No "miolo" da festa: um estudo sobre o Bumba-meu-boi do Piauí
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16854 |
Resumo: | A festa do bumba-meu-boi no Piauí é o objeto de reflexão desta tese. A pesquisa tem por objetivo mostrar como diferentes sujeitos constroem esta manifestação cultural. De um lado, estão os Mestres e brincantes de bumba-meu-boi, levantando suas memórias e produzindo a festa na esfera comunitária, onde incide sua idealização, o planejamento e a execução, pois a festa do bumba-meu-boi tem muitas etapas, cada qual com sentido peculiar: os ensaios, o batismo do boi, o período junino e a morte do boi. De outro lado, tem-se a relação dos grupos de bumba-meu-boi com as instituições públicas da área de cultura (a Fundação Cultural do Piauí, em nível estadual e a Fundação Cultural Monsenhor Chaves em nível municipal - Teresina) e toda a intricada relação decorrente deste intercâmbio. Trabalhei com a metodologia da História Oral para produzir as fontes imprescindíveis à constituição de uma parte do objeto de pesquisa, que foi evidenciar como os sujeitos produtores da festa em âmbito comunitário tecem uma rede de conhecimentos e sociabilidades para dar conta da confecção das indumentárias, dos instrumentos, dos adereços e do próprio boi. Outros tipos de fontes somaram-se às orais: jornais, revistas, matérias e artigos extraídos dos sites oficiais da Fundação Cultural do Piauí e da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, para se perceber os discursos do poder público com relação à festa do bumba-meu-boi. Não delimitei um recorte temporal específico para a pesquisa em razão do tipo de fonte mais empregada, a oral. Não poderia impor a Mestres e brincantes uma fronteira temporal a suas memórias. O mais expressivo para esta pesquisa era vislumbrar como os sujeitos brincam e refletem a festa do bumba-meu-boi e como no presente esta relação é mediada pelos órgãos públicos. |
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No "miolo" da festa: um estudo sobre o Bumba-meu-boi do PiauíMemóriaFestaBumba-meu-boiInstituições culturais piauiensesBumba-meu-boi - PiauíInstituições culturais piauiensesMemoriaFiestaInstituciones culturales piauiensesMemoryPartyCultural institutions in PiauíA festa do bumba-meu-boi no Piauí é o objeto de reflexão desta tese. A pesquisa tem por objetivo mostrar como diferentes sujeitos constroem esta manifestação cultural. De um lado, estão os Mestres e brincantes de bumba-meu-boi, levantando suas memórias e produzindo a festa na esfera comunitária, onde incide sua idealização, o planejamento e a execução, pois a festa do bumba-meu-boi tem muitas etapas, cada qual com sentido peculiar: os ensaios, o batismo do boi, o período junino e a morte do boi. De outro lado, tem-se a relação dos grupos de bumba-meu-boi com as instituições públicas da área de cultura (a Fundação Cultural do Piauí, em nível estadual e a Fundação Cultural Monsenhor Chaves em nível municipal - Teresina) e toda a intricada relação decorrente deste intercâmbio. Trabalhei com a metodologia da História Oral para produzir as fontes imprescindíveis à constituição de uma parte do objeto de pesquisa, que foi evidenciar como os sujeitos produtores da festa em âmbito comunitário tecem uma rede de conhecimentos e sociabilidades para dar conta da confecção das indumentárias, dos instrumentos, dos adereços e do próprio boi. Outros tipos de fontes somaram-se às orais: jornais, revistas, matérias e artigos extraídos dos sites oficiais da Fundação Cultural do Piauí e da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, para se perceber os discursos do poder público com relação à festa do bumba-meu-boi. Não delimitei um recorte temporal específico para a pesquisa em razão do tipo de fonte mais empregada, a oral. Não poderia impor a Mestres e brincantes uma fronteira temporal a suas memórias. O mais expressivo para esta pesquisa era vislumbrar como os sujeitos brincam e refletem a festa do bumba-meu-boi e como no presente esta relação é mediada pelos órgãos públicos.The party of the bumba-meu-boi in the Piauí is the object of reflection of this thesis. The research has for objective to show as different citizens construct this cultural manifestation. Of a side, they are the Masters and dancers of bumba-meu-boi, raising its memories and producing the party in the communitarian sphere, where its idealization happens, the planning and the execution, therefore the party of the bumba-meu-boi has many stages, each one with peculiar direction: the assays, the baptism of the ox, the junino period and the death of the ox. Of another side, it is had relation of the groups of bumba-meu-boi with the public institutions of the culture area (the Cultural Foundation of the Piauí, in state level and the Cultural Foundation Monsignor Chaves in municipal level - Teresina) and all the intricate decurrent relation of this interchange. I worked with the methodology of Verbal History to produce the essential sources to the constitution of a part of the research object, that was to evidence as the producing citizens of the party in communitarian scope weave a net of knowledge and sociability to give account of the confection of the garments, the instruments, the adorns and the proper ox. Other types of sources had added it the verbal ones: periodicals, magazines, substances and extracted articles of the official sites of the Cultural Foundation of the Piauí and the Cultural Foundation Monsignor Chaves, to perceive the speeches of the public power with regard to the party of the bumba-meu-boi. I more did not delimit a specific secular clipping for the research in reason of the type of source employee, the verbal one. It could not impose the Masters and dancers a secular border its memories. The most expressive this research was to glimpse as the citizens play and reflect the party of the bumba-meu-boi and as in the gift this relation is mediated by the public agencies.La fiesta del bumba-meu-boi en Piaui es el objeto de reflexión de esta tesis. La investigación tiene como objetivo mostrar cómo los diferentes sujetos construyen esta manifestación cultural. Por un lado, están los Maestros y juerguitas del bumba-meu-boi, levantando sus recuerdos y produciendo la fiesta en la esfera comunitaria, donde incide su idealización, su planeamiento y la ejecución, pues la fiesta del bumba-meu-boi tiene muchos pasos, cada uno con un sentido peculiar: los ensayos, el bautismo del buey, el periodo junino y la muerte del buey. Por otra parte, tiene la relación de los grupos de bumba-meu-boi con las instituciones públicas del área de cultura (La Fundación Cultural de Piauí, en nivel estatal y la Fundación Cultural Monseñor Chaves en nivel de municipio – Teresina) y todos los complejos relaciones que surgen de este intercambio. He trabajado con la metodología de la Historia Oral para producir las fuentes imprescindibles a la constitución de una parte del objetivo de pesquisa, que fue evidenciar como los sujetos productores de la fiesta en ámbito comunitario tejen una red de conocimiento y sociabilidades para dar cuenta de la confección de las indumentarias, de los instrumentos, de los aderezos e del propio buey. Otros tipos de fuentes se agregaron a la oral: periódicos, revistas, materiales y artículos extraídos de los sitios oficiales de la Fundación Cultural de Piauí y de la Fundación Cultural Monseñor Chaves, para ver los discursos del poder público en relación a la fiesta del bumba-meu-boi. No delimité un marco de tiempo específico para la investigación en razón del tipo de fuente más empleada, la oral. No se puede imponer un límite a Maestros y juerguistas una frontera temporal a sus recuerdos. El más impresionante de esta pesquisa fue vislumbrar como los sujetos que juegan y refleten la fiesta del bumba-meu-boi en el presente y cómo esta relación es mediada por los organismos públicos.222fNiteróiFerreras, Norberto OsvaldoFabiano de Souza GontijoGiselle Martins VenancioRebeca Gontijo TeixeiraLaura Antunes MacielPedrazani, Viviane2021-02-09T15:38:01Z2021-02-09T15:38:01Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16854Aluno de DoutoradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-29T18:06:07Zoai:app.uff.br:1/16854Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:06.453291Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A festa do bumba-meu-boi no Piauí é o objeto de reflexão desta tese. A pesquisa tem por objetivo mostrar como diferentes sujeitos constroem esta manifestação cultural. De um lado, estão os Mestres e brincantes de bumba-meu-boi, levantando suas memórias e produzindo a festa na esfera comunitária, onde incide sua idealização, o planejamento e a execução, pois a festa do bumba-meu-boi tem muitas etapas, cada qual com sentido peculiar: os ensaios, o batismo do boi, o período junino e a morte do boi. De outro lado, tem-se a relação dos grupos de bumba-meu-boi com as instituições públicas da área de cultura (a Fundação Cultural do Piauí, em nível estadual e a Fundação Cultural Monsenhor Chaves em nível municipal - Teresina) e toda a intricada relação decorrente deste intercâmbio. Trabalhei com a metodologia da História Oral para produzir as fontes imprescindíveis à constituição de uma parte do objeto de pesquisa, que foi evidenciar como os sujeitos produtores da festa em âmbito comunitário tecem uma rede de conhecimentos e sociabilidades para dar conta da confecção das indumentárias, dos instrumentos, dos adereços e do próprio boi. Outros tipos de fontes somaram-se às orais: jornais, revistas, matérias e artigos extraídos dos sites oficiais da Fundação Cultural do Piauí e da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, para se perceber os discursos do poder público com relação à festa do bumba-meu-boi. Não delimitei um recorte temporal específico para a pesquisa em razão do tipo de fonte mais empregada, a oral. Não poderia impor a Mestres e brincantes uma fronteira temporal a suas memórias. O mais expressivo para esta pesquisa era vislumbrar como os sujeitos brincam e refletem a festa do bumba-meu-boi e como no presente esta relação é mediada pelos órgãos públicos. |
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