Avaliação acústica de salas de conferências situadas em ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/23969 |
Resumo: | Nesta dissertação de mestrado foi elaborado um estudo comparativo de salas de conferências inseridas em ambientes escolares, caracterizando cada uma de acordo com seus parâmetros acústicos. Estes ambientes, dedicados à audição da palavra falada, exigem qualidade acústica desde sua concepção no projeto arquitetônico. Efetuou-se um levantamento das características físicas tais como: comprimento, largura, altura, áreas, volume e materiais de acabamento de cada sala de conferência. Para a medição acústica foi utilizado um sistema informatizado para análise de parâmetros acústicos de ambientes e da inteligibilidade da fala com o programa de computador ARTA 1.7.1, através do método da resposta impulsiva. Com este sistema foi possível efetuar a medição de diversos parâmetros acústicos. Foram analisados, além do Tempo de Reverberação (TR), outros parâmetros como: Tempo de Decaimento Inicial (EDT), Tempo Central (Ts), Clareza (C50), Definição (D50), Índice de inteligibilidade da fala (STI) e o Nível de Ruído Ambiente (Lra). De acordo com os resultados das medições efetuadas ficou evidente que os ambientes que foram projetados inicialmente para sala de conferências podem obter características acústicas superiores, quando comparados aos ambientes apenas adaptados para este uso. |
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Avaliação acústica de salas de conferências situadas em ambiente escolarAcústicaSalas de conferênciasInteligibilidadeReverberaçãoSalas de aulaAcústica arquitetônicaIsolamento acústicoPropagação do somEdifício escolarAcousticConference roomsIntelligibilityReverberationClassroomsNesta dissertação de mestrado foi elaborado um estudo comparativo de salas de conferências inseridas em ambientes escolares, caracterizando cada uma de acordo com seus parâmetros acústicos. Estes ambientes, dedicados à audição da palavra falada, exigem qualidade acústica desde sua concepção no projeto arquitetônico. Efetuou-se um levantamento das características físicas tais como: comprimento, largura, altura, áreas, volume e materiais de acabamento de cada sala de conferência. Para a medição acústica foi utilizado um sistema informatizado para análise de parâmetros acústicos de ambientes e da inteligibilidade da fala com o programa de computador ARTA 1.7.1, através do método da resposta impulsiva. Com este sistema foi possível efetuar a medição de diversos parâmetros acústicos. Foram analisados, além do Tempo de Reverberação (TR), outros parâmetros como: Tempo de Decaimento Inicial (EDT), Tempo Central (Ts), Clareza (C50), Definição (D50), Índice de inteligibilidade da fala (STI) e o Nível de Ruído Ambiente (Lra). De acordo com os resultados das medições efetuadas ficou evidente que os ambientes que foram projetados inicialmente para sala de conferências podem obter características acústicas superiores, quando comparados aos ambientes apenas adaptados para este uso.In this dissertation a comparative study was developed between conference rooms inserted in school environments, characterizing each one with their acoustic parameters. These environments, dedicated to hearing the spoken word, demands acoustic quality since its conception in architectural project. A survey of physical characteristics, such as length width, height, area, volume and finishing materials, for each conference room, was carried out. For the acoustic measurement a computerized system was used to analyze the acoustic environments parameters and speech intelligibility with the computer program ARTA 1.7.1, through the method of impulsive response. With this system it was possible to make measurements of various acoustic parameters. Were analyzed the Reverberation Time (RT), and other parameters such as: Early Decay Time (EDT), Central Time (Ts), Clarity (C50), Definition (D50), Speech Transmission Index (STI) and Ambient Noise Level (Lra). According to the results of measurements performed, was evident that the environments that were originally designed for conference room can get superior acoustic characteristics when compared to the environments just adapted for this use.95 f.NiteróiLomardo, Louise Land BittencourtHolzer, WertherRosa, Lourdes ZuninoAbreu Filho, Ney José de2021-12-19T01:11:21Z2021-12-19T01:11:21Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/23969Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-19T01:11:24Zoai:app.uff.br:1/23969Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-19T01:11:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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