Consulta de enfermagem no pré-natal: um espaço para realização de educação para o parto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Mérilin Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6499
Resumo: A educação para o parto é uma ação que se realiza no pré-natal junto à família expectante, que engloba todo o processo de gestação, trabalho de parto, parto e puerpério. Tem como finalidade a vivência do parto e puerpério de forma saudável e natural, estabelecendo vínculo afetivo e rede familiar. Neste tipo de educação, a gestante é o foco principal do processo de formação de saberes e práticas que possibilitem ser ela a protagonista do parto. Porém, se atua também junto aos companheiros, discutindo sua participação responsável no nascimento e na saúde reprodutiva. O papel do enfermeiro é fundamental neste processo, pois promoverá preparação psicológica e emocional para que a mulher possa vivenciar todas as fases do ciclo grávido-puerperal e capacitá-la para oferecer cuidados ao recém-nascido. Diante disto determina-se como objeto de estudo a realização de educação para o parto na consulta de Enfermagem no pré-natal, tendo como ação investigativa se o Enfermeiro, no município de Rio Bonito, realiza a educação para o parto durante a consulta de pré-natal. Como objetivos estabeleceu-se: conhecer se durante a consulta de Enfermagem no pré-natal, realizada na atenção básica do município de Rio Bonito, efetiva-se educação para o parto junto às mulheres; identificar as ações que os Enfermeiros realizam na consulta de pré-natal e se nelas está incluída a Educação para o Parto, listar as idéias e concepções dos Enfermeiros acerca da Educação para o Parto e especificar quais são as temáticas que os Enfermeiros abordam e utilizam neste processo de educação. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados questionário semi-estruturado aplicado a cinco enfermeiros responsáveis por unidades básicas de saúde. Após análise dos depoimentos obtidos, os resultados apontam que: durante a consulta de pré-natal além de realizarem atividades de rotina como cadastramento e exame físico da gestante, solicitação de exames, orientação sobre importância de vacinação de reforço e prevenção de DST’s, também realizam atividades de educação para o parto por meio, principalmente, de orientações e informações acerca do processo gestacional, trabalho de parto, parto e cuidados ao recém nascido, de modo que a gestante possa vivenciar conscientemente este momento especial; demonstração sobre fisiologia e anatomia da parturição a fim de diminuir a tensão e o medo do parto; orientações sobre importância da amamentação, da inspeção e cuidados com a mama; e realização de grupo de gestantes e familiares onde há troca de experiências, ensinamentos por meio de jogos e esclarecimento de dúvidas. Tais atividades são essenciais para que a gestante possa se sentir mais segura quanto ao processo gestacional quanto aos cuidados consigo e com o recém-nascido. Portanto, pode-se dizer que o processo de educação para o parto é intervenção básica do enfermeiro para melhoria da qualidade assistencial na atenção ao parto e nascimento, além de fazer parte da educação e promoção da saúde, pois incentiva e prepara a gestante a cuidar melhor de si e do seu bebê.
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O papel do enfermeiro é fundamental neste processo, pois promoverá preparação psicológica e emocional para que a mulher possa vivenciar todas as fases do ciclo grávido-puerperal e capacitá-la para oferecer cuidados ao recém-nascido. Diante disto determina-se como objeto de estudo a realização de educação para o parto na consulta de Enfermagem no pré-natal, tendo como ação investigativa se o Enfermeiro, no município de Rio Bonito, realiza a educação para o parto durante a consulta de pré-natal. Como objetivos estabeleceu-se: conhecer se durante a consulta de Enfermagem no pré-natal, realizada na atenção básica do município de Rio Bonito, efetiva-se educação para o parto junto às mulheres; identificar as ações que os Enfermeiros realizam na consulta de pré-natal e se nelas está incluída a Educação para o Parto, listar as idéias e concepções dos Enfermeiros acerca da Educação para o Parto e especificar quais são as temáticas que os Enfermeiros abordam e utilizam neste processo de educação. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados questionário semi-estruturado aplicado a cinco enfermeiros responsáveis por unidades básicas de saúde. Após análise dos depoimentos obtidos, os resultados apontam que: durante a consulta de pré-natal além de realizarem atividades de rotina como cadastramento e exame físico da gestante, solicitação de exames, orientação sobre importância de vacinação de reforço e prevenção de DST’s, também realizam atividades de educação para o parto por meio, principalmente, de orientações e informações acerca do processo gestacional, trabalho de parto, parto e cuidados ao recém nascido, de modo que a gestante possa vivenciar conscientemente este momento especial; demonstração sobre fisiologia e anatomia da parturição a fim de diminuir a tensão e o medo do parto; orientações sobre importância da amamentação, da inspeção e cuidados com a mama; e realização de grupo de gestantes e familiares onde há troca de experiências, ensinamentos por meio de jogos e esclarecimento de dúvidas. Tais atividades são essenciais para que a gestante possa se sentir mais segura quanto ao processo gestacional quanto aos cuidados consigo e com o recém-nascido. Portanto, pode-se dizer que o processo de educação para o parto é intervenção básica do enfermeiro para melhoria da qualidade assistencial na atenção ao parto e nascimento, além de fazer parte da educação e promoção da saúde, pois incentiva e prepara a gestante a cuidar melhor de si e do seu bebê.Childbirth education is an action that takes place during prenatal care with the expectant family, which encompasses the whole process of pregnancy, labor, birth and postpartum. Its purpose is the experience of childbirth and postpartum in a healthy and natural way, establishing bonding and family network. In this type of education, the mother is the main focus of the training process of knowledge and practices that enable it to be the protagonist of the birth. However, it also acts together with companions, discussing their responsible participation in the birth and reproductive health. The nurse's role is critical in this process, since it will promote psychological and emotional preparation, so the woman can experience all stages of the pregnancy-puerperal and enable it to offer care to the newborn. Before it determines itself as an object of study conducting childbirth education in nursing consultation prenatal taking investigative action as the Nurse, in Rio Bonito, conducts education for childbirth during prenatal consultation. How to set up goals: to know if during the nursing consultation on prenatal held in primary care in the city of Rio Bonito, improves the education for childbirth among women; list of ideas and conceptions about the Education for Nurses Childbirth and identify what are the issues that nurses address and use at this education process. To this end, it has developed a field research with a qualitative approach as a technique for data collection semi-structured questionnaire applied to five nurses responsible for primary health care. After analyzing the evidence obtained, the results show that: during the consultation prenatal addition to performing routine activities such as registration and examination of the pregnant woman, order tests, guidance on the importance of booster vaccination and prevention of STDs, also perform education activities for birth through mainly of guidance and information about the process of pregnancy, labor, birth and care of the newborn, so that pregnant women can consciously experience this special moment; demonstration on anatomy and physiology of parturition in order to lessen the tension and fear of childbirth; guidance on the importance of breastfeeding, inspection and care of the breast, and conducting group of pregnant women and families where there is sharing of experiences, lessons through games and answering questions. Such activities are essential, so the pregnant woman can feel more secure about the gestation process regarding the care themselves and the newborn. Therefore, one can say that the process of education delivery is basic nursing intervention for improving quality of care in the delivery and birth, and is part of the education and health promotion because it encourages and prepares the expectant mother to care best for herself and her baby.Ferreira, Helen CamposFerreira, Helen CamposMaia, Simone Maria de AraújoVieira, Bianca Dargam GomesTeles, Mérilin Silva2018-05-18T14:32:10Z2018-05-18T14:32:10Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTeles, Mérilin Silva. Consulta de enfermagem no pré-natal: um espaço para realização de educação para o parto. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6499http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-16T18:06:25Zoai:app.uff.br:1/6499Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:14.677870Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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description A educação para o parto é uma ação que se realiza no pré-natal junto à família expectante, que engloba todo o processo de gestação, trabalho de parto, parto e puerpério. Tem como finalidade a vivência do parto e puerpério de forma saudável e natural, estabelecendo vínculo afetivo e rede familiar. Neste tipo de educação, a gestante é o foco principal do processo de formação de saberes e práticas que possibilitem ser ela a protagonista do parto. Porém, se atua também junto aos companheiros, discutindo sua participação responsável no nascimento e na saúde reprodutiva. O papel do enfermeiro é fundamental neste processo, pois promoverá preparação psicológica e emocional para que a mulher possa vivenciar todas as fases do ciclo grávido-puerperal e capacitá-la para oferecer cuidados ao recém-nascido. Diante disto determina-se como objeto de estudo a realização de educação para o parto na consulta de Enfermagem no pré-natal, tendo como ação investigativa se o Enfermeiro, no município de Rio Bonito, realiza a educação para o parto durante a consulta de pré-natal. Como objetivos estabeleceu-se: conhecer se durante a consulta de Enfermagem no pré-natal, realizada na atenção básica do município de Rio Bonito, efetiva-se educação para o parto junto às mulheres; identificar as ações que os Enfermeiros realizam na consulta de pré-natal e se nelas está incluída a Educação para o Parto, listar as idéias e concepções dos Enfermeiros acerca da Educação para o Parto e especificar quais são as temáticas que os Enfermeiros abordam e utilizam neste processo de educação. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados questionário semi-estruturado aplicado a cinco enfermeiros responsáveis por unidades básicas de saúde. Após análise dos depoimentos obtidos, os resultados apontam que: durante a consulta de pré-natal além de realizarem atividades de rotina como cadastramento e exame físico da gestante, solicitação de exames, orientação sobre importância de vacinação de reforço e prevenção de DST’s, também realizam atividades de educação para o parto por meio, principalmente, de orientações e informações acerca do processo gestacional, trabalho de parto, parto e cuidados ao recém nascido, de modo que a gestante possa vivenciar conscientemente este momento especial; demonstração sobre fisiologia e anatomia da parturição a fim de diminuir a tensão e o medo do parto; orientações sobre importância da amamentação, da inspeção e cuidados com a mama; e realização de grupo de gestantes e familiares onde há troca de experiências, ensinamentos por meio de jogos e esclarecimento de dúvidas. Tais atividades são essenciais para que a gestante possa se sentir mais segura quanto ao processo gestacional quanto aos cuidados consigo e com o recém-nascido. Portanto, pode-se dizer que o processo de educação para o parto é intervenção básica do enfermeiro para melhoria da qualidade assistencial na atenção ao parto e nascimento, além de fazer parte da educação e promoção da saúde, pois incentiva e prepara a gestante a cuidar melhor de si e do seu bebê.
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