Utilização de um jogo didático como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Márcia Graminho Fonseca Braz e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24546
Resumo: O presente trabalho relata a elaboração, avaliação e validação do jogo didático “Trilha da sexualidade”, como ferramenta auxiliar na abordagem de temas relacionados à educação sexual. Elaborado com materiais de baixo custo e fácil aquisição, o kit do jogo didático “Trilha da sexualidade” consiste em um conjunto formado por um tabuleiro com quarenta casas, oitenta cartas-pergunta, um dado de seis faces, um cronômetro e um manual de regras. O jogo foi aplicado em cinco turmas do 1.º ano do Ensino Médio Regular, do Colégio Estadual Almirante Barão de Teffé, a maior escola da rede estadual do município de Santo Antônio de Pádua, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Para avaliação e validação foram aplicados três questionários: de usabilidade, de sondagem do conhecimento prévio e de verificação de aprendizagem. Os resultados obtidos indicam que o jogo didático “Trilha da sexualidade” contribui para o processo ensino-aprendizagem, permitindo a construção/consolidação do conhecimento de forma protagonista pelo aluno, além de propiciar o trabalho em equipe. Por essa razão, pode-se afirmar que o jogo didático “Trilha da sexualidade” cumpre seu papel como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexual, no Ensino Médio Regular
id UFF-2_fd9cf8eddf7c72e8b487f28310fbbe63
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24546
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Utilização de um jogo didático como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexualAtividade lúdicaJogo de tabuleiroSexualidadeEnsino médioEnsinoPlayful activitiesBoard gameSexualityHigh schoolO presente trabalho relata a elaboração, avaliação e validação do jogo didático “Trilha da sexualidade”, como ferramenta auxiliar na abordagem de temas relacionados à educação sexual. Elaborado com materiais de baixo custo e fácil aquisição, o kit do jogo didático “Trilha da sexualidade” consiste em um conjunto formado por um tabuleiro com quarenta casas, oitenta cartas-pergunta, um dado de seis faces, um cronômetro e um manual de regras. O jogo foi aplicado em cinco turmas do 1.º ano do Ensino Médio Regular, do Colégio Estadual Almirante Barão de Teffé, a maior escola da rede estadual do município de Santo Antônio de Pádua, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Para avaliação e validação foram aplicados três questionários: de usabilidade, de sondagem do conhecimento prévio e de verificação de aprendizagem. Os resultados obtidos indicam que o jogo didático “Trilha da sexualidade” contribui para o processo ensino-aprendizagem, permitindo a construção/consolidação do conhecimento de forma protagonista pelo aluno, além de propiciar o trabalho em equipe. Por essa razão, pode-se afirmar que o jogo didático “Trilha da sexualidade” cumpre seu papel como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexual, no Ensino Médio RegularThe present work reports the elaboration, evaluation and validation of the didactic game "Trilha da sexualidade", as an auxiliary tool in the approach of themes related to sexual education. Elaborated with materials of low cost and easy acquisition, the kit of the didactic game "Trail of the sexuality" consists of a set formed by a board with forty houses, eighty cards-question, a dice of six faces, a stopwatch and a manual of rules. The game was applied in five classes of the 1st year of Regular High School, of the Colégio Estadual Almirante Barão de Teffé, the largest school of the state education system of the municipality of Santo Antônio de Pádua, Northwest of the State of Rio de Janeiro. For evaluation and validation, three questionnaires were applied: usability, pre-knowledge survey and learning verification. The results indicate that the didactic game "Trilha da sexualidade" contributes to the teaching-learning process, allowing the construction/consolidation of knowledge in a protagonist way by the student, in addition to providing teamwork. Therefore, it can be affirmed that the didactic game "Trilha da sexualidade" fulfills its role as a facilitating tool in the approach of themes related to sexual education in Regular High School88 f.Silva, Jean Carlos Miranda daPereira, Maíra MoraesPompilho, Wendel MattosBarros, Márcia Graminho Fonseca Braz e2022-02-10T21:11:09Z2022-02-10T21:11:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24546CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-08T18:14:47Zoai:app.uff.br:1/24546Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:08.698398Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de um jogo didático como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexual
title Utilização de um jogo didático como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexual
spellingShingle Utilização de um jogo didático como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexual
Barros, Márcia Graminho Fonseca Braz e
Atividade lúdica
Jogo de tabuleiro
Sexualidade
Ensino médio
Ensino
Playful activities
Board game
Sexuality
High school
title_short Utilização de um jogo didático como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexual
title_full Utilização de um jogo didático como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexual
title_fullStr Utilização de um jogo didático como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexual
title_full_unstemmed Utilização de um jogo didático como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexual
title_sort Utilização de um jogo didático como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexual
author Barros, Márcia Graminho Fonseca Braz e
author_facet Barros, Márcia Graminho Fonseca Braz e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jean Carlos Miranda da
Pereira, Maíra Moraes
Pompilho, Wendel Mattos
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Márcia Graminho Fonseca Braz e
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade lúdica
Jogo de tabuleiro
Sexualidade
Ensino médio
Ensino
Playful activities
Board game
Sexuality
High school
topic Atividade lúdica
Jogo de tabuleiro
Sexualidade
Ensino médio
Ensino
Playful activities
Board game
Sexuality
High school
description O presente trabalho relata a elaboração, avaliação e validação do jogo didático “Trilha da sexualidade”, como ferramenta auxiliar na abordagem de temas relacionados à educação sexual. Elaborado com materiais de baixo custo e fácil aquisição, o kit do jogo didático “Trilha da sexualidade” consiste em um conjunto formado por um tabuleiro com quarenta casas, oitenta cartas-pergunta, um dado de seis faces, um cronômetro e um manual de regras. O jogo foi aplicado em cinco turmas do 1.º ano do Ensino Médio Regular, do Colégio Estadual Almirante Barão de Teffé, a maior escola da rede estadual do município de Santo Antônio de Pádua, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Para avaliação e validação foram aplicados três questionários: de usabilidade, de sondagem do conhecimento prévio e de verificação de aprendizagem. Os resultados obtidos indicam que o jogo didático “Trilha da sexualidade” contribui para o processo ensino-aprendizagem, permitindo a construção/consolidação do conhecimento de forma protagonista pelo aluno, além de propiciar o trabalho em equipe. Por essa razão, pode-se afirmar que o jogo didático “Trilha da sexualidade” cumpre seu papel como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexual, no Ensino Médio Regular
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-02-10T21:11:09Z
2022-02-10T21:11:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/24546
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823665391599616