Cultura organizacional como vantagem competitiva: um caso de uma siderurgica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lucas Gama
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4202
Resumo: O estudo tem por objetivo compreender se a Cultura Organizacional da Companhia Siderúrgica Nacional, maior complexo siderurgico da América Latina, influencia no seu desempenho no mercado. Entender quais são as características culturais presentes nessa organização que permitem que hoje ela seja um exemplo de gestão estratégica em custo sendo que outrora foi uma estatal que devido a sua pouca rentabilidade e incapacidade do poder público de gestão foi privatizada. Para essa compreensão expor-se-á sobre Cultura Organizacional, Estratégia e Vantagem Competitiva, na intenção de demonstrar que cultura e estratégia se influenciam mutuamente na tentativa de gerar vantagem competitiva para organização. Para caracterizar a cultura da organização foi utilizado o IMEFACO (Inventário para Medida de Fatores da Cultura Organizacional) elaborado pelo estudioso de cultura de empresas Hofstede (1984). O questionário foi aplicado a 75 colaboradores da organização, ele é dividido em duas partes, a primeira é a de identificação do colaborador e da empresa que permitiu concluir que a empresa não oferece muitas oportunidades de crescimento. A segunda parte consiste em itens da ferramenta IMEFACO (Inventario para Medida dos Fatores da Cultura Organizacional), que obteve bons índices de Cultura Organizacional quando comparados com índices brasileiros, o que nos permite compreender que seu bom desempenho em rentabilidade perante a indústria siderúrgica é subsidiado por uma cultura forte, ou seja, existe sim relação de causalidade entre a estratégia, cultura organizacional e desempenho da organização
id UFF-2_feec1fc8c5bb13e6668d28220ba072be
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4202
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Cultura organizacional como vantagem competitiva: um caso de uma siderurgicaCultura organizacionalCultura organizacionalIndustria siderúrgicaCompanhia Siderúrgica Nacional (Brasil)O estudo tem por objetivo compreender se a Cultura Organizacional da Companhia Siderúrgica Nacional, maior complexo siderurgico da América Latina, influencia no seu desempenho no mercado. Entender quais são as características culturais presentes nessa organização que permitem que hoje ela seja um exemplo de gestão estratégica em custo sendo que outrora foi uma estatal que devido a sua pouca rentabilidade e incapacidade do poder público de gestão foi privatizada. Para essa compreensão expor-se-á sobre Cultura Organizacional, Estratégia e Vantagem Competitiva, na intenção de demonstrar que cultura e estratégia se influenciam mutuamente na tentativa de gerar vantagem competitiva para organização. Para caracterizar a cultura da organização foi utilizado o IMEFACO (Inventário para Medida de Fatores da Cultura Organizacional) elaborado pelo estudioso de cultura de empresas Hofstede (1984). O questionário foi aplicado a 75 colaboradores da organização, ele é dividido em duas partes, a primeira é a de identificação do colaborador e da empresa que permitiu concluir que a empresa não oferece muitas oportunidades de crescimento. A segunda parte consiste em itens da ferramenta IMEFACO (Inventario para Medida dos Fatores da Cultura Organizacional), que obteve bons índices de Cultura Organizacional quando comparados com índices brasileiros, o que nos permite compreender que seu bom desempenho em rentabilidade perante a indústria siderúrgica é subsidiado por uma cultura forte, ou seja, existe sim relação de causalidade entre a estratégia, cultura organizacional e desempenho da organizaçãoThe study aims to comprehend if the organizational culture of Companhia Siderúrgica Nacional, the largest siderurgic complex in Latin America, influences on your market perfonnance. To understand which are the cultural characteristics present in this organization that allow it to be today an example of cost strategy management being that yore it was a state-owned that due to its low profitability and inability of public management has been privatized. For this comprehension it will be exposed about Organizational Culture, Strategy and Competitive Advantage, in intent of to demonstrate that culture and strategy influence each other mutually in an attempt to generate competitive advantage for the organization. To characterize the culture of the organization was used IMEFACO (Inventory for Measurement of Organizational Culture Factors) developed by the studious of business culture Hofstede (1984). The questionnaire was applied to 75 employees of the organization, it is divided into two parts, the first is the identification of the employee and the company that allowed concluding that the company does not offer many growth opportunities. The second part consists of IMEFACO (Inventory for Measurement of Organizational Culture Factors) tool's items that obtained good leveIs of organizational culture when compared with Brazilian indexes, which allows us to comprehend that your good perfonnance in profitability before the steel industry is subsidized by a strong culture, in other words, yes, there is causal relationship between the strategy, organizational culture and organizational performanceThielmann, RicardoFerreira, AndreRodrigues, Luiz CarlosFerreira, Lucas Gama2017-08-18T13:58:50Z2017-08-18T13:58:50Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4202CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-02T21:59:27Zoai:app.uff.br:1/4202Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-02T21:59:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura organizacional como vantagem competitiva: um caso de uma siderurgica
title Cultura organizacional como vantagem competitiva: um caso de uma siderurgica
spellingShingle Cultura organizacional como vantagem competitiva: um caso de uma siderurgica
Ferreira, Lucas Gama
Cultura organizacional
Cultura organizacional
Industria siderúrgica
Companhia Siderúrgica Nacional (Brasil)
title_short Cultura organizacional como vantagem competitiva: um caso de uma siderurgica
title_full Cultura organizacional como vantagem competitiva: um caso de uma siderurgica
title_fullStr Cultura organizacional como vantagem competitiva: um caso de uma siderurgica
title_full_unstemmed Cultura organizacional como vantagem competitiva: um caso de uma siderurgica
title_sort Cultura organizacional como vantagem competitiva: um caso de uma siderurgica
author Ferreira, Lucas Gama
author_facet Ferreira, Lucas Gama
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thielmann, Ricardo
Ferreira, Andre
Rodrigues, Luiz Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lucas Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Cultura organizacional
Industria siderúrgica
Companhia Siderúrgica Nacional (Brasil)
topic Cultura organizacional
Cultura organizacional
Industria siderúrgica
Companhia Siderúrgica Nacional (Brasil)
description O estudo tem por objetivo compreender se a Cultura Organizacional da Companhia Siderúrgica Nacional, maior complexo siderurgico da América Latina, influencia no seu desempenho no mercado. Entender quais são as características culturais presentes nessa organização que permitem que hoje ela seja um exemplo de gestão estratégica em custo sendo que outrora foi uma estatal que devido a sua pouca rentabilidade e incapacidade do poder público de gestão foi privatizada. Para essa compreensão expor-se-á sobre Cultura Organizacional, Estratégia e Vantagem Competitiva, na intenção de demonstrar que cultura e estratégia se influenciam mutuamente na tentativa de gerar vantagem competitiva para organização. Para caracterizar a cultura da organização foi utilizado o IMEFACO (Inventário para Medida de Fatores da Cultura Organizacional) elaborado pelo estudioso de cultura de empresas Hofstede (1984). O questionário foi aplicado a 75 colaboradores da organização, ele é dividido em duas partes, a primeira é a de identificação do colaborador e da empresa que permitiu concluir que a empresa não oferece muitas oportunidades de crescimento. A segunda parte consiste em itens da ferramenta IMEFACO (Inventario para Medida dos Fatores da Cultura Organizacional), que obteve bons índices de Cultura Organizacional quando comparados com índices brasileiros, o que nos permite compreender que seu bom desempenho em rentabilidade perante a indústria siderúrgica é subsidiado por uma cultura forte, ou seja, existe sim relação de causalidade entre a estratégia, cultura organizacional e desempenho da organização
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18T13:58:50Z
2017-08-18T13:58:50Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4202
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838854979256320