Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17726 |
Resumo: | The scientific knowledge constitutes itself as hegemonic in the human history excluding from the validity circles other ways of knowledge. Understanding the religion as a expression of popular culture, representative of popular groups knowledge, I question the Secularization Theory of modern society, from analyzing the evangelic phenomenon that Brazil is passing through today. From this knowledge on, using the science teaching as a cutting, and in specific way the tension between the creationism and the evolutionism teaching, I set up the possibilities of overcoming the knowledge prejudice that exists at public schools and show up the possibilities that these schools become a place for a wholesome conflict of knowledge that, through dialogue, knowledge circularity and the epistemological double rupture, allow a movement from the Cartesian paradigm to a paradigm based on a complex thought, resulting into the shared building of knowledge in the public school. |
id |
UFF-2_fcb92e47257b4a0c4e1724c89769a8ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/17726 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciênciasPopular Religion: what does public school has to do with this? Tips to rethink the science teachingConhecimento científicoConhecimento popularReligião popularEnsino de ciênciasCriacionismo X EvolucionismoCiência - Estudo e ensinoReligião e ciênciaProfessores - FormaçãoScientific knowledgePopular knowledgePopular religionScience teachingCreationism X EvolutionismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe scientific knowledge constitutes itself as hegemonic in the human history excluding from the validity circles other ways of knowledge. Understanding the religion as a expression of popular culture, representative of popular groups knowledge, I question the Secularization Theory of modern society, from analyzing the evangelic phenomenon that Brazil is passing through today. From this knowledge on, using the science teaching as a cutting, and in specific way the tension between the creationism and the evolutionism teaching, I set up the possibilities of overcoming the knowledge prejudice that exists at public schools and show up the possibilities that these schools become a place for a wholesome conflict of knowledge that, through dialogue, knowledge circularity and the epistemological double rupture, allow a movement from the Cartesian paradigm to a paradigm based on a complex thought, resulting into the shared building of knowledge in the public school.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO conhecimento científico constituiu-se como hegemônico na história da humanidade, excluindo dos círculos da validade outras formas de conhecimento. Entendendo a religião como uma expressão da cultura popular, representativa do conhecimento das classes populares, questiono a Teoria da Secularização da sociedade moderna, a partir da análise do fenômeno evangélico pelo qual passa o Brasil atualmente. Através destes conhecimentos, utilizando como recorte o ensino de ciências e de forma específica, a tensão entre o ensino do criacionismo e do evolucionismo, estabeleço as possibilidades de superação do preconceito de saberes existente na escola pública e apresento as possibilidades da mesma tornar-se o espaço de um conflito saudável de saberes que, através da dialogicidade, da circularidade de saberes e da dupla ruptura epistemológica, permita um deslocamento do paradigma cartesiano para um paradigma pautado no pensamento complexo, que resulte na construção compartilhada de conhecimentos na escola pública.Universidade Federal FluminensePrograma de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoBRUFFValla, Victor VincentCPF:07455267800http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727193U9Selles, Sandra Lucia EscovedoCPF:38774011715http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796506Z1Valle, Maria Teresa Esteban doCPF:84030453791http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4Stotz, Eduardo NavarroCPF:01444555422http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788268J0Carneiro, Sandra Maria Corrêa de SáCPF:08998978822http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788265A2Fonseca, Lana Claudia de Souza2021-03-10T20:42:33Z2005-08-312021-03-10T20:42:33Z2005-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17726porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:42:33Zoai:app.uff.br:1/17726Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:02.918416Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências Popular Religion: what does public school has to do with this? Tips to rethink the science teaching |
title |
Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências |
spellingShingle |
Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências Fonseca, Lana Claudia de Souza Conhecimento científico Conhecimento popular Religião popular Ensino de ciências Criacionismo X Evolucionismo Ciência - Estudo e ensino Religião e ciência Professores - Formação Scientific knowledge Popular knowledge Popular religion Science teaching Creationism X Evolutionism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências |
title_full |
Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências |
title_fullStr |
Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências |
title_sort |
Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências |
author |
Fonseca, Lana Claudia de Souza |
author_facet |
Fonseca, Lana Claudia de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valla, Victor Vincent CPF:07455267800 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727193U9 Selles, Sandra Lucia Escovedo CPF:38774011715 http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796506Z1 Valle, Maria Teresa Esteban do CPF:84030453791 http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4 Stotz, Eduardo Navarro CPF:01444555422 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788268J0 Carneiro, Sandra Maria Corrêa de Sá CPF:08998978822 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788265A2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Lana Claudia de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento científico Conhecimento popular Religião popular Ensino de ciências Criacionismo X Evolucionismo Ciência - Estudo e ensino Religião e ciência Professores - Formação Scientific knowledge Popular knowledge Popular religion Science teaching Creationism X Evolutionism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Conhecimento científico Conhecimento popular Religião popular Ensino de ciências Criacionismo X Evolucionismo Ciência - Estudo e ensino Religião e ciência Professores - Formação Scientific knowledge Popular knowledge Popular religion Science teaching Creationism X Evolutionism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The scientific knowledge constitutes itself as hegemonic in the human history excluding from the validity circles other ways of knowledge. Understanding the religion as a expression of popular culture, representative of popular groups knowledge, I question the Secularization Theory of modern society, from analyzing the evangelic phenomenon that Brazil is passing through today. From this knowledge on, using the science teaching as a cutting, and in specific way the tension between the creationism and the evolutionism teaching, I set up the possibilities of overcoming the knowledge prejudice that exists at public schools and show up the possibilities that these schools become a place for a wholesome conflict of knowledge that, through dialogue, knowledge circularity and the epistemological double rupture, allow a movement from the Cartesian paradigm to a paradigm based on a complex thought, resulting into the shared building of knowledge in the public school. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-31 2005-06-21 2021-03-10T20:42:33Z 2021-03-10T20:42:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/17726 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/17726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-graduação em Educação Educação BR UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-graduação em Educação Educação BR UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823701983756288 |