Aproximação da hermenêutica gadameriana com a análise de filmes em ambientes de informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10866 |
Resumo: | A partir das perspectivas da Ciência da Informação e da Arquivologia, podemos considerar um filme como um documento audiovisual que registra informações orgânicas, ou seja, informações que se inter-relacionam com o seu contexto de produção e com outras informações produzidas neste mesmo contexto. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma reflexão acerca da análise de filmes, sendo esta feita a partir da proposta da história cultural das imagens, como também das propostas oferecidas pela consciência hermenêutica de Gadamer. O papel do profissional da informação diante do filme a ser analisado é um dos focos da pesquisa, considerando que existe uma rede sócio/cultural que é indissociável a ele e que, como consequência, influencia em suas análises. Pensamos no filme como uma fonte de informação dentro do campo historiográfico. Por isso precisamos compreender o filme enquanto fonte histórica e o papel que o profissional da informação representa na interpretação dessa fonte. Buscamos, nesta pesquisa, uma contribuição para a Ciência da Informação, priorizando estudar o analista diante do objeto/informação/fonte a ser trabalhada que, neste caso, é o filme.A partir das perspectivas da Ciência da Informação e da Arquivologia, podemos considerar um filme como um documento audiovisual que registra informações orgânicas, ou seja, informações que se inter-relacionam com o seu contexto de produção e com outras informações produzidas neste mesmo contexto. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma reflexão acerca da análise de filmes, sendo esta feita a partir da proposta da história cultural das imagens, como também das propostas oferecidas pela consciência hermenêutica de Gadamer. O papel do profissional da informação diante do filme a ser analisado é um dos focos da pesquisa, considerando que existe uma rede sócio/cultural que é indissociável a ele e que, como consequência, influencia em suas análises. Pensamos no filme como uma fonte de informação dentro do campo historiográfico. Por isso precisamos compreender o filme enquanto fonte histórica e o papel que o profissional da informação representa na interpretação dessa fonte. Buscamos, nesta pesquisa, uma contribuição para a Ciência da Informação, priorizando estudar o analista diante do objeto/informação/fonte a ser trabalhada que, neste caso, é o filme. |
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Aproximação da hermenêutica gadameriana com a análise de filmes em ambientes de informaçãoAnálise de filmesHermenêuticaHans-Georg GadamerDocumento imagéticoHermenêutica filosóficaFonte de informaçãoIndexação (Documentação)Filme cinematográficoHermenêuticaGadamer, Hans-Georg, 1900-2002Processamento de imagemFilm analysisHermeneuticHans-Georg GadamerImage DocumentPhilosophic hermeneuticA partir das perspectivas da Ciência da Informação e da Arquivologia, podemos considerar um filme como um documento audiovisual que registra informações orgânicas, ou seja, informações que se inter-relacionam com o seu contexto de produção e com outras informações produzidas neste mesmo contexto. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma reflexão acerca da análise de filmes, sendo esta feita a partir da proposta da história cultural das imagens, como também das propostas oferecidas pela consciência hermenêutica de Gadamer. O papel do profissional da informação diante do filme a ser analisado é um dos focos da pesquisa, considerando que existe uma rede sócio/cultural que é indissociável a ele e que, como consequência, influencia em suas análises. Pensamos no filme como uma fonte de informação dentro do campo historiográfico. Por isso precisamos compreender o filme enquanto fonte histórica e o papel que o profissional da informação representa na interpretação dessa fonte. Buscamos, nesta pesquisa, uma contribuição para a Ciência da Informação, priorizando estudar o analista diante do objeto/informação/fonte a ser trabalhada que, neste caso, é o filme.A partir das perspectivas da Ciência da Informação e da Arquivologia, podemos considerar um filme como um documento audiovisual que registra informações orgânicas, ou seja, informações que se inter-relacionam com o seu contexto de produção e com outras informações produzidas neste mesmo contexto. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma reflexão acerca da análise de filmes, sendo esta feita a partir da proposta da história cultural das imagens, como também das propostas oferecidas pela consciência hermenêutica de Gadamer. O papel do profissional da informação diante do filme a ser analisado é um dos focos da pesquisa, considerando que existe uma rede sócio/cultural que é indissociável a ele e que, como consequência, influencia em suas análises. Pensamos no filme como uma fonte de informação dentro do campo historiográfico. Por isso precisamos compreender o filme enquanto fonte histórica e o papel que o profissional da informação representa na interpretação dessa fonte. Buscamos, nesta pesquisa, uma contribuição para a Ciência da Informação, priorizando estudar o analista diante do objeto/informação/fonte a ser trabalhada que, neste caso, é o filme.The objective of this survey is to present a reflection about the films analisys, what is done prior to the propousal of the images culture history as that ones oferred by the Gamer hermeneutic conscience. The information profissional hole facing the film to be analised is one of the survey focus considering the existence of a culture/social network which is not connected to him and futhermore influence on his analisys. We think about the film as a information source inside the historiographic field. We also need to understand that the film as a historical source and what represents the information profissional hole in the compreension of this source. We search, in this survey, for the contribution to the information science, priorizing the analist study facing the information/source/objective to be worked which is, in this case, the film.121f.Cordeiro, Rosa Inês de NovaisLacerda, Thays2019-08-15T14:16:15Z2019-08-15T14:16:15Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10866Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-10T20:40:30Zoai:app.uff.br:1/10866Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-10T20:40:30Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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