Engajamento de usuários na gestão da casa: prototipação e validação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31411 |
Resumo: | No contexto da pandemia da Covid-19, os lares passaram a configurar-se em espaços múltiplos: escritório, área de lazer, academia, restaurante, entre outros, para além de um espaço para descansar. Além disso, pesquisas mostram os impactos de um ambiente desorganizado no cérebro humano, os quais incluem: baixa capacidade de foco, impactos nos quadros de ansiedade e depressão, aumento do estresse e dificuldade para dormir. Interligando os dois contextos, a problemática que o projeto visa solucionar é a dificuldade com a gestão da casa, baseada na hipótese que as pessoas possuem desafios para realizar uma melhor organização de seus lares. O trabalho a seguir propõe um protótipo de aplicação mobile que visa auxiliar e engajar os usuários na gestão de tarefas domésticas por meio de gamificação. A solução parte de um aplicativo mobile, no qual o usuário poderá atribuir tarefas a ele mesmo ou a outro morador da residência e ser lembrado de realizá-las. Com o objetivo de motivar o usuário, o aplicativo fornecerá um ranking baseado em dias consecutivos de tarefas concluídas, além de expor gráficos de análises do comportamento do indivíduo. Portanto, o resultado esperado ao fim deste trabalho é a conclusão de um protótipo do aplicativo mencionado e sua validação por meio de testes de usabilidade |
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