápios escolares. O município de Niterói/RJ em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Mercy for Animals Brasil passou a adotar cardápios escolares com ausência de alimentos de origem animal em um dia da semana. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de implementação do programa Alimentação Consciente (AC) em unidades escolares municipais de Niterói, RJ. O estudo foi referenciado no campo de análise de política e apresenta uma abordagem quali-quantitativa, com foco na análise de implementação de políticas públicas centrada nos sujeitos, nos processos institucionais e nos aspectos técnicos (adequação nutricional e impacto ambiental) da mudança proposta nos cardápios escolares. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores, nutricionistas, profissional da ONG, e por meio de aplicação de questionário semiestruturado a diretores, professores, pedagogos e merendeiros das escolas municipais; do teste de aceitabilidade, da análise da qualidade do cardápio e da avaliação dos indicadores de sustentabilidade (pegada hídrica, pegada de carbono e pegada ecológica), durante o período de 2019 a 2020. A análise estatística dos indicadores de sustentabilidade dos cardápios foi desenvolvida por meio do teste de Krulkall-Wallis e do teste de Mann-Whitney. A análise estatística da composição nutricional dos cardápios com e sem proteína animal em relação aos valores recomendados pelo PNAE foi por meio do teste de Wilcoxon de amostra única considerando o nível de significância em 5%. Todas as análises foram realizadas utilizando o software JASP 0.13.1.0. O cardápio sem carne ou à base de ovo foram aqueles considerados mais sustentáveis, com impacto ambiental de 3 a 5,5 vezes menor que os demais cardápios e estavam nutricionalmente adequados. A decisão em torno da adesão do programa AC ocorreu a partir da gestão central da prefeitura e da secretaria de educação, contudo foi observada a articulação entre nutricionistas e ONG na qual resultou em mudanças incrementais para atender as necessidades do município. Alterações no cardápio e na técnica de preparo foram realizadas para atender a melhor aceitação dos escolares e pelos atrasos na entrega de gêneros alimentícios. Entretanto observa-se uma lacuna na abordagem pedagógica do tema. Este estudo possibilitou identificar que as mudanças propostas nos cardápios não comprometeram a qualidade nutricional e indicou o potencial impacto positivo nos indicadores socioambientais, constatou ainda que as dinâmicas institucionais impostas pelos processos de implementação contribuíram para redesenhar a proposta original, indicar a construção de pactos e aprendizado institucional que pode potencializar a abordagem ambiental no planejamento dos cardápios escolares
id UFF-2_fc6340fb96326a48bbdda4dc76e80e13
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23582
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ.Analyze the implementation process of the Conscious Feeding (AC) Program in municipal schools in Niterói, RJ.Alimentação EscolarConservação dos Recursos NaturaisPolítica PúblicaProgramas GovernamentaisAceitaçãoAlimentação escolarPolítica públicaConservação de recursos naturaisSchool FeedingConservation of Natural ResourcesPublic PolicyGovernment ProgramsO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política que visa a garantia da oferta de refeições que atendam as necessidades nutricionais diárias dos escolares durante o ano letivo. A relação entre escolha dos alimentos que compõem o cardápio da alimentação escolar e a sustentabilidade ambiental vem ganhando destaque em alguns estados e municípios brasileiros por meio de estratégias que visam reduzir a oferta de proteínas de origem animal nos cardápios escolares. O município de Niterói/RJ em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Mercy for Animals Brasil passou a adotar cardápios escolares com ausência de alimentos de origem animal em um dia da semana. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de implementação do programa Alimentação Consciente (AC) em unidades escolares municipais de Niterói, RJ. O estudo foi referenciado no campo de análise de política e apresenta uma abordagem quali-quantitativa, com foco na análise de implementação de políticas públicas centrada nos sujeitos, nos processos institucionais e nos aspectos técnicos (adequação nutricional e impacto ambiental) da mudança proposta nos cardápios escolares. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores, nutricionistas, profissional da ONG, e por meio de aplicação de questionário semiestruturado a diretores, professores, pedagogos e merendeiros das escolas municipais; do teste de aceitabilidade, da análise da qualidade do cardápio e da avaliação dos indicadores de sustentabilidade (pegada hídrica, pegada de carbono e pegada ecológica), durante o período de 2019 a 2020. A análise estatística dos indicadores de sustentabilidade dos cardápios foi desenvolvida por meio do teste de Krulkall-Wallis e do teste de Mann-Whitney. A análise estatística da composição nutricional dos cardápios com e sem proteína animal em relação aos valores recomendados pelo PNAE foi por meio do teste de Wilcoxon de amostra única considerando o nível de significância em 5%. Todas as análises foram realizadas utilizando o software JASP 0.13.1.0. O cardápio sem carne ou à base de ovo foram aqueles considerados mais sustentáveis, com impacto ambiental de 3 a 5,5 vezes menor que os demais cardápios e estavam nutricionalmente adequados. A decisão em torno da adesão do programa AC ocorreu a partir da gestão central da prefeitura e da secretaria de educação, contudo foi observada a articulação entre nutricionistas e ONG na qual resultou em mudanças incrementais para atender as necessidades do município. Alterações no cardápio e na técnica de preparo foram realizadas para atender a melhor aceitação dos escolares e pelos atrasos na entrega de gêneros alimentícios. Entretanto observa-se uma lacuna na abordagem pedagógica do tema. Este estudo possibilitou identificar que as mudanças propostas nos cardápios não comprometeram a qualidade nutricional e indicou o potencial impacto positivo nos indicadores socioambientais, constatou ainda que as dinâmicas institucionais impostas pelos processos de implementação contribuíram para redesenhar a proposta original, indicar a construção de pactos e aprendizado institucional que pode potencializar a abordagem ambiental no planejamento dos cardápios escolaresThe Brazilian School Food Program (PNAE) is a policy that aims to guarantee the supply of meals that meet the daily nutritional needs of students during the school year. The relationship between the choice of foods that make up the school meal menu and environmental sustainability has been gaining prominence in some Brazilian states and cities through strategies that aim to reduce the supply of proteins of animal origin in school menus. The municipality of Niterói, RJ in partnership with the Non-Governmental Organization (NGO) Mercy for Animals Brazil started to adopt school menus which excludes all animal-sourced foods. The aim of this study is to analyze the implementation process of the Conscious Feeding (AC) program in municipal schools in Niterói, RJ. The study was referenced in the policy analysis and presents a qualitative and quantitative approach, focusing on the analysis of public policy implementation centered on the subjects, institutional processes and technical aspects (nutritional adequacy and environmental impact) of the proposed change in the menus schoolchildren. Data collection was carried out through semi-structured interviews with managers, nutritionists, NGO professionals, and through the application of a semi-structured questionnaire to principals, teachers, pedagogues and school cooks in the municipal schools; the acceptability test, the analysis of the quality of the menu and the evaluation of the sustainability indicators (water footprint, carbon footprint and ecological footprint), during the period from 2019 to 2020. The statistical analysis of the sustainability indicators of the menus was carried out through the Krulkall-Wallis test and later the Mann-Whitney test. The statistical analysis of the nutritional composition of menus with and without animal protein in relation to the values recommended by the PNAE was through the Wilcoxon test of a single sample, taking into account a 5% significance level. All analyzes were performed using the JASP 0.13.1.0 software. The meatless or egg-based menus were those considered most sustainable, with an environmental impact of 3 to 5.5 times less than the other menus and were nutritionally adequate. The decision regarding the adherence to the AC program came from the central management of the city hall and the education department, however, the articulation between nutritionists and NGOs was observed, which resulted in incremental changes to attend the city needs. Menu changes and the culinary preparation changes were made due to the better acceptance of students and delays in the delivery of foodstuffs. However, there is a gap in the pedagogical approach to the theme. This study made it possible to identify that the proposed changes in the menus did not compromise nutritional quality and indicated the potential positive impact on socioenvironmental indicators. As well as found that the institutional dynamics imposed by the implementation processes contributed to redesigning the original proposal, indicating the construction of pacts and learning. institutional framework that can enhance the environmental approach when planning school menus.96f.Dias, Patrícia CamachoFerreira, Daniele Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/1627552566370236http://lattes.cnpq.br/2032672242741923http://lattes.cnpq.br/6222513276436258Cordeiro, Ana Cristina de Macena Freitas2021-10-27T21:07:18Z2021-10-27T21:07:18Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORDEIRO, Ana Cristina de Macena Freitas. Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ. 2021. 96 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Nutrição)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/23582CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-20T03:24:20Zoai:app.uff.br:1/23582Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:57.572830Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ.
Analyze the implementation process of the Conscious Feeding (AC) Program in municipal schools in Niterói, RJ.
title Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ.
spellingShingle Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ.
Cordeiro, Ana Cristina de Macena Freitas
Alimentação Escolar
Conservação dos Recursos Naturais
Política Pública
Programas Governamentais
Aceitação
Alimentação escolar
Política pública
Conservação de recursos naturais
School Feeding
Conservation of Natural Resources
Public Policy
Government Programs
title_short Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ.
title_full Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ.
title_fullStr Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ.
title_full_unstemmed Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ.
title_sort Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ.
author Cordeiro, Ana Cristina de Macena Freitas
author_facet Cordeiro, Ana Cristina de Macena Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Patrícia Camacho
Ferreira, Daniele Mendonça
http://lattes.cnpq.br/1627552566370236
http://lattes.cnpq.br/2032672242741923
http://lattes.cnpq.br/6222513276436258
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Ana Cristina de Macena Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação Escolar
Conservação dos Recursos Naturais
Política Pública
Programas Governamentais
Aceitação
Alimentação escolar
Política pública
Conservação de recursos naturais
School Feeding
Conservation of Natural Resources
Public Policy
Government Programs
topic Alimentação Escolar
Conservação dos Recursos Naturais
Política Pública
Programas Governamentais
Aceitação
Alimentação escolar
Política pública
Conservação de recursos naturais
School Feeding
Conservation of Natural Resources
Public Policy
Government Programs
description O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política que visa a garantia da oferta de refeições que atendam as necessidades nutricionais diárias dos escolares durante o ano letivo. A relação entre escolha dos alimentos que compõem o cardápio da alimentação escolar e a sustentabilidade ambiental vem ganhando destaque em alguns estados e municípios brasileiros por meio de estratégias que visam reduzir a oferta de proteínas de origem animal nos cardápios escolares. O município de Niterói/RJ em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Mercy for Animals Brasil passou a adotar cardápios escolares com ausência de alimentos de origem animal em um dia da semana. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de implementação do programa Alimentação Consciente (AC) em unidades escolares municipais de Niterói, RJ. O estudo foi referenciado no campo de análise de política e apresenta uma abordagem quali-quantitativa, com foco na análise de implementação de políticas públicas centrada nos sujeitos, nos processos institucionais e nos aspectos técnicos (adequação nutricional e impacto ambiental) da mudança proposta nos cardápios escolares. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores, nutricionistas, profissional da ONG, e por meio de aplicação de questionário semiestruturado a diretores, professores, pedagogos e merendeiros das escolas municipais; do teste de aceitabilidade, da análise da qualidade do cardápio e da avaliação dos indicadores de sustentabilidade (pegada hídrica, pegada de carbono e pegada ecológica), durante o período de 2019 a 2020. A análise estatística dos indicadores de sustentabilidade dos cardápios foi desenvolvida por meio do teste de Krulkall-Wallis e do teste de Mann-Whitney. A análise estatística da composição nutricional dos cardápios com e sem proteína animal em relação aos valores recomendados pelo PNAE foi por meio do teste de Wilcoxon de amostra única considerando o nível de significância em 5%. Todas as análises foram realizadas utilizando o software JASP 0.13.1.0. O cardápio sem carne ou à base de ovo foram aqueles considerados mais sustentáveis, com impacto ambiental de 3 a 5,5 vezes menor que os demais cardápios e estavam nutricionalmente adequados. A decisão em torno da adesão do programa AC ocorreu a partir da gestão central da prefeitura e da secretaria de educação, contudo foi observada a articulação entre nutricionistas e ONG na qual resultou em mudanças incrementais para atender as necessidades do município. Alterações no cardápio e na técnica de preparo foram realizadas para atender a melhor aceitação dos escolares e pelos atrasos na entrega de gêneros alimentícios. Entretanto observa-se uma lacuna na abordagem pedagógica do tema. Este estudo possibilitou identificar que as mudanças propostas nos cardápios não comprometeram a qualidade nutricional e indicou o potencial impacto positivo nos indicadores socioambientais, constatou ainda que as dinâmicas institucionais impostas pelos processos de implementação contribuíram para redesenhar a proposta original, indicar a construção de pactos e aprendizado institucional que pode potencializar a abordagem ambiental no planejamento dos cardápios escolares
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-27T21:07:18Z
2021-10-27T21:07:18Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORDEIRO, Ana Cristina de Macena Freitas. Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ. 2021. 96 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Nutrição)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/23582
identifier_str_mv CORDEIRO, Ana Cristina de Macena Freitas. Análise da implementação do Programa Alimentação Consciente na alimentação escolar do município de Niterói, RJ. 2021. 96 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Nutrição)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/23582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823697105780736