A encenação da discórdia: consumo cinematográfico e a formação de uma cultura de classe média na Belle Époque carioca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo (Niterói. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042018000100021 |
Resumo: | Resumo A partir do horizonte de uma história cultural orientada por questões etnográficas, este artigo analisa a formação de uma cultura de classe média no Rio de Janeiro do início do século XX, considerando as práticas em torno do consumo cinematográfico. Tendo como foco um protesto de estudantes universitários contra um exibidor cinematográfico e seus desdobramentos, lançamos como questão principal: que paralelos podemos traçar entre os jovens revoltosos e uma cultura de classe média na então capital no início do século XX?; e, como questão secundária, em que medida a realização de um protesto contra o proprietário de um cinematógrafo revela fontes de tensão entre os exibidores cinematográficos e o público? O tratamento das fontes (23 artigos publicados em oito periódicos, entre os dias 14 e 31 de maio de 1913) ateve-se ao paradigma indiciário, metodologia de investigação proposta pelo historiador Carlo Ginzburg que vem orientando esta pesquisa no acervo da Biblioteca Nacional. |
id |
UFF-3_f40d0fa1ff41e30a5b3bfda44bbe35bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-77042018000100021 |
network_acronym_str |
UFF-3 |
network_name_str |
Tempo (Niterói. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A encenação da discórdia: consumo cinematográfico e a formação de uma cultura de classe média na Belle Époque cariocaconsumocinemaRio de Janeiroclasse médiaResumo A partir do horizonte de uma história cultural orientada por questões etnográficas, este artigo analisa a formação de uma cultura de classe média no Rio de Janeiro do início do século XX, considerando as práticas em torno do consumo cinematográfico. Tendo como foco um protesto de estudantes universitários contra um exibidor cinematográfico e seus desdobramentos, lançamos como questão principal: que paralelos podemos traçar entre os jovens revoltosos e uma cultura de classe média na então capital no início do século XX?; e, como questão secundária, em que medida a realização de um protesto contra o proprietário de um cinematógrafo revela fontes de tensão entre os exibidores cinematográficos e o público? O tratamento das fontes (23 artigos publicados em oito periódicos, entre os dias 14 e 31 de maio de 1913) ateve-se ao paradigma indiciário, metodologia de investigação proposta pelo historiador Carlo Ginzburg que vem orientando esta pesquisa no acervo da Biblioteca Nacional.EdUFF - Editora da UFF2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042018000100021Tempo v.24 n.1 2018reponame:Tempo (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF10.1590/tem-1980-542x2018v240102info:eu-repo/semantics/openAccessLapera,Pedro Vinicius Asteritopor2018-02-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-77042018000100021Revistahttps://www.scielo.br/j/tem/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditor.tempo@historia.uff.br || tempouff2013@gmail.com1980-542X1413-7704opendoar:2022-11-22T16:32:38.448647Tempo (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A encenação da discórdia: consumo cinematográfico e a formação de uma cultura de classe média na Belle Époque carioca |
title |
A encenação da discórdia: consumo cinematográfico e a formação de uma cultura de classe média na Belle Époque carioca |
spellingShingle |
A encenação da discórdia: consumo cinematográfico e a formação de uma cultura de classe média na Belle Époque carioca Lapera,Pedro Vinicius Asterito consumo cinema Rio de Janeiro classe média |
title_short |
A encenação da discórdia: consumo cinematográfico e a formação de uma cultura de classe média na Belle Époque carioca |
title_full |
A encenação da discórdia: consumo cinematográfico e a formação de uma cultura de classe média na Belle Époque carioca |
title_fullStr |
A encenação da discórdia: consumo cinematográfico e a formação de uma cultura de classe média na Belle Époque carioca |
title_full_unstemmed |
A encenação da discórdia: consumo cinematográfico e a formação de uma cultura de classe média na Belle Époque carioca |
title_sort |
A encenação da discórdia: consumo cinematográfico e a formação de uma cultura de classe média na Belle Époque carioca |
author |
Lapera,Pedro Vinicius Asterito |
author_facet |
Lapera,Pedro Vinicius Asterito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lapera,Pedro Vinicius Asterito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumo cinema Rio de Janeiro classe média |
topic |
consumo cinema Rio de Janeiro classe média |
description |
Resumo A partir do horizonte de uma história cultural orientada por questões etnográficas, este artigo analisa a formação de uma cultura de classe média no Rio de Janeiro do início do século XX, considerando as práticas em torno do consumo cinematográfico. Tendo como foco um protesto de estudantes universitários contra um exibidor cinematográfico e seus desdobramentos, lançamos como questão principal: que paralelos podemos traçar entre os jovens revoltosos e uma cultura de classe média na então capital no início do século XX?; e, como questão secundária, em que medida a realização de um protesto contra o proprietário de um cinematógrafo revela fontes de tensão entre os exibidores cinematográficos e o público? O tratamento das fontes (23 artigos publicados em oito periódicos, entre os dias 14 e 31 de maio de 1913) ateve-se ao paradigma indiciário, metodologia de investigação proposta pelo historiador Carlo Ginzburg que vem orientando esta pesquisa no acervo da Biblioteca Nacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042018000100021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042018000100021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/tem-1980-542x2018v240102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUFF - Editora da UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUFF - Editora da UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tempo v.24 n.1 2018 reponame:Tempo (Niterói. Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Tempo (Niterói. Online) |
collection |
Tempo (Niterói. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Tempo (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor.tempo@historia.uff.br || tempouff2013@gmail.com |
_version_ |
1799875066737983488 |