Aspectos e características da interação na produção do resumo acadêmico: do texto-fonte ao resumo produzido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/348 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de revisitar os conceitos trazidos pelo Círculo de Bakhtin a respeito do encontro entre o autor e seus interlocutores, buscando compreender como eles se manifestam, constitutiva e verbalmente, no gênero discursivo resumo acadêmico, bem como apresentar uma reflexão teórico-analítica sobre um exemplar do gênero, à luz da perspectiva dialógica de estudo da linguagem. As discussões demonstraram como várias vozes constituem o exemplar, de forma constitutiva e verbal, o que encaminha a construção do enriquecimento de sentido ao texto fonte, da progressão do que foi assimilado do discurso precedente, e um direcionamento à situação social específica, considerando quem são todos os co-participantes da interação. Foi possível ainda a elaboração de uma síntese dos principais aspectos e características do gênero. |
id |
UFF-4_24d33a6eca4d25a2824a8029b546e61f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/348 |
network_acronym_str |
UFF-4 |
network_name_str |
Confluência |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos e características da interação na produção do resumo acadêmico: do texto-fonte ao resumo produzidoEste artigo tem o objetivo de revisitar os conceitos trazidos pelo Círculo de Bakhtin a respeito do encontro entre o autor e seus interlocutores, buscando compreender como eles se manifestam, constitutiva e verbalmente, no gênero discursivo resumo acadêmico, bem como apresentar uma reflexão teórico-analítica sobre um exemplar do gênero, à luz da perspectiva dialógica de estudo da linguagem. As discussões demonstraram como várias vozes constituem o exemplar, de forma constitutiva e verbal, o que encaminha a construção do enriquecimento de sentido ao texto fonte, da progressão do que foi assimilado do discurso precedente, e um direcionamento à situação social específica, considerando quem são todos os co-participantes da interação. Foi possível ainda a elaboração de uma síntese dos principais aspectos e características do gênero.Liceu Literário Português2020-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/34810.18364/rc.v1i58.348Confluência; 2020: Número 58; 209-231Confluência; 2020: Número 58; 209-231Confluência; 2020: Número 58; 209-231Confluência; 2020: Número 58; 209-231Confluência; 2020: Número 58; 209-2312317-41531415-7403reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/348/226Copyright (c) 2021 Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Renilson José Menegassiinfo:eu-repo/semantics/openAccessStriquer, Marilúcia dos Santos DomingosMenegassi, Renilson José2022-02-13T15:27:47Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/348Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2022-02-13T15:27:47Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos e características da interação na produção do resumo acadêmico: do texto-fonte ao resumo produzido |
title |
Aspectos e características da interação na produção do resumo acadêmico: do texto-fonte ao resumo produzido |
spellingShingle |
Aspectos e características da interação na produção do resumo acadêmico: do texto-fonte ao resumo produzido Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos |
title_short |
Aspectos e características da interação na produção do resumo acadêmico: do texto-fonte ao resumo produzido |
title_full |
Aspectos e características da interação na produção do resumo acadêmico: do texto-fonte ao resumo produzido |
title_fullStr |
Aspectos e características da interação na produção do resumo acadêmico: do texto-fonte ao resumo produzido |
title_full_unstemmed |
Aspectos e características da interação na produção do resumo acadêmico: do texto-fonte ao resumo produzido |
title_sort |
Aspectos e características da interação na produção do resumo acadêmico: do texto-fonte ao resumo produzido |
author |
Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos |
author_facet |
Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos Menegassi, Renilson José |
author_role |
author |
author2 |
Menegassi, Renilson José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos Menegassi, Renilson José |
description |
Este artigo tem o objetivo de revisitar os conceitos trazidos pelo Círculo de Bakhtin a respeito do encontro entre o autor e seus interlocutores, buscando compreender como eles se manifestam, constitutiva e verbalmente, no gênero discursivo resumo acadêmico, bem como apresentar uma reflexão teórico-analítica sobre um exemplar do gênero, à luz da perspectiva dialógica de estudo da linguagem. As discussões demonstraram como várias vozes constituem o exemplar, de forma constitutiva e verbal, o que encaminha a construção do enriquecimento de sentido ao texto fonte, da progressão do que foi assimilado do discurso precedente, e um direcionamento à situação social específica, considerando quem são todos os co-participantes da interação. Foi possível ainda a elaboração de uma síntese dos principais aspectos e características do gênero. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/348 10.18364/rc.v1i58.348 |
url |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/348 |
identifier_str_mv |
10.18364/rc.v1i58.348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/348/226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Renilson José Menegassi info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Renilson José Menegassi |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
dc.source.none.fl_str_mv |
Confluência; 2020: Número 58; 209-231 Confluência; 2020: Número 58; 209-231 Confluência; 2020: Número 58; 209-231 Confluência; 2020: Número 58; 209-231 Confluência; 2020: Número 58; 209-231 2317-4153 1415-7403 reponame:Confluência instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Confluência |
collection |
Confluência |
repository.name.fl_str_mv |
Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaconfluencias.psd@id.uff.br|| |
_version_ |
1799705458837028864 |