O transe e as rupturas: o épico-didático na “Trilogia da Terra”, de Glauber Rocha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13646 |
Resumo: | Esta dissertação para o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) visa abordar a filmografia selecionada do diretor do Cinema Novo, Glauber Rocha. Mais especificamente, o escopo desta dissertação diz respeito à proposta do cinema épico-didático do diretor que, no transcorrer de sua trajetória cinematográfica, ofereceu recorrentemente “rupturas”, que tanto adviriam do que se convencionou (segundo o próprio) qualificar como o “transe” do Terceiro Mundo (ou ainda, do mundo subdesenvolvido), quanto a ele fariam frente. Desse modo, almeja estabelecer que, da mesma forma que o cinema épico-didático de Glauber Rocha advém do “transe” para se opor ao mesmo mediante constantes “rupturas” para com os ditames imperantes na cinematografia de seu tempo, ele também pode vir a ocupar o lugar de lócus de “novas formas de subjetividade” em Michel Foucault; e que, além disso, também apresenta um entendimento específico sobre o processo de produção e reprodução da subjetividade naquilo que diz respeito à arte, à obra de arte no âmago da modernidade capitalista. Assim sendo, analisa o período do Cinema Novo, com especial ênfase na filmografia de Glauber Rocha (sobretudo naquilo que concerne a sua “Trilogia da Terra”, ou seja, os filmes Deus e o Diabo na terra do sol, Terra em transe e A idade da Terra). Para se alcançar estes objetivos, também foram utilizadas partes das obras de Boaventura de Sousa Santos, Donna Haraway, Édouard Glissant, Judith Butler e de todo um conjunto de intelectuais latino-americanos da segunda metade do século XX (Enzo Faletto, Agustín Cueva, Mario Arrubla Yepes, Arturo Escobar, Ruy Mauro Marini e Aníbal Quijano), presentes na bibliografia selecionada. Logo, objetiva-se apreender, ao menos parcialmente, as imagens, as personagens, as alegorias, enfim, as narrativas contidas, sobretudo, em Deus e o Diabo na terra do sol, Terra em transe e A idade da Terra, a partir da ótica do cinema épico-didático, em uma associação com as ideias de “transe” e “ruptura” em Glauber Rocha |
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O transe e as rupturas: o épico-didático na “Trilogia da Terra”, de Glauber RochaGlauber RochaCinema novoTrilogia da terraBrasilÉpico-didáticoRocha, Glauber, 1939-1981Cinema novoCinema brasileiroGlauber RochaCinema novoTrilogy of the earthBrazilEpic-didacticEsta dissertação para o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) visa abordar a filmografia selecionada do diretor do Cinema Novo, Glauber Rocha. Mais especificamente, o escopo desta dissertação diz respeito à proposta do cinema épico-didático do diretor que, no transcorrer de sua trajetória cinematográfica, ofereceu recorrentemente “rupturas”, que tanto adviriam do que se convencionou (segundo o próprio) qualificar como o “transe” do Terceiro Mundo (ou ainda, do mundo subdesenvolvido), quanto a ele fariam frente. Desse modo, almeja estabelecer que, da mesma forma que o cinema épico-didático de Glauber Rocha advém do “transe” para se opor ao mesmo mediante constantes “rupturas” para com os ditames imperantes na cinematografia de seu tempo, ele também pode vir a ocupar o lugar de lócus de “novas formas de subjetividade” em Michel Foucault; e que, além disso, também apresenta um entendimento específico sobre o processo de produção e reprodução da subjetividade naquilo que diz respeito à arte, à obra de arte no âmago da modernidade capitalista. Assim sendo, analisa o período do Cinema Novo, com especial ênfase na filmografia de Glauber Rocha (sobretudo naquilo que concerne a sua “Trilogia da Terra”, ou seja, os filmes Deus e o Diabo na terra do sol, Terra em transe e A idade da Terra). Para se alcançar estes objetivos, também foram utilizadas partes das obras de Boaventura de Sousa Santos, Donna Haraway, Édouard Glissant, Judith Butler e de todo um conjunto de intelectuais latino-americanos da segunda metade do século XX (Enzo Faletto, Agustín Cueva, Mario Arrubla Yepes, Arturo Escobar, Ruy Mauro Marini e Aníbal Quijano), presentes na bibliografia selecionada. Logo, objetiva-se apreender, ao menos parcialmente, as imagens, as personagens, as alegorias, enfim, as narrativas contidas, sobretudo, em Deus e o Diabo na terra do sol, Terra em transe e A idade da Terra, a partir da ótica do cinema épico-didático, em uma associação com as ideias de “transe” e “ruptura” em Glauber RochaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThis dissertation for the Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) of the Universidade Federal Fluminense (UFF) aims to approach the selected filmography of Cinema Novo’s film director, Glauber Rocha. More specifically, the scope of this dissertation concerns Glauber Rocha’s epic-didactic cinema proposal that, throughout his filmmaking career, recurrently offered “ruptures” that would both come from as well as oppose that which convention (the director’s own, of course) qualified as the Third World’s “trance” (or even the underdeveloped world’s “trance”). As such, this dissertation shall endeavour to establish that, just as Glauber Rocha’s epic-didactic cinema comes from the “trance” to oppose it via “ruptures”, so too can it occupy the position of “new forms of subjectivity” in Michel Foucault. In addition, that it also presents a specific understanding of the process concerning the production and reproduction of subjectivity in regards to art, to the work of art in the heart of capitalist modernity. Therefore, this dissertation shall delve into an analysis of the period of Cinema Novo, with special emphasis on the filmography of Glauber Rocha (mainly the part concerning his well-known “Trilogy of the Earth”, that is, the films Black God, White Devil, Entranced Earth, and The Age of the Earth). Moreover, to succeed in these endeavours, parts of the works of Boaventura de Sousa Santos, Donna Haraway, Édouard Glissant, Judith Butler and a whole group of latinamerican intellectuals from the second half of the XXth century (Enzo Faletto, Agustín Cueva, Mario Arrubla Yepes, Arturo Escobar, Ruy Mauro Marini and Aníbal Quijano) will be included in the selected bibliography. As such, this dissertation’s objective will be to apprehend (at least partially) the images, the characters, the allegories, in short, the narratives contained, mainly, in Black God, White Devil, Entranced Earth, and The Age of the Earth, from the standpoint of the epic-didactic cinema, alongside an association with the ideas of “trance” and “rupture” in Glauber Rocha186 f.La Barre, Jorge deVentura, TerezaSilva, Antônio Carlos Amâncio daFigueira, Leonardo Corrêa2020-05-08T19:07:05Z2020-05-08T19:07:05Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13646http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T18:55:34Zoai:app.uff.br:1/13646Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:36.894228Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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