Vídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Marcus Ennes Rangel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14172
Resumo: A tecnologia vem se mostrando a cada dia uma poderosa aliada nas mais diferentes atividades do cotidiano: nossa maneira de comprar, viajar, se deslocar e se relacionar mudou, e muito, a partir do advento da tecnologia. Porém, e na educação? O presente trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do ensino híbrido, que é a mistura do ambiente online com o ensino presencial, no ensino de química. Essa inserção foi realizada tendo como referência o processo pedagógico denominado de ensino híbrido, em que o aluno aprende pelo menos em parte por meio de ensino on-line e em parte sob a supervisão do professor (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015), através da metodologia da sala de aula invertida (BERGMANN; SAMS, 2016) em uma escola na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Como ferramenta suporte para as aulas invertidas, foram utilizados vídeo aulas disponibilizadas de maneira gratuita no canal do YouTube Química do Monstro. Avaliou-se a experiência dos alunos dentro da metodologia proposta com base na aplicação de um questionário em grupo focal acerca da experiência vivida, questionário esse que foi construído e analisado com base na metodologia de análise textual discursiva. Através deste estudo foi possível identificar que as vídeo aulas, quando combinadas a metodologias de cunho mais ativo, podem ser poderosas aliadas tanto do professor quanto dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. A partir dessa experiência foi gerado um guia de sugestões que contém uma série de tópicos que servirão como ponto de partida para trabalhos que utilizem a sala de aula invertida no ensino de química
id UFF-2_ffc5883420f699b00f1a45f4cda08fed
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14172
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Vídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digitalVídeo aulasEnsino híbridoSala de aula invertidaVídeo em educaçãoEnsino híbridoSala de aula invertidaEnsino de químicaVideo lecturesBlended educationFlipped classroomA tecnologia vem se mostrando a cada dia uma poderosa aliada nas mais diferentes atividades do cotidiano: nossa maneira de comprar, viajar, se deslocar e se relacionar mudou, e muito, a partir do advento da tecnologia. Porém, e na educação? O presente trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do ensino híbrido, que é a mistura do ambiente online com o ensino presencial, no ensino de química. Essa inserção foi realizada tendo como referência o processo pedagógico denominado de ensino híbrido, em que o aluno aprende pelo menos em parte por meio de ensino on-line e em parte sob a supervisão do professor (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015), através da metodologia da sala de aula invertida (BERGMANN; SAMS, 2016) em uma escola na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Como ferramenta suporte para as aulas invertidas, foram utilizados vídeo aulas disponibilizadas de maneira gratuita no canal do YouTube Química do Monstro. Avaliou-se a experiência dos alunos dentro da metodologia proposta com base na aplicação de um questionário em grupo focal acerca da experiência vivida, questionário esse que foi construído e analisado com base na metodologia de análise textual discursiva. Através deste estudo foi possível identificar que as vídeo aulas, quando combinadas a metodologias de cunho mais ativo, podem ser poderosas aliadas tanto do professor quanto dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. A partir dessa experiência foi gerado um guia de sugestões que contém uma série de tópicos que servirão como ponto de partida para trabalhos que utilizem a sala de aula invertida no ensino de químicaTechnology has been a powerful ally to any everyday activity: the way we buy, travel, move and meet has changed considerably due to the advent of technology. What about education, though? This coursework has the goal of presenting the insertion of the blended learning, which is the combination of online platforms and traditional classes. This insertion was done based on the pedagogical method called hybrid teaching (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015), in which the student learns from both online material and teacher's invigilation, through the flipped classroom model (BERGMANN; SAMS, 2016) in a face-to-face course that was applied in a school in the countryside of Rio de Janeiro. A few video lessons from the YouTube channel Quimica do Monstro were used as a tool to support this method free of charge. Besides that, the students' experience in the present methodology was evaluated by answering a survey in groups. This questionnaire was created and analyzed based on the discursive textual analysis method. Furthermore, it was used to identify the potential of the videos that when combined to more active methodologies, could be powerful allies of both teacher and students. Through this experience, a suggestion list that contains a series of subjects was created, in order to work as a starting point to a flipped classroom coursework regarding the teaching of chemistry93 f.Chinelli, Maura VenturaAraujo Neto, Waldmir Nascimento deRibeiro, Carlos Magno RochaCouto, Marcus Ennes Rangel2020-07-01T00:19:27Z2020-07-01T00:19:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCOUTO, Marcus Ennes Rangel. Vídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digital. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14172http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T18:33:43Zoai:app.uff.br:1/14172Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:23.347520Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Vídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digital
title Vídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digital
spellingShingle Vídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digital
Couto, Marcus Ennes Rangel
Vídeo aulas
Ensino híbrido
Sala de aula invertida
Vídeo em educação
Ensino híbrido
Sala de aula invertida
Ensino de química
Video lectures
Blended education
Flipped classroom
title_short Vídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digital
title_full Vídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digital
title_fullStr Vídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digital
title_full_unstemmed Vídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digital
title_sort Vídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digital
author Couto, Marcus Ennes Rangel
author_facet Couto, Marcus Ennes Rangel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chinelli, Maura Ventura
Araujo Neto, Waldmir Nascimento de
Ribeiro, Carlos Magno Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Marcus Ennes Rangel
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeo aulas
Ensino híbrido
Sala de aula invertida
Vídeo em educação
Ensino híbrido
Sala de aula invertida
Ensino de química
Video lectures
Blended education
Flipped classroom
topic Vídeo aulas
Ensino híbrido
Sala de aula invertida
Vídeo em educação
Ensino híbrido
Sala de aula invertida
Ensino de química
Video lectures
Blended education
Flipped classroom
description A tecnologia vem se mostrando a cada dia uma poderosa aliada nas mais diferentes atividades do cotidiano: nossa maneira de comprar, viajar, se deslocar e se relacionar mudou, e muito, a partir do advento da tecnologia. Porém, e na educação? O presente trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do ensino híbrido, que é a mistura do ambiente online com o ensino presencial, no ensino de química. Essa inserção foi realizada tendo como referência o processo pedagógico denominado de ensino híbrido, em que o aluno aprende pelo menos em parte por meio de ensino on-line e em parte sob a supervisão do professor (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015), através da metodologia da sala de aula invertida (BERGMANN; SAMS, 2016) em uma escola na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Como ferramenta suporte para as aulas invertidas, foram utilizados vídeo aulas disponibilizadas de maneira gratuita no canal do YouTube Química do Monstro. Avaliou-se a experiência dos alunos dentro da metodologia proposta com base na aplicação de um questionário em grupo focal acerca da experiência vivida, questionário esse que foi construído e analisado com base na metodologia de análise textual discursiva. Através deste estudo foi possível identificar que as vídeo aulas, quando combinadas a metodologias de cunho mais ativo, podem ser poderosas aliadas tanto do professor quanto dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. A partir dessa experiência foi gerado um guia de sugestões que contém uma série de tópicos que servirão como ponto de partida para trabalhos que utilizem a sala de aula invertida no ensino de química
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-07-01T00:19:27Z
2020-07-01T00:19:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COUTO, Marcus Ennes Rangel. Vídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digital. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14172
identifier_str_mv COUTO, Marcus Ennes Rangel. Vídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digital. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823679650136064