A voz e a mediação de leitura: partiturização, performance e provocação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitthan, Iran Nascimento
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3684
Resumo: Esta pesquisa é um estudo sobre mediação de leitura e corporalidade da voz. Nosso foco são os elementos paralinguísticos ligados à performance da sonorização vocal, fundamentais na emissão do texto, em busca de efeitos capazes de atingir e captar o interlocutor-ouvinte. A partir dos conceitos da Teoria Semiolinguística, proposta por Patrick Charaudeau, discutimos o acontecimento enunciativo do Modo Narrativo, com textos ficcionais apresentados em 1 ª pessoa. Os sujeitos da linguagem são pensados como atores de um momento histórico, considerando, além de seus comportamentos sócio-político-culturais, o ato comunicativo e, durante a encenação discursiva, o espaço ocupado pelo mediador. Detivemo-nos na organização da enunciação, especificamente em relação à voz e em seus atributos (naturais ou estudados) juntamente com os elementos suprassegmentais que colaboram para expressar sentidos, ou realçá-los. A intenção é de instigar principalmente o desenvolvimento das competências necessárias à leitura, indispensáveis para que se depreendam intenções mais profundas do texto, com inferências possíveis diante do conhecimento de mundo. Seguimos apoiados nos registros de Paul Zumthor sobre performance, momento único dentro do espaçotempo e da situação de comunicação. A força da leitura performática – com a devida atenção à vocalidade do texto (tom), apontada por Dominique Maingueneau, e às nuances mais significantes, integrando mediador-narrativa – se reflete nas reações demonstradas pelos interlocutores durante a interação. Para a compreensão da aderência entre as vozes do texto e do mediador, propusemos uma partiturização da voz, tomando como base o Alfabeto Fonético Internacional (AFI), os estudos do linguista Ivan Fónagy e das fonoudiólogas e professoras Maria da Glória Beuttenmüller e Jane Guberfain. Mais do que uma simples leitura compartilhada, a leitura performática se apresenta como estratégia determinante na captação de novos leitores
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