Uma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carolina Silva Gomes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22919
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender as relações e as interações das crianças com/no espaço geográfico que ocupam, contrastando com as relações e interações dos adultos no mesmo espaço. O interesse no assunto surgiu de inquietações cotidianas, observando acontecimentos e interações de crianças e adultos em espaços de convívio diário e suscitou alguns questionamentos, tais como: como as crianças constroem suas lógicas? Como elas percebem e se constroem no mundo onde vivem? Como essas lógicas se diferenciam das lógicas dos adultos? Nossa investigação se concentrou em uma turma de crianças de 4 anos do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR), no Colégio Pedro II (CP2). Nossa base teórica foi orientada pela pesquisa das espacialidades das crianças em suas vidas cotidianas de Martha Muchow e pelos estudos da teoria histórico-cultural de Vigotski. A Geografia da Infância foi nossa linha de condução de pesquisa, uma vez que dialogamos com as crianças e suas espacialidades na escola. A metodologia empregada para uma pesquisa COM crianças incluiu observações e registros nos espaços da escola em seus momentos livres e, posteriormente, conversas individuais com as crianças participantes sobre os registros. O registro de campo foi feito através de fotografias e anotações em caderno de campo e as conversas individuais com as crianças aconteceram de forma remota, através de aplicativos de troca de mensagens e chamadas de vídeo. A pesquisa, através de estudos e análise de registros, possibilitou uma visão diferenciada da forma como as crianças mostram muito de suas vivências nas brincadeiras e a importância de tudo isso em seu desenvolvimento
id UFF-2_fce0b4611ab53a28319d32f762942593
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22919
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infânciaCartografias crianceirasTeoria histórico-culturalMartha MuchowGeografia da InfânciaCREIREducação infantilPercepção geográfica na criançaChild cartographyHistorical-cultural theoryMartha MuchowChildhood geographyEsta pesquisa teve como objetivo compreender as relações e as interações das crianças com/no espaço geográfico que ocupam, contrastando com as relações e interações dos adultos no mesmo espaço. O interesse no assunto surgiu de inquietações cotidianas, observando acontecimentos e interações de crianças e adultos em espaços de convívio diário e suscitou alguns questionamentos, tais como: como as crianças constroem suas lógicas? Como elas percebem e se constroem no mundo onde vivem? Como essas lógicas se diferenciam das lógicas dos adultos? Nossa investigação se concentrou em uma turma de crianças de 4 anos do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR), no Colégio Pedro II (CP2). Nossa base teórica foi orientada pela pesquisa das espacialidades das crianças em suas vidas cotidianas de Martha Muchow e pelos estudos da teoria histórico-cultural de Vigotski. A Geografia da Infância foi nossa linha de condução de pesquisa, uma vez que dialogamos com as crianças e suas espacialidades na escola. A metodologia empregada para uma pesquisa COM crianças incluiu observações e registros nos espaços da escola em seus momentos livres e, posteriormente, conversas individuais com as crianças participantes sobre os registros. O registro de campo foi feito através de fotografias e anotações em caderno de campo e as conversas individuais com as crianças aconteceram de forma remota, através de aplicativos de troca de mensagens e chamadas de vídeo. A pesquisa, através de estudos e análise de registros, possibilitou uma visão diferenciada da forma como as crianças mostram muito de suas vivências nas brincadeiras e a importância de tudo isso em seu desenvolvimentoThis research aimed to understand children’s relationships and interactions with/in the geographical space that they occupy, contrasting with the adult’s relationships and interactions in the same space. The interest in the subject emerge from daily concerns, observing children’s and adult’s events and interactions in spaces of day-by-day living and raised some questions, such as: how do children build their logic? How do they perceive andbuild themselves in the world where they live? How do these logics distinguish from those of adults? Our investigation focused on a group of 4-y ear-old children from the Reference Center for Early Childhood Education Realengo RCECER), at Pedro II School (P2S). Our theoretical basis was guided by the research of the children’s spatiality in their daily lives by Martha Muchow and by the studies of Vigotski's historical-cultural theory. Childhood Geography was our research line investigation, since we talked to children and their spatiality at school. The methodology employed for a survey with children included observations and records in the school spaces in their free time and, later, individual conversations with the participating children about the records. The field record was made through photographs and notes in a field notebook and the individual conversations with children happened remotely, through messaging applications and video calls. The research, through studies and analysis of records, made possible a different view of the way children show much of their experiences in games and the importance of it all in their development269 fLopes, Jader Janer MoreiraPereira, Luiz MiguelSantiago, Mylene CristinaCosta, Bruno Muniz FigueiredoSousa, Carolina Silva Gomes de2021-08-12T14:02:13Z2021-08-12T14:02:13Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Carolina Silva Gomes de. Uma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infância. 2021. 269 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22919http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-24T15:21:13Zoai:app.uff.br:1/22919Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:45.455359Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infância
title Uma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infância
spellingShingle Uma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infância
Sousa, Carolina Silva Gomes de
Cartografias crianceiras
Teoria histórico-cultural
Martha Muchow
Geografia da Infância
CREIR
Educação infantil
Percepção geográfica na criança
Child cartography
Historical-cultural theory
Martha Muchow
Childhood geography
title_short Uma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infância
title_full Uma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infância
title_fullStr Uma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infância
title_full_unstemmed Uma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infância
title_sort Uma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infância
author Sousa, Carolina Silva Gomes de
author_facet Sousa, Carolina Silva Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Jader Janer Moreira
Pereira, Luiz Miguel
Santiago, Mylene Cristina
Costa, Bruno Muniz Figueiredo
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Carolina Silva Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografias crianceiras
Teoria histórico-cultural
Martha Muchow
Geografia da Infância
CREIR
Educação infantil
Percepção geográfica na criança
Child cartography
Historical-cultural theory
Martha Muchow
Childhood geography
topic Cartografias crianceiras
Teoria histórico-cultural
Martha Muchow
Geografia da Infância
CREIR
Educação infantil
Percepção geográfica na criança
Child cartography
Historical-cultural theory
Martha Muchow
Childhood geography
description Esta pesquisa teve como objetivo compreender as relações e as interações das crianças com/no espaço geográfico que ocupam, contrastando com as relações e interações dos adultos no mesmo espaço. O interesse no assunto surgiu de inquietações cotidianas, observando acontecimentos e interações de crianças e adultos em espaços de convívio diário e suscitou alguns questionamentos, tais como: como as crianças constroem suas lógicas? Como elas percebem e se constroem no mundo onde vivem? Como essas lógicas se diferenciam das lógicas dos adultos? Nossa investigação se concentrou em uma turma de crianças de 4 anos do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR), no Colégio Pedro II (CP2). Nossa base teórica foi orientada pela pesquisa das espacialidades das crianças em suas vidas cotidianas de Martha Muchow e pelos estudos da teoria histórico-cultural de Vigotski. A Geografia da Infância foi nossa linha de condução de pesquisa, uma vez que dialogamos com as crianças e suas espacialidades na escola. A metodologia empregada para uma pesquisa COM crianças incluiu observações e registros nos espaços da escola em seus momentos livres e, posteriormente, conversas individuais com as crianças participantes sobre os registros. O registro de campo foi feito através de fotografias e anotações em caderno de campo e as conversas individuais com as crianças aconteceram de forma remota, através de aplicativos de troca de mensagens e chamadas de vídeo. A pesquisa, através de estudos e análise de registros, possibilitou uma visão diferenciada da forma como as crianças mostram muito de suas vivências nas brincadeiras e a importância de tudo isso em seu desenvolvimento
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-12T14:02:13Z
2021-08-12T14:02:13Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Carolina Silva Gomes de. Uma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infância. 2021. 269 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22919
identifier_str_mv SOUSA, Carolina Silva Gomes de. Uma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infância. 2021. 269 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823677230022656