Análise nos serviços de verificação de não conformidades de riser rígido vertical tracionado no topo de produção utilizado em plataforma de pernas tracionadas para águas profundas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1787 |
Resumo: | A necessidade de exploração do petróleo em águas cada vez mais profundas leva ao desenvolvimento de novas tecnologias nas mais diversas áreas do conhecimento humano. Entre as diversas áreas da ciência, a verificação em sistemas de “risers” - tubos responsáveis pela condução de fluidos entre a plataforma e o leito marinho - em condições ambientais extremas ou operacionais, se destaca pela importância em identificar possíveis falhas a fim de se evitar perda da previsibilidade quanto às condições dos entre inspeções dos sistemas de “risers” e de sua integridade. Deste modo, torna-se necessário propor melhores práticas nos serviços de verificação para sistemas de “riser offshore” em águas profundas. É realizado um estudo de caso através de entrevistas com profissionais vistoriadores experientes na área, com a finalidade de listar os diversos problemas presentes durante as fases de projeto, fabricação e instalação de um “riser” rígido vertical tracionado no topo (TTR) de produção utilizado em plataforma de pernas tracionadas para águas profundas segundo critérios da norma DNV-OSS-302 (2010). O método de análise desses problemas (dados) utilizado é o diagrama de Pareto que objetiva ordenar a frequência dos dados em ordem decrescente, permitindo a priorização dos problemas. O programa adotado para aplicação do diagrama de Pareto é o MINITAB 17 (2013). O trabalho ainda apresenta um diagrama onde é possível visualizar os principais problemas que ocorrem em um “riser” do tipo TTR – gráfico esse que pode servir para vistoriadores seguirem durante os serviços de verificação. Por fim, pretende-se otimizar os serviços de verificação com o intercâmbio de não conformidades relevantes através da interação entre empresas classificadoras e respectivos clientes. Concluindo-se que é possível otimizar os servicos de verificação entre os envolvidos |
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Análise nos serviços de verificação de não conformidades de riser rígido vertical tracionado no topo de produção utilizado em plataforma de pernas tracionadas para águas profundasRiserPipelineOffshoreDiagrama de ParetoPré-salVerificaçãoRiserPlataforma petrolíferaPré-salPerfuração offshoreRiserPipelineOffshorePareto chartPre-saltVerificationA necessidade de exploração do petróleo em águas cada vez mais profundas leva ao desenvolvimento de novas tecnologias nas mais diversas áreas do conhecimento humano. Entre as diversas áreas da ciência, a verificação em sistemas de “risers” - tubos responsáveis pela condução de fluidos entre a plataforma e o leito marinho - em condições ambientais extremas ou operacionais, se destaca pela importância em identificar possíveis falhas a fim de se evitar perda da previsibilidade quanto às condições dos entre inspeções dos sistemas de “risers” e de sua integridade. Deste modo, torna-se necessário propor melhores práticas nos serviços de verificação para sistemas de “riser offshore” em águas profundas. É realizado um estudo de caso através de entrevistas com profissionais vistoriadores experientes na área, com a finalidade de listar os diversos problemas presentes durante as fases de projeto, fabricação e instalação de um “riser” rígido vertical tracionado no topo (TTR) de produção utilizado em plataforma de pernas tracionadas para águas profundas segundo critérios da norma DNV-OSS-302 (2010). O método de análise desses problemas (dados) utilizado é o diagrama de Pareto que objetiva ordenar a frequência dos dados em ordem decrescente, permitindo a priorização dos problemas. O programa adotado para aplicação do diagrama de Pareto é o MINITAB 17 (2013). O trabalho ainda apresenta um diagrama onde é possível visualizar os principais problemas que ocorrem em um “riser” do tipo TTR – gráfico esse que pode servir para vistoriadores seguirem durante os serviços de verificação. Por fim, pretende-se otimizar os serviços de verificação com o intercâmbio de não conformidades relevantes através da interação entre empresas classificadoras e respectivos clientes. Concluindo-se que é possível otimizar os servicos de verificação entre os envolvidosThe need for oil exploration in increasingly deep water leads to the development of new technologies in different areas of human knowledge. Among the various areas of science, verification in riser systems - pipes responsible for conducting fluid between the platform and the seabed - in extreme or operational environmental conditions, stands out for its importance in identifying possible failures in order to avoid loss of predictability in half-life between riser systems inspections and its integrity. Thus, it is necessary to propose best practices in verification services for offshore riser systems in deepwater. A case study is carried out through interviews with experienced surveyors professionals in the field, with the aim of list the different problems present during the design, construction and installation phases of a production Top Tensioned Riser (TTR) used in tension leg platform for deep water according to the criteria of the standard DNV-OSS-302 (2010). The method of analysis of these problems (data) used, is the Pareto chart that aims to order the frequency of the data in descending order, allowing the prioritization of problems. The program adopted for the application of Pareto chart is MINITAB 17 (2013). The work also shows diagrams where you can view the main problems that occur in a TTR riser - diagrams that can be used by surveyors to follow during the verification services. Lastly, it is intended to optimize the verification services with the exchange of relevant non-conformities through the interaction between classification societies and their customers. Concluding that it is possible to improve the verification services between both partsMartins, José Luiz FerreiraPardal, Juan ManuelDomingues, Stella Maris PiresCardia, Renan Paranhos2016-05-30T15:30:41Z2016-05-30T15:30:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1787CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-24T21:11:03Zoai:app.uff.br:1/1787Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:55.787166Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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