Tecnologia educacional como estratégia para o uso de luvas pelos profissionais de enfermagem visando a precaução de contato
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3055 |
Resumo: | A infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS) é considerada um problema de saúde pública em esfera mundial. Assim, torna-se preponderante a intervenção nos cuidados e prevenção destes agravos. Diante desta prerrogativa, o estudo tem como objeto: a precaução de contato a partir de uma tecnologia educacional (TE), visando o uso de luvas pelos profissionais de enfermagem. Objetivo geral: propor uma TE em forma de mídia audiovisual visando à adequação e/ou adesão dos profissionais de enfermagem às medidas de precaução de contato, foco em luvas. Objetivos específicos: identificar os fatores que interferem na adesão e/ou adequação às medidas de precaução de contato na utilização das luvas de procedimentos e estéreis pela equipe de enfermagem; elaborar uma TE visando adesão e adequação dos profissionais de enfermagem às medidas de precaução de contato, foco em luvas, a partir das falas dos profissionais; validar uma TE em forma de mídia audiovisual, visando adequação e adesão às medidas de precaução de contato com foco nas luvas. Metodologia: pesquisa de abordagem quantiqualitativa do tipo metodológica. O cenário da pesquisa foi o Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense. Os participantes foram 66 profissionais distribuídos em quatro etapas do estudo. Para elaboração e validação da TE, a coleta de dados ocorreu nas quatro etapas. A 1ª etapa: realizaram-se entrevistas e a análise temática segundo Bardin. Critérios de inclusão: profissionais de enfermagem da clínica cirúrgica, diaristas ou plantonistas, estatutários ou contratados, em exercício. Critérios de exclusão: profissionais em férias e/ou licenças médicas; 2ª etapa: elaboração da TE a partir das categorias que emergiram da primeira etapa; 3ª etapa: validação de TE. Nesta etapa foram utilizados instrumentos de validação, escala Likert, respondidos por juízes especialistas e público alvo. Os itens do instrumento analisados receberam diferentes valorações em cada bloco, sendo considerados válidos os itens que obtiveram concordância maior ou igual a 70% pelos avaliadores desta etapa; 4ª etapa: adequação da TE a partir da avaliação dos profissionais. Resultados: a partir da fala dos profissionais emergiram três categorias, a saber: conhecimento geral acerca do uso de luvas; a utilização das luvas na prática de enfermagem e suas implicações; avaliação do material das luvas. A partir destas categorias, foi elaborada uma TE em forma de mídia audiovisual, cuja validação dos resultados atingiu índice de concordância superior a 80%. Conclui-se que a elaboração e aplicação de TE voltadas para o ensino e aprendizagem do profissional são primordiais para a segurança do paciente, do profissional e do ambiente, minimizando os riscos de infecções cruzadas |
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Objetivos específicos: identificar os fatores que interferem na adesão e/ou adequação às medidas de precaução de contato na utilização das luvas de procedimentos e estéreis pela equipe de enfermagem; elaborar uma TE visando adesão e adequação dos profissionais de enfermagem às medidas de precaução de contato, foco em luvas, a partir das falas dos profissionais; validar uma TE em forma de mídia audiovisual, visando adequação e adesão às medidas de precaução de contato com foco nas luvas. Metodologia: pesquisa de abordagem quantiqualitativa do tipo metodológica. O cenário da pesquisa foi o Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense. Os participantes foram 66 profissionais distribuídos em quatro etapas do estudo. Para elaboração e validação da TE, a coleta de dados ocorreu nas quatro etapas. A 1ª etapa: realizaram-se entrevistas e a análise temática segundo Bardin. Critérios de inclusão: profissionais de enfermagem da clínica cirúrgica, diaristas ou plantonistas, estatutários ou contratados, em exercício. Critérios de exclusão: profissionais em férias e/ou licenças médicas; 2ª etapa: elaboração da TE a partir das categorias que emergiram da primeira etapa; 3ª etapa: validação de TE. Nesta etapa foram utilizados instrumentos de validação, escala Likert, respondidos por juízes especialistas e público alvo. Os itens do instrumento analisados receberam diferentes valorações em cada bloco, sendo considerados válidos os itens que obtiveram concordância maior ou igual a 70% pelos avaliadores desta etapa; 4ª etapa: adequação da TE a partir da avaliação dos profissionais. Resultados: a partir da fala dos profissionais emergiram três categorias, a saber: conhecimento geral acerca do uso de luvas; a utilização das luvas na prática de enfermagem e suas implicações; avaliação do material das luvas. A partir destas categorias, foi elaborada uma TE em forma de mídia audiovisual, cuja validação dos resultados atingiu índice de concordância superior a 80%. Conclui-se que a elaboração e aplicação de TE voltadas para o ensino e aprendizagem do profissional são primordiais para a segurança do paciente, do profissional e do ambiente, minimizando os riscos de infecções cruzadasThe infection related to health care (IRAS) is considered a public health problem in the whole world. Thus, a major intervention in the care and prevention of these diseases is of utmost importance. In the view of this prerogative, the current object of this study is: the contact precautions as an educational technology (ET), to the use of gloves by nursing professionals. Overall objective: to propose an ET in audiovisual media format in order to improve adhesion/adjustments of nursing professionals to contact precautions, focusing in the use of gloves. Specific objectives: to identify the factors that influence in adherence and/or adequacy for contact precautions with the use of procedure and sterile gloves by nursing staff; to develop an ET aiming at adherence and adequacy of nursing professionals to contact precautions, focusing in the use of gloves, from the speeches of professionals; to validate an ET in audiovisual media format, aiming to adequacy and adherence to contact precautions focused in the use of gloves. Methodology: Research with quantiqualitative approach of methodological type. The research scenario was the Antônio Pedro University Hospital, Fluminense Federal University. Participants were 66 professionals divided into four stages of the study. For development and validation of ET, data collection occurred in all the four stages. 1st stage: interviews and Bardin’s thematic analysis were conducted. Inclusion criteria: nurses of surgical clinic department, resident or day labor, statutory- or private-contracted, and currently active. Exclusion criteria: professionals on vacation and / or in sick leave; 2nd stage: preparation of the ET based the categories that emerged from the first stage; 3rd stage: ET validation. At this stage the Likert scale and validation instruments were used, answered by expert judges and target audience. The instrument items analyzed received different valuations in each block, being considered as valid the items with agreement levels greater than or equal to 70% by the evaluators of this stage; 4th stage: adequacy of ET by the evaluation of professionals. Results: from the speech of professionals emerged three categories, namely: General knowledge about the use of gloves; the use of gloves in nursing practice and its implications; analysis of the glove material. From these categories, an ET was prepared in audiovisual media format, and the validation of its results reached an agreement index higher than 80%. It is concluded that the development and application of an ET facing professional education and learning are essential for the safety of patients, professionals and the environment, minimizing the risk of cross-infectionSá, Selma Petra ChavesSouza, Sonia Regina deBrum, Ana Karine RamosPadilha, Jovíria Márcia Ferreira de Oliveira2017-03-16T17:11:05Z2017-03-16T17:11:05Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamPADILHA, Jovíria Márcia Ferreira de Oliveira. Tecnologia educacional como estratégia para o uso de luvas pelos profissionais de enfermagem visando a precaução de contato. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2014https://app.uff.br/riuff/handle/1/3055http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-18T15:40:38Zoai:app.uff.br:1/3055Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:02.659627Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS) é considerada um problema de saúde pública em esfera mundial. Assim, torna-se preponderante a intervenção nos cuidados e prevenção destes agravos. Diante desta prerrogativa, o estudo tem como objeto: a precaução de contato a partir de uma tecnologia educacional (TE), visando o uso de luvas pelos profissionais de enfermagem. Objetivo geral: propor uma TE em forma de mídia audiovisual visando à adequação e/ou adesão dos profissionais de enfermagem às medidas de precaução de contato, foco em luvas. Objetivos específicos: identificar os fatores que interferem na adesão e/ou adequação às medidas de precaução de contato na utilização das luvas de procedimentos e estéreis pela equipe de enfermagem; elaborar uma TE visando adesão e adequação dos profissionais de enfermagem às medidas de precaução de contato, foco em luvas, a partir das falas dos profissionais; validar uma TE em forma de mídia audiovisual, visando adequação e adesão às medidas de precaução de contato com foco nas luvas. Metodologia: pesquisa de abordagem quantiqualitativa do tipo metodológica. O cenário da pesquisa foi o Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense. Os participantes foram 66 profissionais distribuídos em quatro etapas do estudo. Para elaboração e validação da TE, a coleta de dados ocorreu nas quatro etapas. A 1ª etapa: realizaram-se entrevistas e a análise temática segundo Bardin. Critérios de inclusão: profissionais de enfermagem da clínica cirúrgica, diaristas ou plantonistas, estatutários ou contratados, em exercício. Critérios de exclusão: profissionais em férias e/ou licenças médicas; 2ª etapa: elaboração da TE a partir das categorias que emergiram da primeira etapa; 3ª etapa: validação de TE. Nesta etapa foram utilizados instrumentos de validação, escala Likert, respondidos por juízes especialistas e público alvo. Os itens do instrumento analisados receberam diferentes valorações em cada bloco, sendo considerados válidos os itens que obtiveram concordância maior ou igual a 70% pelos avaliadores desta etapa; 4ª etapa: adequação da TE a partir da avaliação dos profissionais. Resultados: a partir da fala dos profissionais emergiram três categorias, a saber: conhecimento geral acerca do uso de luvas; a utilização das luvas na prática de enfermagem e suas implicações; avaliação do material das luvas. A partir destas categorias, foi elaborada uma TE em forma de mídia audiovisual, cuja validação dos resultados atingiu índice de concordância superior a 80%. Conclui-se que a elaboração e aplicação de TE voltadas para o ensino e aprendizagem do profissional são primordiais para a segurança do paciente, do profissional e do ambiente, minimizando os riscos de infecções cruzadas |
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