Porta dos fundos como fenômeno de comunicação: uma abordagem pela teoria ator-rede
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13507 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo identificar, sob a ótica da Teoria Ator-Rede, os fatores que levaram o coletivo de humor do ciberespaço, Porta dos Fundos, a ser um fenômeno em seu canal do YouTube, identificando em sua rede sociotécnica os actantes (humanos e não humanos), os mediadores, as conexões, os intermediários e toda a translação existente na trama, traçando a cartografia das controvérsias a partir da abertura de sua caixa-preta. Foram utilizados os conceitos da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu Círculo como suporte teórico para as investigações realizadas. A pesquisa foi delimitada no recorte espaço-temporal do primeiro ano de existência do grupo, numa imersão dos estudos do cotidiano e suas práxis. |
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Porta dos fundos como fenômeno de comunicação: uma abordagem pela teoria ator-redePorta do FundosMídia e CotidianoTeoria Ator-RedeFilosofia da LinguagemMikhail BakhtinMedia and Daily LifeActor-Network TheoryPhilosophy of LanguageMikhail BakhtinEste trabalho tem como objetivo identificar, sob a ótica da Teoria Ator-Rede, os fatores que levaram o coletivo de humor do ciberespaço, Porta dos Fundos, a ser um fenômeno em seu canal do YouTube, identificando em sua rede sociotécnica os actantes (humanos e não humanos), os mediadores, as conexões, os intermediários e toda a translação existente na trama, traçando a cartografia das controvérsias a partir da abertura de sua caixa-preta. Foram utilizados os conceitos da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu Círculo como suporte teórico para as investigações realizadas. A pesquisa foi delimitada no recorte espaço-temporal do primeiro ano de existência do grupo, numa imersão dos estudos do cotidiano e suas práxis.This work aims to identify, from the perspective of the Actor-Network Theory, the factors that led to the phenomenon of the cyberspace humor collective, Porta dos Fundos, on its YouTube channel, identifying in its sociotechnical network the actants (human and non-human), the mediators, the connections, the intermediaries and all the translation existing in the plot, tracing the cartography of the controversies from the opening of its black box. The concepts philosophy of language by Mikhail Bakhtin and his Circle were used as theoretical support for the investigations carried out. The research was delimited in the space-time frame of the first year of the group existence, in an immersion of daily life studies and their praxis.200f.Souza, Flávia Clemente de SouzaMedrado, Andrea Meyer LandulphoBarbosa, André Luís GardelAguiar Junior, Paulo Roberto Figueiredo2020-05-05T18:42:59Z2020-05-05T18:42:59Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13507Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T03:07:31Zoai:app.uff.br:1/13507Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-10T03:07:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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