Estratégias para minimizar o estigma a pessoa com transtorno psíquico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Nelma Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29095
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como temática, estratégias para minimizar o estigma a pessoa com transtorno psíquico. A enfermagem desempenha papel importante na assistência à saúde, pela questão de continuidade e vinculação com o paciente (CARDOSO, 2011). É parte integrante na equipe de saúde, utilizando os mesmos processos de trabalho utilizados na saúde, fazendo com que todo cuidado de enfermagem seja de prevenção, cura ou reabilitação (HORTA 1979). Cuidado esse que deve também acontecer na enfermagem psiquiátrica, em que o profissional não deixa de ter sua especificidade, mas passa a ter um lugar legítimo na equipe multidisciplinar. É através do relacionamento com os doentes, com as famílias e com os restantes profissionais de saúde que vão se aprofundando os alicerces da luta contra o estigma.(GONÇALVES, 2001). Segundo Goffman (2004), o estigma é a situação em que a sociedade considera que o indivíduo está inadequado para ser aceito plenamente. Em nome da dignidade e da luta contra o estigma, surge o movimento pela reforma psiquiátrica por volta da metade do século XX (ELIAS 2012). A reforma psiquiátrica não veio apenas para fazer a transferência do doente mental para fora do hospital. Veio para restaurar a autonomia e a reintegração do sujeito à família e à sociedade (GONÇALVES 2001). Trata-se de uma revisão integrativa de literatura dos últimos 5 anos, realizada nas bases de dados LILACS, SCIELO, e Periódicos CAPES. Resultados: 11 artigos foram selecionados e após leitura e análise surgiram duas categorias: (1) Estigma a pessoa com transtorno psíquico. (2) Cuidados de enfermagem a pessoa com transtorno psíquico: estratégias para minimizar o estigma. Categoria (1). Essa categoria mostrou o quanto o estigma traz consequências ruins na vida da pessoa com transtorno psíquico, e demonstrar o quanto as estratégias de educação em saúde, educação permanente entre outras, minimizam o estigma e favorecem o tratamento e a reinserção social. Categoria (2). Essa categoria mostrou o cuidado dos profissionais de saúde na assistência a pessoa com transtorno psíquico, e o aprendizado obtido com as medidas implementadas, através dos dados obtidos na pesquisa minimizando o estigma. Dessa forma podemos concluir que o estigma é prejudicial a pessoa com transtorno psíquico, dificultando o seu tratamento, seu convívio com a família e sua reinserção social. É preciso aprimorar o conhecimento dos profissionais de saúde em saúde mental, para que se perpetue essa educação em saúde, a outros profissionais, a comunidade e a família. É preciso que as pessoas entendam o que é a doença mental, para que consigam acolher, atender e reinserir esse paciente socialmente.
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É através do relacionamento com os doentes, com as famílias e com os restantes profissionais de saúde que vão se aprofundando os alicerces da luta contra o estigma.(GONÇALVES, 2001). Segundo Goffman (2004), o estigma é a situação em que a sociedade considera que o indivíduo está inadequado para ser aceito plenamente. Em nome da dignidade e da luta contra o estigma, surge o movimento pela reforma psiquiátrica por volta da metade do século XX (ELIAS 2012). A reforma psiquiátrica não veio apenas para fazer a transferência do doente mental para fora do hospital. Veio para restaurar a autonomia e a reintegração do sujeito à família e à sociedade (GONÇALVES 2001). Trata-se de uma revisão integrativa de literatura dos últimos 5 anos, realizada nas bases de dados LILACS, SCIELO, e Periódicos CAPES. Resultados: 11 artigos foram selecionados e após leitura e análise surgiram duas categorias: (1) Estigma a pessoa com transtorno psíquico. (2) Cuidados de enfermagem a pessoa com transtorno psíquico: estratégias para minimizar o estigma. Categoria (1). Essa categoria mostrou o quanto o estigma traz consequências ruins na vida da pessoa com transtorno psíquico, e demonstrar o quanto as estratégias de educação em saúde, educação permanente entre outras, minimizam o estigma e favorecem o tratamento e a reinserção social. Categoria (2). Essa categoria mostrou o cuidado dos profissionais de saúde na assistência a pessoa com transtorno psíquico, e o aprendizado obtido com as medidas implementadas, através dos dados obtidos na pesquisa minimizando o estigma. Dessa forma podemos concluir que o estigma é prejudicial a pessoa com transtorno psíquico, dificultando o seu tratamento, seu convívio com a família e sua reinserção social. É preciso aprimorar o conhecimento dos profissionais de saúde em saúde mental, para que se perpetue essa educação em saúde, a outros profissionais, a comunidade e a família. É preciso que as pessoas entendam o que é a doença mental, para que consigam acolher, atender e reinserir esse paciente socialmente.This final project has as its theme, strategies to minimize the stigma to the psychiatric patient. Nursing plays important role in health care, for the sake of continuity and linkage with the patient (CARDOSO, 2011). Is an integral part in the health team, using the same processes used in health, causing all nursing care is the prevention, cure or rehabilitation (HORTA 1979). Watch this you should also happen in psychiatric nursing, in that the professional has your specificity, but is a legitimate place in the multidisciplinary team. It is through the relationship with patients, with families and with other health professionals who are going to deepen the foundations of the fight against the stigma. (GONÇALVES, 2001). According to Goffman (2004), the stigma is the situation of the individual who is unfit to be fully accepted by society. In the name of dignity and fight against the stigma, the psychiatric reform movement around the middle of the 20th century (ELIAS 2012). The psychiatric reform didn't come just to do the transfer of mentally ill out of the hospital. Came to restore the autonomy and the reintegration of the subject to family and society (GAUTAM 2001). It is an integrative review of literature of the last 5 years, held in the databases LILACS, SCIELO, and CAPES Journals. Results: 11 articles were selected and after reading and analyzing two categories emerged: (1) patient psychiatric Stigma. (2) patient psychiatric nursing care: strategies to minimize the stigma. In category (1) this category will show how much the stigma of bad consequences in the lives of carries a Psych patient, and demonstrate how the strategies of health education, permanent education, inter alia, minimize the stigma and promote the processing and social reintegration. In category (2) this category aims to show the care of health professionals in patient care, psychiatric and learning achieved by the measures implemented, through the data obtained in the research minimizing the stigma. Thus we can conclude that the stigma is harmful to the mental patient, making your treatment with your family and your social reintegration. It is necessary that health professionals in mental health, in order to perpetuate this health education, the other professionals, the community and the family. We need people to understand what is mental illness, so that they can receive, answer and reinsert the patient socially.45 p.Cortez, Elaine Antuneshttp://lattes.cnpq.br/1511399937909608Souza, Ândrea Cardoso dehttp://lattes.cnpq.br/6380156627165808Muniz, Marcela Pimenta Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/5519189341020316http://lattes.cnpq.br/9443037112888466Costa, Nelma Carvalho2023-06-13T13:13:03Z2023-06-13T13:13:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Nelma Carvalho. Estratégias para minimizar o estigma a pessoa com transtorno psíquico. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29095CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-13T13:13:07Zoai:app.uff.br:1/29095Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-06-13T13:13:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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